Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/02/2024 às 21h00min - Atualizada em 16/02/2024 às 20h19min

Os melhores momentos da noite do Grammy Awards 2024

A noite da cerimônia mais esperada da história da música agitou a redes sociais ao ser palco de momentos memoráveis e históricos. Nesta matéria, confira os melhores momentos da noite.

Isabelle de Paula - revisado por Anna Sá
Os principais nomes do Grammy 2024 - Via Hugo Gloss - web site

O Grammy de 2024 marca a 66º edição da premiação que é considerada o Oscar da música, a mais importante e impactante da indústria fonográfica aconteceu no domingo dia (4).

A premiação anual foi criada em 1958 pela Recording Academy, uma organização de profissionais da música dos Estados Unidos, com a intenção de celebrar com excelência as diversas categorias musicais, que vão desde pop e rock até jazz, música clássica e internacional. Ao longo dos anos, o Grammy evoluiu para se tornar um dos mais prestigiados prêmios da indústria musical, reconhecendo artistas e produções que alcançam sucesso tanto crítico quanto comercial. Além disso, o evento se tornou um palco de destaque para performances ao vivo e homenagens emocionantes dos maiores talentos musicais em uma única noite.

Nesta edição, a cerimônia foi agitada e as três horas e meia de cobertura resultaram em uma repercussão intensa nas redes sociais, com comentários que iam desde dos looks icônicos até aparições surpresas. Confira alguns dos momentos marcantes dessa noite abaixo.

  • Apresentações impecáveis ao vivo

A noite de cerimônia começou dançante com a Dua Lipa apresentando um medley dos seus mais recentes hits “Houdini, Dance The Night (trilha indicada ao prêmio) e Training Season”, música inédita do seu próximo album de estúdio. Outra que apresentou seus hits e entregou conceito foi a cantora SZA, com um acústico de “Snooze” e a matadora “Kill Bill”, contendo uma coreografia cheia de referências ao filme de mesmo título.
As duas jovens prodígios da música também fizeram apresentações memoráveis. Olivia Rodrigo performou “Vampire” usando um vestido VERMELHO sangue com referências à Carrie: A Estranha, enquanto Billie Eilish trouxe "What Was I Made For?” para uma performance pra lá de emocionante ao lado de seu irmão e compositor FINNEAS. E pra completar tivemos a apresentação a distância do grupo britânico U2 diretamente do Las Vegas Sphere para os telões do Grammy.


  • A noite da Miley Cyrus

Se houve alguém mais feliz e radiante do que Miley Cyrus neste Grammy, sinceramente, eu não sei quem foi. A cantora americana levou pra casa o seu primeiro Grammy da carreira com a música “Flowers” na categoria de melhor performance pop solo e o gramofone foi entregue simplesmente pelas mãos de Mariah Carey.
Durante a sua performance incrível e eletrizante, Miley deu bronca na plateia e modificou um trecho da música para celebrar essa conquista. Ao final da noite, a cantora ainda ganhou seu segundo Grammy pela categoria gravação do ano, que inclusive é uma das mais importantes da premiação.


  • Performances atemporais

Uma das performances iniciais e dos momentos mais emocionantes da noite foi a aparição de Tracy Chapman para interpretar seu hit atemporal "Fast Car", em dueto com o cantor country Luke Combs, que regravou recentemente a canção em uma versão country.

Outra performance foi a da lenda Joni Mitchell, aos 80 anos e símbolo da geração Woodstock, conquistou o seu 10º Grammy pela obra "Joni Mitchell at Newport", um álbum que marcou o seu retorno aos palcos após enfrentar um aneurisma. Durante a cerimônia, ela emocionou a plateia e uma geração inteira ao cantar "Both Sides Now" ao lado da cantora Brandi Carlile, que também deixou a sua marca na indústria musical.

Ao final da noite foi a vez de Billy Joel subir no palco para tocar “Turn the Lights Back On”, seu primeiro novo single pop em 17 anos.

  • A dinastia Swift e o seu novo departamento

A rainha da industria musical chegou ao prêmio com seu vestido branco tendo a certeza que iria fazer história mais uma vez. Taylor ganhou o seu 13 grammy na categoria de best pop vocal album com Midnights, mas ao subir em cima do palco, ela simplesmente surpreende a todos ao anunciar seu novo disco de estúdio "The Tortured Poets Department", previsto para ser lançado em 19 de abril. Confira o vídeo deste momento abaixo:

Para encerrar a noite, Taylor Swift recebeu o prêmio de maior prestígio da noite, de Melhor Álbum do Ano, das mãos da cantora Céline Dion, que recentemente foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida, uma patologia rara que fez a cantora se afastar dos palcos. Ao conquistar este feito, Taylor se torna a primeira artista a ganhar este prêmio 4 vezes, superando grandes lendas da música como Frank Sinatra, Paul Simon e Stevie Wonder, que conquistaram o prêmio três vezes cada, entrando mais uma vez para história do Grammy e da música.

  • As homenagens do In Memoriam

As sequências emocionantes de homenagens do In Memoriam contaram com as participações especiais de renomados nomes da música, como Stevie Wonder, que prestou uma homenagem tocante a Tony Bennett, e Annie Lennox, que emocionou ao interpretar um sucesso imortalizado por Sinéad O’Connor. Jon Batiste e Fantasia Barrino também deixaram suas marcas, com a última, aclamada estrela de “A Cor Púrpura”, sendo apresentada por Oprah Winfrey em uma celebração vibrante dedicada a Tina Turner, que fez a plateia se levantar e explodir em aplausos. Além disso, a icônica cantora brasileira Rita Lee recebeu uma merecida homenagem ao aparecer no telão da premiação durante o tradicional segmento dedicado aos artistas falecidos no ano anterior.

  • O agradecimento controverso de Jay-Z

Indicado ao receber o prêmio Dr. Dre de Impacto Global nesta edição, o rapper Jay-Z não hesitou em fazer críticas ao próprio Grammy Awards e sua academia. Reconhecido pelo conjunto de sua carreira no hip-hop, ele utilizou parte do seu discurso para abordar a controvérsia envolvendo sua esposa, Beyoncé, que nunca ganhou o prêmio de Melhor Álbum, apesar de deter o recorde de maior número de estatuetas na história da premiação, totalizando 32 gramofones.
Durante seu discurso questiona: “Pensem, maior vencedora de Grammys e nunca ganhou Álbum do Ano. Isso não funciona”, afirmou. “Quando estou nervoso, falo a verdade”, disse. 
Essa declaração do rapper ressalta questões de justiça e reconhecimento dentro da indústria musical, enfatizando a importância da equidade nas premiações.

Confira o vídeo completo da declaração do cantor abaixo.

  • Quem levou os gramofones para casa

Existem 94 categorias competitivas que fazem os artistas, produtores e compositores levarem um gramofone para casa. Para esta 66ª edição da premiação incluiu mais três novas categorias: Melhor Performance Musical Africana, Melhor Álbum de Jazz Alternativo e Melhor Gravação Pop Dance. Os primeiros ganhadores dessas categorias foram: Tyla com o hit Water, Meshell Ndegeocello com o album The Omnichord Real Book e Kylie Minogue com o single Padam Padam, respectivamente. Quem também ganhou o seu primeiro gramofone foi a cantora colombiana, Karol G na categoria de Melhor álbum de Música Urbana.

Sem dúvidas o Grammy Awards 2024 foi uma premiação dominada pelas mulheres, que contou com um número recorde de indicações femininas nas categorias mais importantes, como gravação do ano, com sete indicadas: SZA, Miley Cyrus, Billie Eilish, Victoria Monét, Taylor Swift, Olivia Rodrigo, além do trio indie feminino Boygenius.
A cantora norte-americana SZA, foi a maior indicada da edição, com nove nomeações ao total, mas no fim ela ganhou apenas 3 prêmios entre as categorias. Já Victoria Monét, ganhou a categoria de Best New Artist e entrou pro hall dos jovens grandes talentos, além do Melhor álbum de R&B. Enquanto ex ganhadora deste mesmo prêmio Billie Eilish levou Song of The Year e Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual com o single “What Was I Made For?”. As cantoras Dua Lipa e Olivia Rodrigo infelizmente saíram sem nenhum gramofone desta edição.

E estes foram os momentos que merecem ser destacados nesta edição e até o próximo Grammy Awards.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »