Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/04/2022 às 20h56min - Atualizada em 03/04/2022 às 21h30min

Alternate Life: Lysandre, o fim da história de um amor doce

Docete enfrenta um impasse mediante a incompatibilidade geográfica entre a fazenda e a universidade, mas ainda assim, conquista o seu final feliz

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : Beemoov / Reprodução : Facebook (@Amor.Doce)

A nova minissérie do data-gaming francês de romance e vida cotidiana, Amor Doce: Alternate Life, é uma proposta da empresa Beemoov, realizada em parceria com a ilustradora ChiNoMiko que tem como intenção, permitir que os jogadores da era High School Life concluam as rotas que deram início com os paqueras Armin, Kentin e Lysandre, a partir de quatro episódios que abarcam um contexto paralelo ao de University Life.

 

Em sua primeira versão — que chegou ao fim com o quarto episódio, intitulado As estações com você —, a temporada contempla a rota do Lysandre, proporcionando uma imersão na rotina que ele leva na fazenda dos pais, para a qual se mudou após a conclusão do ensino médio em Sweet Amoris.

 


Visto que a temporada tem como intenção, deixar que os jogadores conheçam uma versão da estória que não foi possível apresentar com o fim de High School Life, devido à ausência dos personagens, as expectativas voltavam-se para uma experiência completa, que se aproximasse ao máximo do que foi oferecido em University e Love Life

 

No entanto, diante de um contexto de encerramento de Amor Doce, a nova minissérie que pode ser considerada a quarta temporada do jogo , se mostrou insuficiente para atender ao período em que o público reivindicou o retorno do personagem, após ele ser retirado do jogo sem uma justificativa prévia. 

 

O 4º EPISÓDIO DE ALTERNATE LIFE: LYSANDRE

Diferentemente dos episódios anteriores, As estações com você deixa o protagonismo para a Docete, de modo que seja possível acompanhar o processo de adaptação, decisão e superação dos empecilhos que dificultam a conciliação da vida na fazenda com a de universitária.

 

Mesmo sendo significativa a experiência para compreender, em partes, os motivos que tornaram inviável a inclusão do casal no contexto desenvolvido em University e Love Life, a solução final é muito razoável, e não sustenta devidamente quaisquer justificativas que tenham motivado a ausência do Lysandre no jogo durante esses anos. 



Além disso, o episódio entregou poucas interações com o paquera e os demais colegas, desperdiçando cenas que poderiam agregar no desenvolvimento do roteiro, e também, na abordagem, que ganharia mais leveza, ao invés de ser, em maioria, angustiante, dado os conflitos enfrentados pela Docete.

 

Ainda assim, a postura assumida pela protagonista para chegar, enfim, na solução final, desconversa com o contexto que antecede a temporada — que seria o de separação, experiência que deveria amparar a Docete sobre como lidar com o distanciamento —, e também, com a proposta madura que University Life se apoia, e a qual inspirou o enredo de Alternate Life.

 

A POSIÇÃO DO LYSANDRE NA TEMPORADA

Apesar de ser satisfatório perceber que a personalidade artística, misteriosa e sensível do Lysandre tenha sido preservada, nota-se que muitas vertentes do personagem foram ignoradas durante o desenvolvimento da minissérie, de forma que deixa o enredo incoerente. Algo que inclusive, incomodou o público com a estreia de University Life, diante da justificativa dada para a ausência dele, como a perda dos pais e a vida na fazenda.

 

Em exemplo, no 40º episódio de High School Life, Lysandre cita uma cicatriz que ganhou ao salvar um dos cachorros da família de uma briga com um cão do vizinho. Já no segundo episódio de Alternate Life, apesar de citar lembranças referentes à infância com os cachorros, a situação é ignorada, dando a entender que nunca existiu.

 


Outros aspectos do personagem, como a sua veia poética e a sua tatuagem — que foram essenciais na era High School Life —, não foram devidamente exploradas, considerando principalmente, o aprofundamento do arco e a apresentação da subjetividade do personagem, que foram pilares da série e tornam tais características indispensáveis para atender a afetividade lúdica preservada pelos jogadores.
 

Contudo, mesmo com esses furos, não se pode negar que foi interessante presenciar a postura do Lysandre com relação a Docete, no momento em que ela se encontra confusa. Pois, apesar de existir, por parte dela, uma impulsividade — visto que ela não decide parar para pensar logicamente —, ele se mantém racional. Algo que pode servir de boa influência para os jogadores mais novos.

 

A SÉRIE ALTERNATE LIFE COM LYSANDRE

Considerando que a minissérie tem como principal missão concluir um arco que ficou em aberto em uma fase de retas finais do jogo, compreende-se o porquê da equipe optar por uma temporada com menos episódios, e também, com minutagens mais curtas. Entretanto, visto os ganchos que a trajetória do Lysandre oferece, percebe-se que a narrativa, ao todo, poderia ter sido melhor desenvolvida.

 

Ao longo desses anos, a Beemoov teve tempo de entender as insatisfações e desejos do público com relação aos personagens ausentes em Amor Doce, ao ponto de trazê-los de volta à narrativa. E, mesmo que o projeto seja muito bem-vindo, a equipe ainda deixou de entregar uma experiência completa, uma vez que a temporada não ampara devidamente a saudade que o público sentiu durante esse período. 

 


Em outras palavras, os quatro episódios de 50 minutos que comportam o arco do Lysandre, em Alternate Life, seriam suficientes caso a equipe tivesse se dedicado em fechar todas as lacunas do enredo, visando entregar, de forma justa, um roteiro que proporcionasse uma experiência à altura de University e Love Life, e também, da consideração dos jogadores pelo personagem.
 

Por fim, Alternate Life: Lysandre é uma temporada empolgante e válida por oportunizar o desfecho de um arco para o qual o público tanto se dedicou, desejou e reivindicou. No entanto, para a satisfação plena, caberia a Beemoov a produção de um spin-off para colocar um ponto final digno ao afeto lúdico e à nostalgia preservada pelo público.

 

REFERÊNCIAS:

ADMIN, Amor’. Alternate Life: Lysandre | Episódio 04: As estações junto com você. Amor Doce Fórum, 16 de mar. de 2022. Disponível em: < https://www.amordoce.com/s1/forum/t34340,1-alternate-life-lysandre-epis%C3%B3dio-04-as-esta%C3%A7%C3%B5es-junto-com-voc%C3%AA.htm >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

 

AINSWORTH, Lysandre. “Opinião sobre o EP.4 de Alternate Life com Lysandre [...]”. Brasil, 16 de mar. de 2022. Instagram: @lysandreland. Disponível em: < https://www.instagram.com/p/CbLS5D3OQL-/?utm_source=ig_web_copy_link >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

 

AINSWORTH, Lysandre. “Informações sobre o EP.4 de Alternate Life com Lysandre [...]”. Brasil, 16 de mar. de 2022. Instagram: @lysandreland. Disponível em: < https://www.instagram.com/p/CbLS7zdOLjy/?utm_source=ig_web_copy_link >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

 

AMOR DOCE WIKI. Episódio 4 (Alternate Life). 16 de mar. de 2022. Disponível em: < https://amordoce.fandom.com/wiki/Epis%C3%B3dio_4_(Alternate_Life) >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

 

BEATRIZ. Amor Doce Alternate Life Lysandre: [Primeiras Impressões]. Just Daydreamin, 26 de jan. de 2022. Disponível em: < https://just-daydreamin.blogspot.com/2022/01/alternate-life-lysandre-primeiras-impressoes.html >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

 

MODERADOCES. Alternate Life: Lysandre | Episódio 04: As estações junto com você. Amor Doce Fórum, 16 de mar. de 2022. Disponível em: < https://www.amordoce.com/s3/forum/t34341,1-alternate-life-lysandre-epis%C3%B3dio-04-as-esta%C3%A7%C3%B5es-junto-com-voc%C3%AA.htm >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

 

NUNES, Letícia. Amor Doce | O retorno de Lysandre, um antídoto para a saudade. Lab Dicas Jornalismo, 18 de fev. de 2022. Disponível em: < https://labdicasjornalismo.com/noticia/10165/amor-doce--o-retorno-de-lysandre-um-antidoto-para-a-saudade >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

 

NUNES, Letícia. 2º episódio de Alternate Life: Lysandre, poesia e vagalumes. Lab Dicas Jornalismo, 12 de mar. de 2022. Disponível em: < https://labdicasjornalismo.com/noticia/10636/2--episodio-de-alternate-life-lysandre-poesia-e-vagalumes >. Acesso em: 2 de abr, de 2022.
 

NUNES, Letícia. 3º episódio de Alternate Life com Lysandre: reencontros, romance e nostalgia. Lab Dicas Jornalismo, 22 de mar. de 2022. Disponível em: < https://labdicasjornalismo.com/noticia/10841/3--episodio-de-alternate-life-com-lysandre-reencontros-romance-e-nostalgia >. Acesso em: 2 de abr. de 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »