Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/01/2022 às 13h53min - Atualizada em 17/01/2022 às 19h43min

​Repente é reconhecido como patrimônio cultural brasileiro

Ritmo que se popularizou no Nordeste do Brasil ganha reconhecimento nacional

Wagner Silva - editado por Larissa Nunes
Arte ilustrando dois cantores de repente. (Foto: Reprodução - Raimundo Borges).
Para quem não conhece o repente é uma arte baseada em improviso cantado alternado por dois cantores. O principal instrumento tocado junto ao ritmo é a viola. Essa arte é muito comum de ser vista no Nordeste brasileiro com origem em Teixeira na Paraíba em meados do século XIX. O repente possui algumas modalidades, sendo a mais utilizada à rima perfeita. Mas há também a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.


O ritmo pode ser visto sendo cantando acompanhado de um pandeiro, para esse estilo é chamada coco de embolada. É um pouco mais rápido do que o comum e não precisa necessariamente ter o improviso. Outro estilo de música improvisada típica do Nordeste que pode ser visto é o aboio que envolve rima e oração poética.


Playlist com os cantadores de repente. (Vídeo: Reprodução - Repentes e Violar / Youtube Brasil).

No dia 11 de Novembro de 2021 o repente se tornou Patrimônio Cultural do Brasil pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan. O pedido para esse reconhecimento foi feito em 2013 pela Associação dos Cantores Repentistas e Escritores Populares do DF e arredores. Desde então o Iphan iniciou o processo de registro, diante disso, com a apuração detalhada do repente, com o processo de documentação relacionada ao estilo e registro audiovisual. Com isso, foi concebido um dossiê produzido em parceria com o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), aprovado com unanimidade durante a reunião.

No dossiê conta todas as modalidades do ritmo, onde também são citadas os versos heptassílabos, cuja acentuação tônica obrigatória está na sétima sílaba, e decassílabos, em que o acento obrigatório está na terceira, sexta e décima sílabas de cada verso. Esses são alguns repentistas famoso no Brasil: Everaldo Nóbrega, Valdir Teles, João Paraibano, Jonas Bezerra, Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Sebastião Dias, Geraldo Amâncio, Zé Cardoso, Raimundo Nonato, Notato Costa, dentre outros.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »