Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/01/2022 às 19h13min - Atualizada em 31/01/2022 às 19h07min

Bolívia e Chile fazem confronto direto pela chance de chegar na repescagem

Seleções ainda tem chance de se classificar para o Qatar por um caminho mais complicado

Vinicius de Souza - labdicasjornalismo.com
Victor Dávila e Guillermo Maripán, do Chile, disputam bola em treino. Divulgação: Instagram La Roja

Vindo de derrotas, Bolívia e Chile vão se enfrentar em jogo válido pela 16º rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul. A partida será realizada no Estádio Hernando Siles, em La Paz, nesta terça-feira (1) às 17h30 (Horário de Brasília). Estava marcado para às 17h, mas, devido as chuvas, foi adiado em meia hora.

 

Reprodução/Google Street View/Eynar Vargas Rojas

 

BOLÍVIA

 

A La Verde (Seleção Boliviana de Futebol) busca se classificar pela quarta vez à Copa do Mundo. Para isso, precisa vencer o Chile e torcer para que Colômbia, Uruguai e Peru não pontuem. Assim, a seleção consegue chegar na sexta colocação e administrar a situação para “pescar” a quinta posição, garantir o acesso a repescagem ou o quarto lugar com vaga direta para a Copa.

 

A Bolívia vem nos últimos cinco jogos com três vitórias e duas derrotas. Foi goleado pela Venezuela na última rodada, fora de casa. 

 

Em comparação com a campanha de 2018, os bolivianos estão em melhores condições de classificação e estão otimistas de que podem chegar a Copa. A dificuldade será o saldo de gols (-11). Terá que diluir ao máximo esse saldo para garantir uma classificação tranquila.

 

Das três vezes em que participou da maior competição de seleções do mundo, em duas edições (1930 e 1950) a Bolívia foi convidada e não precisou da classificatórias. Já em 1993, uma campanha heróica colocou a La Verde na Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994. Com direito a dois massacres para cima da Venezuela, jogando fora de casa, os bolivianos aplicaram o famoso “7x1” e na volta, jogando em casa, a defesa não vazou, e o jogo terminou 7 x 0 para os bolivares

 

Provável Escalação: Carlos Lampe; José Sagredo, Jairo Quinteros, Diego Bejarano; Roberto Fernández, Moisés Villarroel, Henry Vaca, Rodrigo Ramallo, Juan Arce; Marcelo Moreno e Bruno Miranda.

 

Divulgação: Instagram Marcelo Moreno

CHILE

 

A La Roja (Seleção Chilena de Futebol) quer garantir vaga na quarta posição e voltar a participar de uma Copa do Mundo após ter ficado fora da edição de 2018 na Rússia. Naquela ocasião, o Chile era uma das potências sul-americanas, por ter conquistado a Copa América duas vezes seguidas. Quando começou as eliminatórias, os chilenos tropeçaram em jogos importantes dando espaço para que a seleção do Peru avançasse rumo a Rússia, através da repescagem.

 

As condições são semelhantes com a da edição anterior das Eliminatórias. Caso não vença a Bolívia, o Chile passará a depender de resultados muito complexos envolvendo até saldo de gols. Terá que torcer contra Uruguai, Peru, Colômbia e a própria Bolívia, que vão se enfrentar em confrontos diretos na 17º rodada - que será disputada em março - enquanto tenta a vitória para cima do Brasil. Deste bolo do 4º ao 8º colocado, o Chile tem o melhor saldo de gols (-2), e vem de 3 derrotas e 2 vitórias nos últimos 5 jogos.

 

Provável Escalação: Brayan Cortés; Mauricio Isla, Guillermo Maripán, Gary Medel, Sebastían Vargas; Charles Aránguiz, Erick Pulgar, Eduardo Vargas, Marcelino Núñez, Alexis Sánchez; Brereton Díaz.
 

Divulgação Instagram La Roja

 

Histórico do confronto:

 

Foram 47 jogos entre essas duas seleções, e uma vantagem esmagadora do Chile, que venceu 31 partidas, enquanto a Bolívia só venceu 7. Na história do confronto, a La Roja já fez 113 gols, enquanto os Bolivares só fizeram 47. Mesmo com o jogo em La Paz, o Chile tem mais vitórias no campo inimigo. São sete vitórias, três empates e cinco derrotas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »