Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/04/2022 às 17h07min - Atualizada em 29/04/2022 às 18h11min

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore | Novo filme divide opiniões

Resenha do novo filme do mundo bruxo de Harry Potter que chegou aos cinemas dia 14 de abril

Ana Lara Venturini - revisado por Jonathan Rosa
Pôster do filme Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore. (Foto: Divulgação / Warner Bros. Pictures)

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreou no dia 14 de abril e deixou os fãs extasiados após 4 anos de espera desde o último filme. O mais recente spin-off da saga Harry Potter é a terceira produção da nova sequência criada pela escritora e roteirista J.K Rowling que desenvolveu o mundo mágico. Mas o que acontece é que até agora o longa tem tido divergências entre as opiniões dos fãs e dos críticos.

No filme, o professor Alvo Dumbledore (Jude Law) sabe que o poderoso mago das trevas Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen), está se movimentando para assumir o controle do mundo mágico e ganhar como representante. No entanto, incapaz de detê-lo sozinho, Dumbledore pede ajuda ao magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmanyne) para liderar uma destemida equipe de bruxos, bruxas e um corajoso padeiro trouxa (não-mágico) em uma missão perigosa, onde entrarão em conflito com a crescente legião de seguidores de Grindelwald. Mas com tantas ameaças, quanto tempo Dumbledore poderá permanecer à margem do embate?

O filme criou muita expectativa nos fãs que estavam sedentos para que a magia dominasse os cinemas novamente, com um gostinho especial para os brasileiros. Isso porque o longa traz a presença da atriz brasileira, Maria Fernanda Cândido, como a bruxa Vicência Santos, candidata às eleições para a presidência do mundo bruxo, levando a emoção dos fãs brasileiros às alturas.


No entanto, a vaga aparição de Maria Fernanda é até um pouco decepcionante pelo seu curtíssimo tempo de tela, que foi limitado a apenas uma frase. Essa situação em um filme de 142 minutos deixou os fãs do Brasil com “água na boca”, por ver mais da personagem Vicência. Por ser uma mulher poderosa e decidida, uma poderosa bruxa do mundo mágico, a sensação é de que não se teve o desenvolvimento necessário para sua história. Dando assim a oportunidade da atriz entregar muito mais das camadas da sua personagem.

Uma das principais críticas que os especialistas estão levantando sobre a produção é a sua longa duração. Com mais de 2 horas “pouco desenvolvidas”, são consideradas desnecessárias, deixando vários pontos a desejar. Os críticos têm a impressão de que não conseguiram unir a saga Animais Fantásticos com a história de Os Segredos de Dumbledore, visto que esse filme tem um foco muito diferente dos dois primeiros.

Em Onde Habitam e Os Crimes de Grindelwald o foco é principalmente em Newt e seus animais fantásticos. Já em Os Segredos de Dumbledore o foco é mais no professor que deu nome ao filme, quase negligenciando a história principal das obras anteriores. Essa mudança de foco, à vista da crítica, aparentou ter dois filmes em um só, fazendo com que se tornasse confuso e sem um roteiro bem estruturado para dar sentido.

LEIA MAIS: Teaser de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore revela amor de Dumbledore por Grindelwald | Entenda a relação entre os dois

Outra questão a se discutir é que o filme deveria ser muito mais político que os outros, por conta de se passar na época das eleições para o próximo líder bruxo, mas isso também foi pouco explorado. Sem dúvida algo que faltou no longa foi um debate para apresentar as opiniões dos candidatos, mas o que acontece é que o público fica sem explicação alguma de suas ideologias. Apenas internalizando o embate Dumbledore x Grindelwald fazendo uma alusão entre o bem contra o mal.

No entanto, não teve uma cena mostrando um discurso para os espectadores entenderem se Grindelwald é de fato o ditador que consegue seduzir seus seguidores, o que seria muito importante para o filme. Além disso, o que os outros candidatos defendem também não ficou explícito, pois nenhum deles teve muito tempo de tela, o que pode ser considerado uma falha no roteiro por conta das eleições serem um dos principais assuntos do filme.

Apesar de ter liderado as bilheterias americana e brasileira em seu primeiro final de semana, Os Segredos de Dumbledore marcou a pior estreia de um filme do universo de Harry Potter. No site americano de críticas de cinema Rotten Tomatoes o longa abriu com 76% de aprovação da crítica. Mas conforme novas avaliações foram sendo recebidas a nota caiu para menos de 50%, atingindo a menor avaliação com 47% de aceitação da crítica atualmente.

Seguem abaixo algumas avaliações de críticos de cinema:

"Como roteirista, Rowling ainda está tentando espremer o enredo e os detalhes de um de seus romances em um filme, e ela não mostra sinais de melhora" Kristian M. Lin Jornal Fort Worth Weekly

 

“É difícil se importar muito com qualquer um dos muitos, muitos personagens de ‘Os Segredos de Dumbledore’… porque quase nenhum deles tem um enredo significativo ou um arco de personagem próprio” William Bibbiani – Jornal The Wrap.


Mas e os fãs?

Apesar de ter, sem dúvidas, muitas críticas a serem feitas ao filme, que definitivamente poderia ter um roteiro melhor e mais centralizado, a aceitação entre os fãs está indo muito bem. No Rotten Tomatoes, as avaliações do público se mostram diferentes dos críticos e registram 84% de aprovação. Com a maioria dos votantes avaliando com mais de 4 estrelas, ficando com uma média de 4,3/5.

Isso provavelmente acontece por conta do elenco cativante que está presente no filme, principalmente com a volta de personagens tão amados, como: Jacob, o trouxa, Newt, que conquistou o público como protagonista, e Dumbledore, o professor tão amado de Hogwarts. Além disso, outro fator que agradou muito os fãs foram as várias referências a Harry Potter ao longo do filme, que causaram nostalgia aos amantes da franquia.

Seguem algumas das avaliações de fãs no Rotten Tomatoes:

"Este é o melhor filme da franquia Animais Fantásticos, mas ainda sim tem muito a melhorar. Ao assistir o filme fiquei em dúvida se estava assistindo um filme de Animais Fantásticos ou Harry Potter." Ygor Freitas - Hogwarts Brasil 

 

"Grande melhoria em relação ao filme anterior. Me deu vontade de ver mais da série." Mateus

 

"Amei o enredo. Tão bom quanto os dois primeiros filmes. Não sei por que tanta negatividade nas redes sociais." Carlos G

Embora tenha deixado um sabor agridoce, o filme é uma boa recomendação àqueles que são fãs da série e, definitivamente, muito importante para a continuação do mundo bruxo. Confira abaixo o trailer do filme:


Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore – Trailer Oficial. (Warner Bros. Pictures Brasil)


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »