Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/02/2022 às 15h46min - Atualizada em 17/02/2022 às 09h40min

Locais no Brasil que mais atraem turistas

País recebe milhares de turistas anualmente por suas atrações fascinantes

Gabriella Lourenço - Editado por Mayra Cardozo
Rio de Janeiro (Reprodução Pixabay)
Considerado um país acolhedor e conhecido pelos seus sotaques, costumes e belezas naturais, o Brasil atrai milhões de turistas todos os anos com seus mais belos e deslumbrantes locais. O melhor é que esses lugares estão em diversos lugares do país, com inúmeras atrações diferentes - são chapadas, florestas, praias, cataratas e cidades históricas.

Apesar da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o setor de turismo constatou, vigorosamente, um aumento no retorno de viagens no país em 2021. Segundo a pesquisa publicada pelo site ViajeNet, agência virtual de turismo, a procura por viagens nacionais em outubro de 2021 foi de 51,7%, superando levemente o mesmo período de 2020, com 48,3%. Além disso, uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, em 2017, apontou que 95% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2016 têm intenção de voltar ao país. Sendo assim, o principal atrativo da vinda ao Brasil são os locais fascinantes presentes nos estados brasileiros.

Dessa forma, reunimos nesse artigo os lugares no Brasil que mais atraem turistas, para você conhecer e incluir no seu roteiro de viagens! 

1. Rio de Janeiro – Cristo Redentor
 
Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno e um patrimônio da humandidade da Unesco, o Cristo Redentor atrai milhões de turistas anualmente. Só no ano de 2019 o símbolo da alma carioca recebeu 1.940.327 visitantes.

Um dos principais símbolos da fé e da simpatia, ele fica localizado no Morro do Corcovado, oferecendo uma vista panorâmica encantadora da cidade aos turistas. No local, podemos admirar o Pão de Acuçar, a Logoa Rodrigo de Freitas, as praias e a Baía de Guanabara. Portanto, a maior estátua do mundo no estilo art déco é uma parada obrigatória no roteiro para quem visita o Rio de Janeiro. 

 

2. São Paulo – Parque do Ibirapuera 
 
Considerado um dos principais pontos turistícos de São Paulo e um patrimônio do estado, o Parque do Ibirapuera possui uma vasta aréa verde e fica localizado na zona sul da cidade. Ele atrai, anualmente, mais de 18 milhões de turistas, exceto no período da pandemia, visto que o parque ficou fechado. Entretanto, no primeiro dia de funcionamento após a reabertura, o parque recebeu mais de 11,6 mil pessoas. 

Conectado à história cultural, urbanística e arquitetônica da cidade, o Parque do Ibirapuera oferece aos visitantes lagos artificias, pistas de caminhadas, jardins e gramados. Desse modo, o local é um lugar perfeito para descansar com a família e amigos e para praticar esportes.
 

3. Salvador – Pelourinho

Considerado com um patrimônio histórico da Humanidade, o Pelourinho fica localizado em uma área histórica do estado de Salvador e permanece  no maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. O local oferece diversas atrações aos turistas, como bares, igrejas, museus, monumentos históricos, além de atrações artísticas, como por exemplo as apresentações de Olodum e dos Filhos de Ghandi. O local é internacionalmente consagrado e recebeu milhares de turistas no ano passado pela sua rica cultura. 
 
4. Recife  – Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é a praia mais famosa de Recife, sendo a orla mais procurada e frequentada do estado de Pernambuco. A praia possui um calçadão de 9 quilômetros com ciclovias e quiosques, atraindo a atenção dos turistas. A praia fica localizada na zona sul da capital pernambucana e atrai milhares de turistas na época do Ano Novo. Na hora de se banhar, os turistas não devem passar das barreiras formadas pelos recifes, pois há risco de ataques de tubarão. 
 
5. Brasília  – Catedral Metropolitana de Brasília 
 
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que homenageia a santa padroeira do Brasil, é conhecida como a Catedral  Metropolitana de Brasília, sendo localizada na Esplanada dos Ministérios. 

No ano de 2015, a catedral foi eleita a terceira melhor atração brasileira e é considerada um patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A catedral encanta os turistas pela beleza de seus vitrais e pelas esculturas dos anjos suspensos dentro da igreja. 

 

6. Fortaleza  – Avenida Beira Mar 
  

A  Avenida Beira Mar é uma das vias mais importantes de Fortaleza, sendo uma orla urbana da capital que pecorre por alguns bairros nobres do estado do Ceará. A avenida oferece para os turistas inúmeros restaurantes, hotéis e bares.

A caminhada pela avenida e a visita à ferinha de artesanatos são considerados passeios imperdíveis. Dessa forma, a Avenida Beira Mar proporciona aos visitantes um lugar tranquilo para andar de bicicleta, para praticar exercícios físicos e para descansar e relaxar. 

 

7. Curitiba  – Jardim Botânico 

Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991, é o Jardim Botânico. Localizado na Rua Engo Ostoja Roguski, o Jardim Botânico de Curitiba é um local imperdível para os turistas conhecerem. Considerado um dos cartões postais da cidade, o local atrai milhares de visitantes todos anos com sua beleza. O Jardim Botânico oferece as pessoas um lugar tranquilo e fascinante com bosques, jardins e tapetes de flores. 

 

8. Gramado  – Avenida Borges de Medeiros

Localizada no Rio Grande do sul, na cidade de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros atrai milhões de turistas nas datas especiais,  principalmente no Natal. Conhecido como a "Suíça Brasileira", Gramado atrai visitantes que estão em busca de frio.  A Avenida Borges de Medeiros oferece aos turistas atrações como o Palácio dos Festivais, o Lago Joaquina Rita Bier e a Rua Torta. Além disso, a avenida oferece bares, restaurantes requintados, a Rua Coberta, a Fonte do Amor e a Praça das Etnias. 
 

Referências:
 
BONIN, Robson. As cidades mais procuradas pelos brasileiros que viajaram em 2021. Veja abril, 2021. Disponível em:https://veja.abril.com.br/coluna/radar/homens-entre-25-e-34-anos-sao-os-que-mais-viajam-no-brasil-diz-pesquisa/  Acesso em: 12 de fev. 2022.

Rio de Janeiro foi a cidade mais procurada por brasileiros em 2020, diz Decolar. Gov.br, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/rio-de-janeiro-foi-acidade-mais-procurada-por-brasileiros-em-2020-diz-decolar . Acesso em: 12 de fev. 2022.

Aprovação de aeroportos brasileiros por turistas estrangeiros cresce 23% em 5 anos. G1.Globo.com, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-eviagem/noticia/aprovacao-de-aeroportos-brasileiros-por-turistas-estrangeiros-cresce-23-em5-anos.ghtml . Acesso em: 14 de fev. 2022.

SANTOS, Ray. Com retomada do turismo, ViajaNet destaca destinos nacionais e internacionais mais procurados entre 2020 e 2021. Jornal dia dia, 2021. Disponível em: https://jornaldiadia.com.br/com-retomada-do-turismo-viajanet-destaca-destinos-nacionais-einternacionais-mais-procurados-entre-2020-e-2021/. Acesso em: 16 de fev. 2022

Pontos turísticos mais visitados no Brasil: visite os locais mais movimentados e bonitos do país!. Passagens Promo, 2021. Disponível em: https://www.passagenspromo.com.br/blog/pontos-turisticos-mais-visitados-no-brasil/. Acesso em: 16 de fev. 2022. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »