Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/01/2024 às 11h04min - Atualizada em 14/01/2024 às 16h08min

Malia exalta suas raízes na Cidade de Deus em seu segundo álbum musical

Som Da Minha Casa, muito além de um álbum, é um convite para entrar na intimidade da artista pop carioca

Victória Christyne - Editado por Malu Figueiredo
Foto/Reprodução: instagram
 

Som Da Minha Casa (SDMC) é o último lançamento da cantora e compositora Malía, produzido pela Universal Music e lançado em dezembro de 2023. O álbum mostra mais uma vez a versatilidade da artista ao passear por diversos ritmos no momento em que as onze faixas - sendo três feats - formam uma história repleta de memória afetiva. Lançado há pouco mais de um mês e livre das amarras de um gênero musical específico, o álbum já é um sucesso nas plataformas digitais e entre os fãs da multiartista.

Um convite para entrar na intimidade da cantora, o disco deixa os ouvintes ainda mais perto da mesma. Com os videoclipes filmados na Cidade de Deus, com familiares e amigos, além de letras e ritmos tão conhecidos para os brasileiros é impossível não se conectar com as faixas.

 

Minha casa é sua casa, meu som é seu som



 Antes do lançamento do álbum, Malía postou em seu instagram uma Carta Intro:

“Com a oportunidade que a arte nos dá de refletir, nesse momento baseio minha narrativa nas minhas experiências, conquistas e carências, fazendo a minha interpretação das coisas que me são familiares para que vocês me conheçam a partir da minha própria perspectiva, onde estou exaltando referências que pavimentam e pavimentaram não só o meu mas o caminho de muita gente. Tudo isso é parte fundamental da minha identidade, é o que nunca me deixa esquecer que há um lugar ao qual eu pertenço e que posso revisitar sempre que eu desejar, precisar. Independentemente de onde eu esteja, porque esse num é um lugar necessariamente físico, mas um lugar que mora em mim e se faz minha casa, minha estrutura, minha consciência e inconsciência. […]”

 

Som Da Minha Casa foi lançado em todas as plataformas digitais no dia 13 de dezembro de 2023, junto com o clipe de Vou atrás, quinta faixa do álbum. A narrativa simples do videoclipe mostra algo que seria o dia a dia da artista. A presença de seu irmão, as cores vibrantes, figurinos estilosos e uma letra potente formam uma combinação perfeita. A produção audiovisual já soma mais de onze mil visualizações em menos de um mês. A primeira faixa é Eu E Deus, e a música é uma comovente expressão de fé e conexão com sua origem na Cidade de Deus. Intro Malía inicia com um violão de sete cordas, e um áudio de sua mãe a abençoando antes de começar um show aquece os corações dos ouvintes. Assim que a voz da artista aparece, a mãe dela obtem resposta.

 
 

Videoclipe de "Vou atrás" (Reprodução/ Youtubre:@Malia)

 

Corda Damba convida o ouvinte a levantar e sambar. A mistura do ritmo com rap deixa a faixa com uma levada ainda mais característica da artista sem medo de ousar. Desse jeito é o primeiro feat apresentado no álbum, em colaboração com a rapper carioca Iza Sabino. Pop Star canta sobre a vida da Malia,  uma vida de fama nos holofotes, enquanto o clipe traz o que é a vida pessoal de Isadora nos momentos em que está com a família e amigos. O videoclipe encerra com um vídeo da cantora ainda criança gravado por sua mãe. Debochada é uma mistura de ritmos intrigante e criadora de tensão, chegando a ser até um pouco intimidadora para o ouvinte. Esse cheiro de medo é o que dá o gás a multiartista?

Videoclipe de "Pop Star" (Reprodução/ Youtubre:@Malia)

 

Vizinho é o segundo feat com a cantora carioca Lizzie. O rap funk fala do dia a dia da comunidade, onde crescem sonhos sinceros, além convidar o ouvinte a dançar um pouco. Telefone Mudo é um clássico R&B já conhecido na voz da Malía, soando bem familiar para quem acompanha há mais tempo, já que a música lembra a famosa Flow (2020), porém dessa vez em um feat envolvente com uma capixaba Budah. Completando a energia romântica, Som de Amor é uma declaração de amor à sua amada, com direito a um “eu te amo”. É aquela música para dedicar a sua pessoa especial. Fala Tu encerra o álbum de uma forma impecável, demonstrando um lado preocupado e disposto a entender o outro.

 

Assim como em outras produções, esse é mais um projeto descrito como único e incomparável, refletindo a autenticidade e a originalidade da artista. Para os ouvintes mais tradicionais, a mistura de ritmos pode causar estranhamento, mas para os fãs mais dedicados, representa mais um capítulo extraordinário na carreira de Malía. Som Da Minha Casa é uma expressão artística incomparável, ao capturar a essência e a individualidade da artista.

 

Da Cidade de Deus pro mundo

Isadora Machado, mais conhecida como Malía, é nascida e criada na Cidade de Deus, comunidade na Zona Oeste do Rio. A  música sempre esteve presente em sua infância e uma de suas maiores inspirações desde então é o cantor Djavan. Na adolescência, quando começou a gravar releituras de músicas com seu irmão por meio de vídeos caseiros, a dona de uma voz marcante logo chamou a atenção do mercado musical. Durante uma entrevista, a artista comenta sobre suas inspirações e interpretações.
 

Junto do reconhecimento e de um trabalho árduo, veio um contrato com a Universal Music, alavancando a carreira da jovem de vinte e quatro anos. Seu primeiro álbum Escuta (2019)  foi um sucesso, e rendeu várias contribuições, como a regravação de Faz Uma Loucura Por Mim com a Alcione, e um dos lançamentos mais aguardados pelos fã,s Flow (2020), a consagrando como artista LGBTQIA+ com com o "Flow Sapatonico". Suas músicas sempre trazem alguma crítica social, de forma discreta e muito inteligente, e seu último trabalho, Som da Minha Casa, não é diferente disso.


Videoclipe de "Faz uma loucura por mim" (Reprodução/ Youtubre:@Malia)

 

Curiosidades 

 

Seu nome artístico, Malía, tem origem egípcia e significa Rainha

 

Ela  já recebeu prêmios em festivais juvenis, e foi considerada It Girl pela revista do jornal O Globo.

 

A artista também sempre gostou de moda, hoje em dia seus cabelos e roupas são sua marca registrada sempre trazendo algo inovador e original.

 

O som em que a cantora aparece em cima da capa do álbum de SDMC foi construído por seu pai.

 

Djavan é uma de suas maiores inspirações e o encontro entre os dois já aconteceu algumas vezes, porém em uma entrevista a cantora afirmou que ainda não se sente pronta para fazer uma releitura de alguma música do ídolo. Será que os fãs podem esperar por isso em algum momento? 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »