Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/01/2024 às 02h10min - Atualizada em 30/01/2024 às 20h36min

Quais foram os maiores lançamentos do rock e heavy metal de 2023?

O ano de 2023 foi marcado por diversos lançamentos no mundo da música. E não foi diferente nos sons mais pesados, confira nesse post!

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
O Sleep Token foi a banda mais ouvida em 2023 no Spotify. (Foto: Reprodução/Ultimate Guitar)

Já estamos finalizando o primeiro mês de 2024, mas ainda dá tempo de olhar para trás e conferir o que rolou no mundo do som mais pesado em 2023. O ano passado foi marcado por diversos lançamentos de grandes artistas do rock e do heavy metal. Desde gigantes clássicos como o Metallica até novos nomes, como o Sleep Token, nesse artigo vamos explorar 5 álbuns que chegaram no ano de 2023.

 

Apesar do modo de se consumir música já ter mudado há muito tempo, com muitos artistas optando pelo lançamento de singles, os álbuns ainda têm seu espaço. Conforme um estudo realizado pela Deezer em 2020, esse tipo de consumo ainda simboliza uma forte tendência no mercado que muitos artistas - clássicos e contemporâneos - ainda preferem explorar.

 

De acordo com esses dados coletados, 40% das pessoas buscam consumir álbuns como forma de distração. Além disso, os resultados da pesquisa indicam que, ao escutar um álbum completo pela primeira vez, 48% relatam sentir felicidade, 46% se sentem animados e 24% experimentam inspiração. 

 

Então, sem mais delongas, vamos aos principais álbuns de rock e heavy metal de 2023 com uma pequena definição e uma sugestão de música do álbum.

 

Avenged Sevenfold – Life Is But a Dream…

 

O retorno dos americanos do Avenged Sevenfold em “Life Is But a Dream…” é um álbum complexo e experimental que viaja em uma jornada introspectiva de mortalidade, tristeza e esperança.

 

Destaque:

"We Love You" foi lançada com um vídeo voltado para VR, em visão 360º (Reprodução: Avenged Sevenfold)


Foo Fighters – But Here We Are

 

Após um longo período de luto após as perdas, não só do baterista Taylor Hawkins, mas da própria mãe, Dave Grohl lidera os Foo Fighters em um álbum repleto de temas como o luto, a aceitação da perda e a celebração da vida daqueles que amamos no tempo que nos é dado.

 

Destaque:

"The Teacher" é uma linda homenagem de Dave Grohl à sua mãe (Reprodução: Foo Fighters)

 

Metallica – 72 Seasons

 

Os gigantes do Metallica retornaram em 2023 com um lançamento que remete e celebra todas as fases de sua extensa carreira. Em "72 Seasons", a banda explora a dicotomia entre luz e escuridão e sua codependência. Isso tudo, claro, em meio aos poderosos riffs que os fãs já estão acostumados.

 

Destaque:

"Full speed or nothing", canta James Hetfeld nessa faixa, uma homenagem às origens da maior banda do mundo. (Reprodução: Metallica)
 

Queens Of The Stone Age – In Times New Roman…

 

"In Times New Roman..." também simboliza um retorno triunfante para os Queens of the Stone Age, com um som cru e eletrizante que remete aos clássicos da banda, mas com temas melancólicos e reflexivos, como no último lançamento, o “Villains”.

 

Destaque:

"When there's nothing I can do, I smile", contempla Josh Homme em "Carnavoyeur" (Reprodução: Queens of the Stone Age)
 

Sleep Token – Take Me Back to Eden

 

A intrigante banda que vem tomando as atenções do mundo do som mais pesado, o Sleep Token foi a banda mais ouvida no Spotify em 2023 com seu novo lançamento, “Take me Back to Eden”. 

 

Destaque:

O som único do Sleep Token que vem dominando o mundo. (Reprodução: Sleep Token)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »