Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/04/2024 às 17h58min - Atualizada em 06/04/2024 às 17h55min

Cowboy Carter: o lançamento da era country de Beyoncé

O novo álbum de Beyoncé, Act II - Cowboy Carter, chegou às plataformas digitais na madrugada de sexta-feira (29) e é marcado por fortes influências do country, com regravações, remixes, participações especiais e grandes hits, incluindo os singles “16 Carriages" e "Texas Hold Em”.

Isabelle de Paula - Revisado por Danielle Carvalho
Capa de Act II - Cowboy Carter (Reprodução: Instagram @beyonce)

Cowboy Carter é o oitavo álbum de estúdio da renomada artista norte-americana Beyoncé, recém-lançado nas plataformas digitais no dia 29 de março, através das gravadoras Parkwood Entertainment e Columbia Records.

Combinando elementos característicos de seu estilo musical, Queen B. apostou em novas experimentações sonoras, muito influenciada pelo estilo country, que é historicamente importante e muito famoso nos EUA. Este álbum marca uma nova fase na carreira da cantora, que, com os singles anteriores "16 Carriages" e "Texas Hold Em", e outras 25 faixas, consolida sua presença no universo do country.

Este projeto conta com colaborações muito especiais como a do rapper Post Malone, na faixa “LEVII’S JEANS”, da pop star Miley Cyrus em “II MOST WANTED” e a voz da icônica cantora Dolly Parton, que aparece numa espécie de vinheta da faixa denominada de "Dolly P". Além das outras parcerias dentro das 27 músicas presentes na setlist, a cantora lança uma regravação do clássico "Jolene", de Dolly P. sob um novo olhar e utilizou os samples dos Beatles, em "BlackBird" e de um funk brasileiro "Aquecimento das Danadas", de O Mandrake, na faixa "SPAGHETTI".


Nas primeiras 24 horas de lançamento, a obra conquistou a maior estreia global do Spotify da carreira da cantora somando mais de 76 milhões de reproduções, e por isso Cowboy Carter é considerado uma experiência musical única para todos os ouvintes.

Sobre os acts de Beyoncé

Durante a pandemia de COVID-19, Beyoncé anunciou o projeto que seria uma trilogia de álbuns apelidada de Act. O primeiro ato, denominado "Renaissance", foi lançado em julho de 2022 e aclamado pelo público e pela mídia, não é à toa que recebeu nove indicações ao Grammy, e acabou vencendo em quatro categorias, incluindo Melhor Álbum de Música Eletrônica.

A volta para os palcos foi marcada pelo sucesso do disco e sua mega turnê, a Renaissance World Tour, com 56 shows espalhados pela Europa e América do Norte, obteve um lucro estimado a cerca de US$ 560 milhões (R$ 2,8 bilhões), se tornando uma das turnês mais lucrativas do ano e da história. A tour ainda rendeu um filme, Renaissance: A Film By Beyoncé, que acompanha os bastidores e a preparação da cantora e de seu time para a realização do espetáculo.

O processo de criação do act II teve sua motivação para ingressar no country após uma experiência negativa da cantora no CMA (Country Music Awards) em 2016, durante a divulgação do álbum "Lemonade", em que ela "não se sentiu acolhida" para se tornar um marco do country atual.

"Por conta dessa experiência, mergulhei mais fundo na história da música country e estudei nosso rico arquivo musical. É bom ver como a música pode unir tantas pessoas ao redor do mundo, ao mesmo tempo que amplifica as vozes de algumas das pessoas que dedicaram tanto de suas vidas a educar sobre a nossa história musical", contou a artista sobre o conceito por trás do álbum.


Enquanto aguardamos o act III, Beyoncé demonstra toda sua versatilidade e invocação, marcando seu lugar como uma das artistas mais influentes e visionárias da indústria musical atualmente.

Ouça Act II- Cowboy Carter em todas as plataformas digitais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »