Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/04/2022 às 23h43min - Atualizada em 23/02/2022 às 17h43min

Viela do Robin traz melhorias para comunidade em São Bernardo do Campo

Inspirado no Beco do Batman, o espaço apresenta sustentabilidade, arte e educação

Igor Guedes - editado por David Cardoso
Logo da viela. (Foto: Reprodução/Renan Queiroz)
O Bairro do Rudge Ramos em São Bernardo do Campo em São Paulo, ganhou um espaço há 3 anos no dia 05 de outubro de 2019, e impactou a comunidade de forma positiva e criativa. A Viela do Robin, inspirada no beco do Batman, traz sustentabilidade, arte e o exercício da cidadania com os moradores. O local se transformou em um espaço artístico e educativo, fica na rua Leone Cleto. 

A Sustentabilidade e a Segurança foram prioridades na Viela. Além do espaço ficar mais seguro, ganhou uma nova cara e atraiu mais pessoas, criando visibilidade e maior conexão entre as pessoas que passam ali. Os moradores do bairro, relatam sobre o impacto das melhorias da Viela na região. 

“As pessoas se sentem mais segura, antigamente aqui era um lugar que dava medo de passar, tinha assalto direto e com a renovação dessa viela, se tornou mais bonito para as pessoas passarem em um lugar que tenha cores, o número de pessoas que passam por aqui, aumentou ressalta Maria Aparecida”, 40, dona de casa e moradora do bairro.

"Sempre tem intuito de melhorar o espaço, e dar mais segurança também para a viela, e antes era um espaço meio que abandonado pela administração, e a responsabilidade pelo terreno seria da Enel, porque estamos sob uma rede de alta tensão", diz Miramar Santos, 65, aposentado e morador do bairro. 

A ideia desse espaço, também foi pensada para unir a comunidade, o local é aberto a todos, e conseguiu engajar pessoas para o exercício da cidadania.  A Viela, tem uma horta comunitária, e vertical que todos os moradores colaboram com doações de garrafas pets e algumas plantas, além da arrumação “A horta vertical foi feita de garrafa pet, é sustentável, ali no muro, tentamos algumas espécies de plantas, mas bate muito sol, muita chuva, então não dura, então acaba colocando mais suculenta, e vamos tentando fazer tudo de material reaproveitado pelos moradores.” Diz o idealizador do projeto, Renan Queiroz, 34 anos, professor de educação física.

Origem do Projeto e suas atividades  

Queiroz, relata que o projeto foi pensado para unir a comunidade também. “O espaço da Viela é de passagem, o espaço, ele é um de passagem e a ideia era criar algo que as pessoas pudessem aproveitar o local, temos entradas para as hortas, e quando conversamos com urbanistas, eles falaram muito isso, um espaço que as pessoas ocupem, e a ideia fosse essa e a dinâmica para a criançada passear."

Renan era aluno da escola RenovaBR, e conta que uma das ações para concluir o curso era revitalizar um espaço em suas cidades, e resolveu escolher essa Vila ao lado de sua casa.

O espaço conta com um circuito funcional para adultos, jovens e crianças, onde podem praticar atividade física e descontrair, além de ser uma forma de manter a saúde, tem uma ideia super criativa.
 
“O circuito funcional envolver agilidade, coordenação motora e equilíbrio. No começo da viela a pessoa segue os obstáculos sendo que alguns seguem uma linha, outros imita o desenho do pé e orienta ao visitante a pular, equilibrar, fazer polichinelos e até uma dancinha do pinguim (um dos vilões do Batman e Robin inclusive) ”, diz Queiroz.

Renan, pensou que além das funções que a Viela tem, poderia promover pequenos eventos temáticos como: Festa Junina, Natal. “Então, eu reuni os moradores e a gente vai fazendo essas temáticas juntos. ”, conta.
 
A área tem sido usada como turismo e lazer, é o que explica Renan, “o pessoal vem com os cachorros para passear durante a semana e finais de semana. Sábado de manhã é bem movimentado, param para conversar, entram nas hortas e vão nas feiras que tem na rua, o espaço ficou bem acessível para o pessoal usar. ”

“Tenho sentimento de estar fazendo algo pelo bairro, e de colaborar, não adianta só reclamar, todo mundo reclama, e tentamos melhorar o espaço, e isso é gratificante”, diz Santos.

“Só de ver aquela criança brincando com o pai dela, me deu um sentimento e ver aquela alegria do pai brincando com a criança, não tem preço, porque fazemos pouco e realizamos a alegria das pessoas, isso é muito gratificante para mim”, disse Sidney Bernardes, 53, logística, morador do bairro. 

Nova Iluminação na Viela

A saída da Viela, dividi um espaço com casas, prédios e uma praça ao lado, porém existe um projeto em andamento em parceria com a prefeitura para melhorar a iluminação, principalmente nessa parte que dividi com a praça que fica muito escuro quando as pessoas passam próximo.  

Sidney Bernardes, foi atrás da Prefeitura de São Bernardo do Campo para solicitar uma nova iluminação para o lugar. “Constatamos o medo que o pessoal tinha de circular naquele pedaço, e entramos em contato com o pessoal da SOPE5 (Departamento de Controle das Concessionárias e Serviços), e levei o pessoal até o local e expus a gravidade do lugar, passa idosos ali, crianças que vem da escola. A Viela é posse de uma praça muito escuro, ali é uma área que pode acontecer um assalto, uma violência contra mulher, crianças. Então a empresa fez um estudo e trocou um dos refletores dos postes por uma luz mais clara, isso é a primeira etapa do nosso projeto com ele, porque eles precisam fazer mais estudos porque o bairro tem postes antigos e estamos indo por etapas. ”

As melhorias não param por aí, o espaço tem projetos futuros como: Poda de árvores da praça, troca de lâmpadas da praça, e entre outros.Ficamos feliz com os elogios que a pessoal fala, iluminação ficou bem legal lá, a noite vão colocar na outra ponta um poste, então só tem a melhorar ali, ressalta Queiroz. A Viela, também tem luminárias de Led, e luz solar que funcionam por presença, quandoa pessoa passa acende. Os moradores se reuniram para comprar essas coisas. 

Arte (Graffiti) e Educação

O espaço utilizou da arte para transformar a antiga Viela que era feia, sem vida e que os visitantes e moradores passavam com receio e medo de ser assaltado. O Graffiti trouxe para o lugar vida, alegria e cor. Os Muros conseguiram atrair turismo para o local, pessoas apreciam esse tipo de arte.

“Ela revitaliza e organiza, aproxima as pessoas, traz alegria através do grafiti, porque é o poder que o grafiti tem de entrar em lugares, despertar curiosidades e a criatividade das pessoas e o que fizeram na Viela do Robin, muitas pessoas que às vezes preferiram dar a volta no quarteirão, agora passam pela Viela e vão admirando os trabalhos também. ” Diz Dimi Govea, 39, grafiteiro e dono da agência nove7.



Dimi Govea, explica como o graffiti transforma a vida das pessoas, e o impacto dele. “A intervenção, é muito legal. Deram acesso a muitas pessoas que não entraram em uma galeria porque muitas galerias que tem vários grafiteiros conseguem montar uma exposição essa atitude da Viela do Robin, ela transformou uma Viela em uma galeria a céu aberto junto com os trabalhos de alguns grafiteiros”, finaliza.

Além disso, a educação também foi inserida no projeto para conscientizar, relembrar e as pessoas conhecerem a história do bairro do Rudge Ramos e ensinar o poder social do trabalho em grupo, e explicar sobre sustentabilidade. Os moradores relataram que às vezes que crianças ajudaram no espaço, pintaram os muros e plantaram mudas, ensinaram valores e a importância do cuidado com a cidade e o meio ambiente. Miramar finaliza que as crianças desde cedo deve usar o projeto para se inspirar e dar a oportunidade de aprender noções sobre o cuidado e limpeza da cidade. 

 “As crianças interagem com espaço, isso é legal até mesmo para uma educação, cuidar de um espaço, zelar pela cidade, bairro, limpeza e fazer parte da educação da criança”, diz Miramar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »