Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/03/2022 às 01h56min - Atualizada em 28/02/2022 às 16h57min

“Drive My Car”: Conheça o filme japonês indicado a quatro categorias no Oscar

Pela primeira vez na história, um longa japonês entrada na lista de melhor filme da Academia

Joyce Oliveira - Revisado por Isabelle Marinho
Foto promocional do filme. (Foto: Divulgação/ Festival de Cannes)
 

O novo longa nipônico, “Drive my car” (Doraibu mai kâ), vem causando grande burburinho na indústria cinematográfica. Indicado a quatro categorias no Oscar, de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor filme internacional, a produção já conquistou 60 prêmios. Entre eles, o de melhor roteiro no festival de Cannes, o de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, e o de melhor filme, roteiro, ator e diretor pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA.

O diretor japonês, Ryusuke Hamaguichi, pode ser o terceiro cineasta asiático a levar o Oscar de melhor direção e se juntar ao o sul-coreano Bong Joon-ho, que levou a estatueta por "Parasita", em 2020 e a chinesa Chloé Zhao, que ganhou o prêmio por “Nomadland”, em 2021.

Sobre o que se trata o longa?

Trailer Oficial de "Drive My Car". (Reprodução: Criterion Collecion / Youtube)

Drive my car, de Ryusuke Hamaguichi, narra a história do ator e diretor de teatro Yûsuke (Hidetoshi Nishijima), que se entrega a ensaios de uma nova e árdua produção de “Uncle Vanya, após a morte de sua esposa, e durante o processo constrói laços com uma jovem motorista, Misaki (Tōko Miura) . O enredo gira em torno do protagonista com Misaki, que é contratada pelo teatro para dirigir um carro para o diretor. A princípio, Yûsuke não confia nas habilidades da jovem ao dirigir seu carro, Saab 900, porém aos poucos ambos descobrem que têm muito em comum. 

O longa com quase 3h de duração é baseado em um conto de mesmo nome, de um dos maiores escritores da atualidade no Japão, o autor Haruki Mukarami.

Protagonista do filme, Yusuke.

Protagonista do filme, Yusuke.

(Foto: Divulgação / Festival de Cannes)

Ao comentar sobre o filme, o diretor Ryusuke Hamaguchi explica seu principal interesse nas suas produções. “O que me interessa é discutir a condição humana e, sobretudo, estudar como as atrizes e os atores podem dar vida a situações do nosso dia a dia e que passam por afetos. Gosto da palavra no cinema. Gosto de testar como boas interpretações podem transformar um verbo bem corriqueiro em algo que pode tocar alguém, abrir novos sentidos”, disse o cineasta em entrevista ao Gshow no Festival de Berlim de 2021.

Onde assistir o filme

“Drive my car” será lançado no Brasil pela MUBI. A plataforma de streaming fez o anúncio em suas redes sociais. Até o momento,  a data de estreia não foi divulgada, assim como, a confirmação de que o longa será exibido nos cinemas.
 

Postagem da MUBI sobre o lançamento do longa em sua plataforma de streaming. Twitter (Reprodução: @mubibrasil Twitter)
 

Ryusuke Hamaguchi e sua história no cinema

Diretor e Roteirista japonês, Ryusuke Hamaguchi.

Diretor e Roteirista japonês, Ryusuke Hamaguchi.

(Foto: Divulgação / Leffest)

Hamagushi, diretor e roteirista japonês de 43 anos, é um cineasta que começou sua trajetória em 2008 ao produzir o filme "Passion" como seu trabalho de conclusão de curso na Universidade das Artes de Tóquio. 

Além do sucesso Drive my car, o diretor já conquistou prêmios na indústria cinematográfica por outra obra prima. Em 2021, Ryusuke levou o Urso de Prata no festival de Berlim com o filme “Roda do Destino'', disponível nos cinemas brasileiros.

Atualmente, o diretor trabalha em um novo projeto, o longa “Our Apprenriceship”, no qual ainda se sabe pouco sobre o enredo do filme.

Outros filmes de Hamaguchi: Happy Hour, um épico experimental de 5h de duração, e Asako I & II, disponível no Brasil pela plataforma de streaming Looke.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »