Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/05/2022 às 17h23min - Atualizada em 30/04/2022 às 16h33min

Conheça os parques mais verdes de São Paulo

Na correria cotidiana, saiba onde aproveitar a natureza na cidade

Mateus Borges - Revisado por Flavia Sousa
Ponte ligando os lados do parque, separados por um lago (Foto de Mariana Santos no Unsplash)

Não só de subir escadas às pressas para não perder o trem, correr atras de ônibus e viver horas no transporte lotado vive o paulistano, há muitas opções de lazer como: Museus, restaurantes, cafés, baladas e parques, apesar da cidade ser conhecida por ter não ter muitas árvores.

São Paulo é conhecida por ter um ar cinza de poluição porque tem muitos veículos e indústrias. A cidade brasileira que não para um dia se quer, tem muitas áreas verdes para o paulistano fazer um lazer, e se conectar com a natureza. 

São centenas de parques e praças que podem ser visitados qualquer dia da semana e com belas paisagens para admirar e tirar uma bela foto.
 
Parque Ibirapuera 



É um dos locais mais fotografados do mundo, e um dos mais visitados. Em 2017 foi o parque que mais recebeu pessoas na Ámerica Latina, cerca de 14 milhões de pessoas estiveram no Ibirapuera naquele ano.

Com mais de 158 hectares possui diversas entradas, restaurante e lanchonetes. O local pode ser acessado Av Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av IV Centenário – portões 6 e 7A, Av República do Líbano – portão 7, com entrada gratuita.

Jd. Botânico



Um belo jardim com partes de construções históricas, várias espécies de orquídeas, lagos e restaurante. Ambientes únicos, e algumas espécies de animais podem ser vista por lá.

O jardim deve passar por reformar nos próximos meses, e ganhar novas lanchonetes e revitalização de alguns espações. Av. Miguel Stéfano, 3687 Água Funda – São Paulo.

Parque Villa-Lobos



Localizado na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros. O parque oferece um grande espaço em área verde e atividades, como yoga e outros exercícios.

Há no local uma biblioteca com mais de 4 mil metros quadrados, para os visitantes pegar emprestados, ou ler ali no parque mesmo. O local fica aberto de segunda a segunda das 5h30 às 19h.
 
Parque Água Branca



Localizado na zona oeste na Avenida Francisco Matarazzo, 455 o local tem 137 mil metros quadrados, no seu espaço está localizado o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol.

O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas. Há também espaço para exposições e feiras. O Parque Água Branca funciona de Segunda a Segunda das 6 às 20 horas.
 
Parque da Independência



Tombado como patrimônio histórico nacional, o Parque da independência fica nas margens do Rio Ipiranga, local do grito de independência do Brasil
 
Leia mais -  
Crônica: por onde ecoa o grito da Independência?

O parque possui uma vegetação belíssima, chafariz com fonte e cascata. Dentro do parque possui outros espaços controlado por outros órgãos, como o Museu Paulista e, o Museu de Zoologia, controlado pela USP.

Localizado na Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga, está aberto diariamente das 5h às 20h.

Parque do Povo



O parque Mario pimenta Camargo, conhecido como Parque do Povo, fica localizado na Avenida Henrique Chamma 420, próximo a estação Cidade Jardins da CPTM.

Além de proporcionar diversão, e muita área verde é possível ver os belos prédios ao redor do parque. Conta com trilhas, campo de futebol entre outros espaços.

O visitante pode ver até 37 espécies de aves e 32 de plantas no local.
 
Aos domingos parques Ibirapuera, Villa-Lobos e Parque do Povo são ligados por uma ciclofaixa permitindo um longo passeio pela cidade e visitando três dos parques mais famosos de são Paulo.

Além dos parques, São Paulo possui algumas praças famosas, enão além dos parque fica a dica da Praça Pôr do Sol:
 
Não é um parque, é uma das praças mais visitadas de São Paulo, nela é possível apreciar o por do sol, e bater belas fotos. Ótimo local para ir com o par romântico, e sempre tem um grupo tocando alguma música.
O ponto de encontro do final de tarde fica no Alto do Pinheiro na Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334.

Curiosidades

Na capital paulista possui 111 parques municipais, sendo 105 urbanos e seis naturais em unidades de conservação, e 5325 praças e canteiros, sendo 3003 praças e 2322 canteiros.

Confira a quantidade de parques por região: 
Sul
31 Parques Urbanos
5 Parques Naturais
Leste
33 Parques Urbanos
1 Parque Natural
Norte
15 Parques Urbanos
Centro-Oeste
26 Parques Urbanos
 
  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »