Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/04/2023 às 17h37min - Atualizada em 20/04/2023 às 16h41min

Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo após demissão de Ceni

O técnico terá sua segunda passagem pelo Tricolor e reassume posto do Rogério

Ellen Cútolo - labdicasjornalismo.com
Dorival Júnior durante sua primeira passagem pelo São Paulo. Foto Reprodução/R7
Dorival Júnior foi anunciado como novo técnico do São Paulo na manhã desta quinta-feira (20). Após a divulgação da demissão de Rogério Ceni, através no Twitter do clube, na última terça (18), especulações já pairavam que o nome de Dorival era o mais cotado para a vaga, ainda antes dela oficialmente existir. Em sua segunda passagem pelo clube após cinco anos, Dorival retorna para substituir Ceni também pela segunda vez e sua estreia é esperada na segunda rodada do Tricolor contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro

Dorival treinou o clube paulista  na temporada de 2017/2018 e ajudou a livrar o time do rebaixamento. Segundo o site do G1, a contratação se deu de maneira rápida. Na quarta, o São Paulo contactou o representando do técnico e, na quinta, o contrato já foi finalizado, apesar de não informar cláusulas como tempo de vigência e valor. Dorival estava sem clube desde o final de dezembro do ano passado, quando foi demitido pelo Flamengo. Durante a passagem no Mengão, ele conseguiu os títulos da Copa do Brasil e Libertadores. Esses títulos fizeram com que o técnico tivesse um maior destaque e ele foi até cotado para  dirigir a Seleção Brasileira.

Apesar dos bons desempenhos do São Paulo na Sul-Americana, em que terminou a última partida contra o Puerto Cabello por 2x0, o resultado não foi suficiente para assegurar o ex-goleiro e ídolo no comando do time, que já vinha encontrando dificuldades durante os jogos. Um exemplo disso foi o resultado do Tricolor pela terceira fase da Copa do Brasil. Agora, o São Paulo enfrenta o Ituano, no jogo de volta fora de casa, após a primeira partida ter terminado em empate sem gols Morumbi

Outro resultado negativo foi a derrota para  o Botafogo pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O próprio Rogério Ceni disse em entrevista, após a partida, que a situação era desgastante e lamentou a derrota, uma vez que considerava o desempenho do São Paulo superior em campo. “Foi superior, mas no futebol o que vale é o gol. É uma pena, é um desgaste muito grande, é um grupo que se doa muito, que luta pela vitória e teve totais condições de sair daqui com a vitória", comentou.

Ainda segundo o G1, o foco principal de trabalho de Dorival deve ser justamente o Campeonato Brasileiro. As últimas duas temporadas do Tricolor foram medianas, entretanto, deixou a desejar, especialmente, no desempenho do São Paulo no Brasileirão e as ausências de participações na Copa Libertadores, já são dois anos consecutivos fora da disputa.

Em 2021, correu risco de rebaixamento, mas conseguiu terminar na nona posição. Em 2022, ficou abaixo do meio de tabela, na 13ª colocação com saldo de gols negativo. Sob a condução de Ceni, o histórico fica um pouco menos expressivo já que o título do Paulistão de 2021 não foi sob seu comando -- o ídolo assumiu o posto apenas em outubro de 2021. Assim, Ceni encerra a segunda passagem com os títulos de vice-campeão Paulista e da Sul-Americana de 2022, além disso, foi semi-finalista na Copa do Brasil também no ano passado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »