Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/02/2024 às 22h50min - Atualizada em 25/02/2024 às 21h59min

Pedi uma banda e me deram uma seleção: conheça os supergrupos

O que acontece quando músicos consagrados de bandas diferentes decidem se unir em um projeto totalmente novo?

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
John Paul Jones, Josh Homme e Dave Grohl: o Them Crooked Vultures é uma seleção! (Foto: Reprodução/Ultimate Classic Rock)

Sabe quando chega a época da Copa do Mundo e os melhores jogadores do mundo se reúnem nas seleções? Os supergrupos são mais ou menos isso. Na verdade, em música (e artes em geral), não existe muito esse conceito de ser “melhor”, na arte tudo é subjetivo e o que toca uma pessoa pode não tocar outra, e vice-versa. E essa é a beleza disso tudo.

 

Mas voltando aos supergrupos, para não demorarmos muito a entregar uma definição, vamos recorrer a ela: a wikipédia mesmo. Segundo ela, esse termo foi criado no final dos anos 60 para designar um grupo de rock cujos artistas já são famosos por conta de sua carreira solo ou em outras bandas.

 

Sem muito mistério, é exatamente isso. Os supergrupos são aquelas bandas onde você reconhece os músicos de outros trabalhos e se empolga justamente por isso. Imagina um fã de Slayer, Anthrax e Faith no More descobrindo o último álbum do Mr Bungle que reúne Dave Lombardo, Scott Ian e Mike Patton? 

 

Bem, nesse caso “é” um supergrupo mas não é, tecnicamente, porque essa é uma antiga banda de Patton que, com essas adições, virou algo parecido com um supergrupo. Mas na verdade para ser um de verdade ele deve ser formado a partir do zero por esses grandes nomes. Enfim, esse exemplo "falso" foi escolhido para não dar spoiler da lista que vem a seguir, com alguns dos maiores supergrupos da história!

 

Cream

 
Com certeza você já ouviu essa música em algum lugar (Reprodução: YouTube/rocksongz1)
 

Apontada por muitos como a “culpada” pelo surgimento dessa nomenclatura, o Cream conta com uma line-up de peso. Formada em 1966 por Eric Clapton, a banda reunia Ginger Baker e Jack Bruce, do Graham Bond Organisation. 

 

Uma das bandas mais importantes da história, o Cream divulgou a música britânica de bandas como Led Zeppelin e Deep Purple, e influenciou bandas como Rush e Black Sabbath.

 

Them Crooked Vultures

 

A apresentação do Them Crooked Vultures na BBC Radio (Reprodução: YouTube/thiscrookedvulture)


O que tem a ver Nirvana, Led Zeppelin e Queens of the Stone Age? O Them Crooked Vultures é a resposta. Formado por Dave Grohl na bateria, John Paul Jones no baixo e Josh Homme na guitarra e voz, o power trio nasceu na festa de aniversário de Grohl e lançou seu incrível primeiro (e único) álbum em 2009.

 

Temple of the Dog

 

Grunge que não ouviu essa pedrada pode devolver a carteirinha (Reprodução: YouTube/Temple of the Dog)


Um clássico dos fãs de grunge, o Temple of the Dog foi uma banda formada em tributo ao falecido vocalista da banda Mother Love Bone, Andrew Wood, falecido por conta de uma overdose de heroína. 

 

A banda foi formada por amigos que eram ninguém menos do que Stone Gossard (Ex-Mother Love Bone, Pearl Jam) e Mike McCready (Pearl Jam) nas guitarras, Jeff Ament (Ex-Mother Love Bone, Pearl Jam) no baixo, Matt Cameron (Soundgarden) na bateria e, nos vocais, simplesmente um dueto entre Chris Cornell (Soundgarden) e Eddie Vedder (Pearl Jam).

 

Audioslave

 

É até difícil selecionar só um hit do Audioslave para colocar aqui (Reprodução: YouTube/Audioslave)


Talvez o supergrupo mais famoso, pelo menos atualmente, o Audioslave muitas vezes é até mais conhecido do que as bandas originais dos seus membros. Foi em 2001, quando Brad Wilk, Tim Commerford, Tom Morello, bateria, baixo e guitarra do Rage Against the Machine, ganharam uma adição de peso na voz: Chris Cornell, do Soundgarden. 

 

A banda lançou três discos, acumulou indicações ao Grammy e lançou diversos clássicos até encerrar suas atividades em 2007.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »