Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/02/2024 às 22h49min - Atualizada em 06/02/2024 às 22h25min

A história por trás do Sleep Token, um dos maiores fenômenos do metal na atualidade

Coletivo mascarado anônimo liderado por um frontman apelidado de Vessel, a banda surgiu em 2016, em Londres

João Lameira - Revisado por Paola Pedro
O Sleep Token é um dos expoentes do metal mundial. (Foto: Reprodução/NME)

Um grupo de músicos que utiliza a sua arte para cultuar uma divindade desconhecida - chamada Sleep -, abdicando de suas identidades e tornando-se uma espécie de receptáculo dessa tal divindade. Esse é um resumo muito breve do que é o Sleep Token, uma das bandas mais expoentes no cenário do som mais pesado recente.



A banda britânica é uma daquelas que se utiliza de toda aquela teatralidade como complemento à sua música. Com máscaras, vestimentas cerimoniais e diversas simbologias, o Sleep Token tem como principal objetivo focar na sua mensagem, como diz o próprio vocalista, Vessel (receptáculo, em tradução livre): "Nossas identidades não são importantes. Música é comercializada em quem está ou não em uma banda. É forçado e moldado em algo que não é real." Ainda de acordo com o frontman, ele conheceu a deidade cultuada em um sonho, onde a mesma prometeu “glória e magnificência” caso a seguisse.

 

Simbologia da logo

 

O Sleep Token já teve dois logos, sendo ambos baseados em runas do alfabeto antigo Futhark. Entretanto, é difícil decifrar exatamente o que a logo quer dizer, uma vez que a banda utiliza essas runas mescladas. O YouTuber Luke, do canal Sleep Token Luke, é um desses que gosta de teorizar sobre a banda e, segundo ele, as runas utilizadas são: “mannaz” (homem), “tiwaz” (o deus Tiwaz, da vitória) e “wunjo” (alegria). Mas, como as logos podem estar espelhadas, seu significado pode ser, na verdade, o oposto.

 

A mitologia por trás da banda

A história do Sleep Token começa no sonho de Vessel, ao comunicar-se pela primeira vez com a divindade Sleep. Procurando por fóruns de discussão e teorias que os fãs fizeram na internet, é possível reunir uma timeline de acontecimentos baseados nas composições de cada um dos álbuns lançados pela banda ao longo dos anos. Então, nesse artigo, vamos focar apenas no que toda a mitologia criada para a banda quer passar em suas letras, qual a história que eles estão contando.

 

Mas, antes disso, devemos ressaltar que esse tipo de interpretação acaba sendo bastante subjetivo. A história do Sleep Token pode ser interpretada, também, como uma relação mundana e problemática entre duas pessoas. Se ignorarmos toda a história por trás, as letras podem ser simplesmente sobre sexo, términos de relacionamento e corações partidos - pois Sleep se porta como um ser que está punindo Vessel, que tenta se libertar dessa relação peculiar.
 

ONE (2016)
 

"Thread The Needle" é primeira música do primeiro álbum. (Reprodução: YouTube/Sleep Token)

 

No EP de estreia da banda, Sleep seduz Vessel e ele sucumbe às promessas de apagar os seus erros do passado, aceitando essa influência em sua vida. Vessel sabe que Sleep é uma força maliciosa, mas ao mesmo tempo ele se sente bem com ele, como um relacionamento tóxico.

 

TWO (2017)

"Nazareth" é uma das música mais obscuras da banda. (Reprodução:YouTube/Basick Records)

 

Um ano depois, o segundo EP da banda é lançado, trazendo atualizações sobre a vida de Vessel em sua relação com a divindade Sleep. Em uma música chamada “Nazareth”, Vessel prova a Sleep a sua devoção de formas obscuras, conquistando sua confiança. Nesse EP existe a ideia de que Vessel finalmente se torna um receptáculo (vessel) completo.

 

JAWS e THE WAY THAT YOU WERE (2018)
 

Em "Jaws", a influência de Sleep torna-se mais poderosa em Vessel. (Reprodução:Sleep Token)


Dois singles lançados separadamente, essas músicas mostram Vessel completamente tomado pela entidade Sleep, mas ao mesmo tempo mantendo memórias sobre o seu passado - designado aqui como Eden -, o qual ele virou as costas abruptamente em “Nazareth”.

 

SUNDOWNING (2019)
 

O primeiro álbum se encera com um resumo da história até aqui. (Reprodução:YouTube/Sleep Token)


O primeiro álbum completo da banda, Sundowning traz Vessel completamente devoto à Sleep. Mas ao decorrer do álbum ele vai entendendo que esse tipo de devoção não está fazendo bem a ele - de novo traçando um paralelo com um relacionamento tóxico. Entretanto, ao fim do álbum ele acaba cedendo e decidindo continuar assim, mesmo que isso tenha um custo no futuro.

 

THIS PLACE WILL BECOME YOUR TOMB (2021)

 

Um dos primeiros momentos de libertação de Vessel. (Reprodução:YouTube/Sleep Token)


O segundo álbum da banda traz uma narrativa que, apesar de ser a continuação da primeira, acaba se repetindo enquanto Vessel segue preso por sua devoção a Sleep, mesmo que o mesmo o esteja o consumindo completamente. Entretanto, ao fim do álbum, na última música "Missing Limbs", um derrotado Vessel passa a relembrar Eden e refletir.

 

TAKE ME BACK TO EDEN (2023)

 

Finalmente livre? (Reprodução:Sleep Token)


O álbum de metal mais ouvido no Spotify em 2023 começa com Vessel ainda sob o comando de Sleep mas, logo na segunda música, “The Summoning”, ele começa a se libertar. Vessel ainda sente a influência de Sleep, mas luta contra esses impulsos. Ao fim do álbum, ele consegue reunir forças e finalmente se vê livre.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »