Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/05/2022 às 18h53min - Atualizada em 23/02/2022 às 14h50min

Curiosidades sobre o Carnaval que talvez você não conheça

Ana Lara Venturini - Revisado por Isabelle Andrade
Decorações de Carnaval (Foto: Reprodução / Pixabay)

O Carnaval é uma celebração cultural tão rica, que não se define a apenas um mero feriado para “curtir os bloquinhos” e “encher a cara”. É uma festa cultural muito conhecida e celebrada não só no Brasil, mas também em vários outros países pelo seu caráter de diversão, latino, alegre, colorido e com muita música, muito brilho, fantasias e alguns dias em que os problemas são deixados de lado, contando com uma rica variedade de apresentações.

Apesar de o carnaval ser uma festa conhecida por ser de muita curtição, dança e consumo excessivo de álcool, ele possui grande importância para a cultura de um povo e também possui alguns fatos não tão conhecidos sobre ele. Desse modo, aqui vão algumas curiosidades interessantes sobre essa festa tão amada e respeitada por todo o mundo.


O Carnaval é um festival relacionado ao cristianismo ocidental, e é festejado mundialmente 47 dias antes da Páscoa por representar os últimos momentos que antecedem a época Quaresmal.

É uma festa grega de origem pagã. A origem das festas carnavalescas remonta ao Antigo Egito quando os festejos pagãos “expulsavam” o inverno e celebravam o início da primavera, com homenagem às divindades na expectativa de boas colheitas, e a Grécia, que entre os anos 600 a 520 a.C. celebrava cultos e rituais para divindades relacionadas à fertilidade do solo e colheita, como Deméter.

No ano de 590 d.C. o Papa Gregório reconheceu oficialmente o Carnaval, uma festa pagã, com a condição de que o dia seguinte, a Quarta-Feira de Cinzas, fosse usado para purificação dos pecados cometidos durante os festejos. O termo Carnaval tem sua origem na expressão latina "carnem levare", que significa "afastar-se da carne". Como a celebração antecede a Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa em que não se deve comer carne, a expressão se popularizou.

A cantora e atriz Carmen Miranda foi uma grande inspiração para o Carnaval e sua importância para a cultura brasileira é imensa. Foi através do seu famoso chapéu de frutas e o traje de baiana que a cultura carnavalesca brasileira chegou na Hollywood dos anos 40.
 


 

Carnaval também é crítica social. Desde sua origem, o Carnaval serve como plataforma de crítica e sátira da situação política, social e econômica das regiões em que é celebrado. As fantasias de caricaturas de personagens importantes brasileiros, assim como muitas outras que zombam dos absurdos da sociedade servem a este propósito.

O maior do mundo! Avaliado pelo Guiness Book, o Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior do mundo e atrai cerca de dois milhões de foliões nas festas. Além disso, o maior bloco de Carnaval do mundo acontece em Recife. O Galo da Madrugada, bloco carnavalesco que sai do bairro de São José, em Recife, é considerado também pelo Guinness Book o maior bloco de Carnaval do mundo desde 1995. O desfile acontece todo sábado de Carnaval, e nasceu em 1978 com o nome "Clube de Máscaras Galo da Madrugada".

Uma das alegorias consideradas mais bonitas do mundo, foi a “Yemanjá”, confeccionada para o carnaval de 1969 por Arlindo Rodrigues, toda em papel machê prateada. Uma verdadeira obra de arte, a deusa Yemanjá estava sentada num mar de rosas pratas, com diversas oferendas e cercando-a uma cascata feita por pequenos e numerosos espelhos que com o toque da luz do sol deu o efeito tão desejado pelo artista. Naquele ano, o Salgueiro iniciou seu desfile por volta de 11h com um céu de perfeitamente azul e ensolarado que contribui para essa apresentação.

A elite chegou às Escolas. Foi o jornalista Irênio Delegado quem levou as classes sociais mais privilegiadas para assistirem aos ensaios das Escolas de Samba. O fato se deu em 1948. A “alta sociedade” começou a chegar e a partir da segunda metade da década de 60 tornou-se um modismo ir à quadra das Escolas de Samba.

O samba teve seus primórdios no Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX nas casas da “tias” baianas, pois era proibido tocar qualquer tipo de música africana na rua.
 

Mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz

Mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz

(Foto: Reprodução / TV Globo)


Importância

Além dessas curiosidades interessantes, também é inegável perceber a importância do Carnaval para a cultura do país. No caso do Brasil, ele representa um dos principais patrimônios do Folclore Brasileiro, que representa a sabedoria popular. Desse modo, é um elemento que contribui para o enriquecimento da cultura brasileira. Ele é uma das manifestações populares mais democráticas, que permite a participação de vários setores da sociedade.

O carnaval também promove um lazer de qualidade, além de movimentar o turismo e fomentar a economia do país, visto que recebe um fluxo maior de pessoas. De acordo com dados da Riotur, o Carnaval impacta cerca de R$ 4 bilhões na economia do Rio de Janeiro, com mais de um milhão e meio de turistas na cidade e a ocupação da rede hoteleira em mais de 90% durante o período carnavalesco. A Confederação Nacional do Turismo estima que o Carnaval movimente R$ 8 bilhões na economia do país.
 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »