Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2022 às 17h13min - Atualizada em 25/02/2022 às 23h47min

Vila Itororó: Conheça o centro cultural de São Paulo inaugurado em 2019

Fundada por Francisco de Castro, local centenário combina diversidade, gastronomia e arte.

Mateus Borges - Revisado por Flavia Sousa
Iluminação 'Fonte de Luz do Itororó' sobre o palacete da vila (Foto: reprodução Casa 1\ Folhapress)
A Vila Itororó foi construida entre 1900 à 1929, por Francisco de Castro que era conhecido como “o português” porque ele era filho de pais portugueses, mas nasceu em Guaratinguetá, no vale do Paraíba em São Paulo. Francisco veio morar na cidade de São Paulo quando o café, a indústria e a atividade imobiliária estavam em alta, e a cidade em constante crescimento. O surpreendente salto populacional em dez anos, quando a população saiu de 65 mil habitantes em 1890 para aproximadamente 240 mil habitantes em 1900.

Foi nesse período de grande migração à capital que Castro viu que investir na compra de terrenos e construir imóveis seria um bom negócio. Seu primeiro emprego foi como caixeiro, depois trabalhou em uma exportadora de café. Por fim tornou-se representante comercial de uma fábrica de tecelagem, quando comprou o primeiro terreno.

Como a vila virou patrimônio público?
Em 1933 Francisco de Castro faleceu e a Vila foi leiloada para a família Camargo Corrêa que doou o local para a Santa Casa de Indaiatuba, responsável pela administração até 1966 da Vila Itororó. Em 2002 foi tombada pelo Órgão do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e em 2005 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e em 2006 foi decretada como área de utilidade pública.

Até 2012 havia moradores, mas o local estava em situação de cortiço e sem manutenções nas estruturas. A Prefeitura de São Paulo resolveu realocá-los para as CDHU’s (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) e no ano seguinte (2013) a prefeitura começa o processo de restauração da Vila Itororó, com o Instituto Pedra. Em 2019 foi entregue parte do processo de restauração das 12 casas. As casas cinco, seis, sete e onze foram restauradas à época, mas somente o galpão estava disponível para atividade culturais, até o momento da entrega da segunda restauração, que aconteceu em setemrbo de 2021.



O que posso fazer na Vila Itororó?
Além de conhecer sua história e ver de perto paredes, casas e palacetes construídos há quase 100 anos, a vila atualmente virou um grande centro cultural e de lazer de São Paulo.

Com seus mais de 6 mil metros quadrados, e com 10 edificações para espaços culturais também recebeu uma iluminação especial da artista Lídia Chaim, intitulado “Fonte de Luz do Itororó”. Para o prefeito Ricardo Nunes o local é para pessoas de todos os lugares “O Itororó será o espaço das pessoas das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e das periferias. São Paulo, capital mundial da vacina, é acolhedora que recebe a todos com amor. Aqui há democracia, diversidade e temos público de todas as regiões do Brasil e do mundo”, afirmou o prefeito.
 
Fab Lab: É uma rede de laboratórios públicos com 13 unidades espalhadas pela cidade, e uma dalas está na Vila do Itororó. Nesses espaços acontece cursos de modelagem 3D, costura e até curso de criação de jogos. Artesãos e pequenos empreendedores da região também podem usar os equipamentos do Fab Lab para produzir itens como roupas, artesanato e até cenários para peças teatrais. O Fab Lab funciona das 10h às 19h de segunda a sexta, e aos  sábados das 10h ás 14h.

Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial:  É o local dentro da vila onde acontece atendimentos psicológicos, assistência social e de advocacia para pessoas vítimas de discriminação étnico-racial. Este serviço funciona de terça a sexta das 10h às 18 horas

Cozinha Pública: A cozinha foi reinaugurada em janeiro com uma aula interativa da idealizadora da cozinha e gastrônoma Lucia Violet Sequerra. O espaço possui dois Cooktop de indução, geladeira, freezer e utensílios, como talheres e panelas, funciona no horário normal de funcionamento da vila, mas é necessário entrar em conatato pelo telefone (11) 3253-0187 para verificar disponibilidade. 
 

 
Curiosidade
  • A Vila abriga a primeira Piscina particular da cidade de São Paulo, que era abastecida pelas águas do córrego Itororó, que dá nome a vila.
  • Após a morte de Castro, a Vila virou um Clube ‘Eden Liberdade’ com piscina, quadra poliesportiva, salão de jogos e danças.
Localizada na Rua Maestro Cardim 60, no bairro Bela Vista, a vila funciona de terça à  domingo, com espaço para shows e apresentações. As atualizações para novos eventos podem ser acompanhadas pelo Instagram da vila, por lá é possível tirar dúvidas e outras informações.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »