Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/06/2023 às 01h54min - Atualizada em 09/06/2023 às 14h29min

As ‘72 Seasons’ do Metallica - como o último álbum da banda conversa diretamente com o desenvolvimento do ser humano?

Lançado em abril de 2023, o aguardado álbum ‘72 Seasons’ do Metallica aborda temas como o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em seus primeiros anos de vida.

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
Robert Trujillo, Lars Ulrich, James Hefield e Kirk Hammett, o Metallica. (Foto: Reprodução/Tim Saccenti)

Quanto tempo leva para construir uma personalidade? Quando foi que você acredita que se tornou a pessoa que você é hoje? O quanto nossos primeiros anos de vida nos afetam?

 

Questionamentos dessa natureza levaram, James Hetfield, o veterano frontman do Metallica, a profundas discussões em ‘72 Seasons’, o mais novo lançamento da banda, de abril de 2023. As 72 estações em questão se referem aos nossos primeiros 18 anos de vida. E o próprio James explica de onde veio a inspiração:

 

“72 estações saiu de um livro que eu estava lendo sobre a infância, basicamente, e classificando a infância como um adulto. E 72 estações são basicamente os primeiros 18 anos de sua vida. Como você evolui, cresce, amadurece e desenvolve suas próprias ideias e identidade depois dessas primeiras 72 estações do ano?”

 

Ainda segundo o vocalista, nossos primeiros anos de vida trazem uma grande carga em nossa formação - entretanto nem tudo se resume a traumas. James afirmou, em entrevista à revista “So What” que no livro de onde havia tirado essa ideia, a ideia eram 72 estações de tristeza, mas ele mesmo retirou a segunda parte, pois segundo ele: 

 

“Os primeiros 18 anos da nossa vida não são só tristeza. E tendemos a nos concentrar apenas nisso na vida adulta, tipo, 'Eu preciso consertar tudo que estava errado quando eu era criança'. Mas havia coisas ótimas também, então todos têm sua versão do que foram suas 72 estações e o que elas significam para eles agora”

 

O álbum abre com a homônima música onde James canta sobre os diversos sentimentos que nos encontram enquanto nos formamos como pessoas. A raiva, o medo, a ansiedade, somos jogados em um mundo e aos poucos vamos aprendendo a viver nele - e aos poucos vamos nos acostumando com seus prós e contras.

 

Mas o que a psicologia fala sobre isso?

 

Segundo matéria publicada no Estado de Minas, o período da adolescência (segundo a OMS entre os 10 e os 20 anos) é marcado, principalmente, pelo descompasso entre o crescimento físico e o mental do indivíduo - onde o amadurecimento do corpo e do cérebro são bem diferentes.

 

É um período de constante evolução e atualização, principalmente do cérebro do adolescente. Amigos passam a ganhar mais importância que os pais (que representam um mundo antigo), prazeres infantis são deixados de lado, novos ambientes, parceiros e regras sociais surgem. 

 

Biologicamente, somente por volta dos 15 anos, que o córtex pré-frontal amadurece, proporcionando novas habilidades cognitivas e controle de impulsos. Antes disso, é difícil para o adolescente se controlar (já ouviu falar de “aborrescentes?”).

 

E é em meio a todas essas transformações que nos formamos como seres sociais. Cada um com sua história, seus traumas, sua criação, suas questões e suas características individuais. Realmente podemos dizer que James Hetfield está certo: as nossas 72 estações são um período bem complexo!


Depois das 72 estações

 

Próximo de completar 60 anos de idade, James Hetfield já viveu bem mais estações do que apenas as 72 que nomeiam o álbum. E podemos dizer que, na verdade, o álbum fala sobre essas estações que sucedem essas primeiras 72 que falamos inicialmente. Após a abertura do álbum, o Metallica começa uma viagem que narra as transformações e os sentimentos mais profundos de um indivíduo. Em músicas que narram a trajetória da própria banda e ao mesmo tempo a dos próprios membros - principalmente o responsável pelas letras, Hetfield.

 



As músicas passam por temas diversos e complexos, desde a otimista “Lux Æterna”, à sombria e necessária “Screaming Suicide”, passando pela reflexão de James Hetfield sobre seus vícios em “Too Far Gone”, o fardo da banda em “Crown of Barbed Wire” até finalizar na épica “Inamorata”, que narra o envolvimento romântico do eu lírico com a personagem “Misery” (miséria, tristeza, depressão). O álbum “72 Seasons” traz profundas reflexões sobre crescimento, vida, morte e aceitação.

Talvez esse artigo seja melhor como uma introdução aos temas expostos no último parágrafo e a diversos outros presentes nas 12 músicas presentes no álbum, distribuídas em 77 minutos!

 

Após as '72 Seasons', o que sobra de nós? (Reprodução: Metallica - YouTube)


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »