Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2022 às 21h14min - Atualizada em 29/01/2022 às 19h19min

Futebol feminino terá transmissão televisiva até 2024

CBF e Grupo Globo fecharam acordo que permite à emissora o direito exclusivo de transmissão dos principais campeonatos da modalidade

Aliny Bueno - labdicasjornalismo.com
O Campeonato Brasileiro feminino terá transmissão na óntegra pelo SporTV. Foto: Livia Villas Boas/Staff Images Woman/CBF
O futebol feminino tem conquistado cada vez mais destaque na mídia televisiva nos últimos anos. Nesta sexta-feira(28), a modalidade ganhou protagonismo ainda maior ao ser anunciado o acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol(CBF) e o Grupo Globo para a transmissão de torneios disputados pelas mulheres.

A emissora adquiriu os direitos de transmissão do Brasileirão e da SuperCopa do Brasil até 2024 e, ainda, os amistosos da Seleção Brasileira para a preparação para a Copa do Mundo 2023, com sede na Austrália e Nova Zelândia.  Os campeonatos serão transmitidos tanto pela Globo, na TV aberta, quanto no SporTV, canal pago. 

CONFIRA COMO FICARÁ A TRANSMISSÃO DO FUTEBOL FEMININO

A emissora mantém os direitos exclusivos da SuperCopa do Brasil até 2024. Este ano, o torneio, com disputa inédita, acontece entre os dias 04 e 13 de fevereiro, com as equipes melhores classificadas no Ranking de Federações

Desta forma, todas as sete partidas serão transmitidas por SporTV, enquanto a Globo contará com quatro jogos, sendo eles a estreia entre Corinthians e Palmeiras, no próximo dia 06 de fevereiro, e a final da competição. O SporTV irá televisionar os jogos do Brasileirão desde o início, diferentemente da temporada 2021, quando apenas as partidas da fase mata-mata puderam ser acompanhadas. Isto, porque, na TV aberta os jogos já são transmitidos pela Band, que tem contrato até 2023. Sendo assim, a partir de 2023 os telespectadores poderão acompanhar as partidas da fase decisiva do nacional pelo canal aberto da emissora global. 

Quanto aos amistosos da seleção, o canal fechado tem direito exclusivo a até 12 jogos, enquanto a TV Globo exibirá seis partidas, ainda indefinidas.  Além disso, foi anunciado que a emissora também transmitirá os jogos da Supercopa do Brasil masculina, entre Atlético-MG e Flamengo, ainda em fevereiro. A modalidade também ganha espaço televisivo para os torneios das categorias sub-17 e sub-20 durante os próximos três anos. 

ESPORTE E REPRESENTATIVIDADE

No mundo dos esportes, nem sempre as mulheres tiveram a mesma visibilidade célebre que têm conquistado nos últimos anos. Falar sobre futebol feminino no Brasil é retratar sobre momentos de proibição e preconceito. 

Entre as décadas de 1940 e 1980, as mulheres foram proibidas de praticar esportes, em especial, o futebol. O decreto-lei 3.199, assinado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, mencionava: "Às mulheres, não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza[...]".
Atualmente, o futebol feminino é uma das principais modalidades que conquistou o coração de uma legião de torcedores e, principalmente, novas gerações de atletas. Nomes como Marta, Formiga e Cristiane marcaram história no cenário futebolístico do país. 

Os principais clubes nacionais como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Internacional entre outros possuem suas equipes femininas e disputam os principais campeonatos nacionais e internacional. O Corinthians, considerada a melhor equipe feminina da atualidade, faz investimentos altos e teve como retorno a conquista de títulos importantes nos últimos anos. A equipe paulista acaba de conquistar a tríplice coroa (Brasileirão, Paulista e Libertadores) na temporada 2021.

O desenvolvimento do futebol feminino no país vem crescendo a cada ano, e jovens talentos se revelam para o universo que antes era dominado pelos homens. Com o novo acordo firmado entre a CBF e o Grupo Globo, pode-se dizer que a mídia tradicional tem papel importante para fortalecer e dar visibilidade ao futebol feminino no país. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »