Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2022 às 17h09min - Atualizada em 11/07/2022 às 16h43min

Barbie e o Empoderamento Feminino

Ou será que não?

Bruna Pereira - Revisado por Vanessa Kelly
Primeira Barbie, lançada em 1959. (Foto: Reprodução/ Mattel).

A boneca Barbie, teve sua origem nos Estados Unidos em 1959, e chegou fazendo uma grande revolução no mercado de brinquedos infantis. Isso porque, pela primeira vez era lançada uma boneca com a aparência de uma mulher adulta, representando luxo e beleza. 

 

E é em 1982 que a Barbie é lançada no Brasil, na mesma época em que a midia impressa brasileira da década de 80 já trazia pautas contra os padrões de beleza. Uma delas foi com a revista Mulherio, lançada em 1981. Uma de suas matérias da edição 5, do ano de 1982 trata justamente desse tema. Com o título Beleza Produzida, a matéria é acompanhada com fotos de procedimentos estéticos realizados naquele tempo. “Nada de rugas, estrias, acúmulos de gordura. Nada que indique que somos vivas. Os padrões de beleza exigem que nosso corpo se enquadre dentro de um contorno-padrão”. Sendo essa umas das críticas do jornal.

 

Percebe-se que uma parte da sociedade já se incomodava com os ditos padrões de beleza. Fato que ocorreu em razão de movimentos feministas, que lutavam em favor dos direitos e igualdade para as mulheres. 

 

Leia também: Ditadura da beleza: a doença imposta pela sociedade

 

A Barbie

 

Embora sua popularidade ter caído nos últimos anos, a maioria das meninas já tiveram ou quiseram ter uma boneca Barbie na sua infância. Loira, magra, alta e de olhos azuis, a boneca já foi uma referência de beleza durante muito tempo

 

No entanto, as crianças que não possuíam as características da boneca, como meninas negras, orientais, gordas ou com o cabelo e olhos de cores diferente, dificilmente tinham outro brinquedo para ter como referencial de beleza. Visto que a grande maioria das bonecas seguiam o padrão de pele branca, olhos claros e magras (como os desenhos da Disney, por exemplo). Então, grande parte das meninas durante a infância não se viam representadas pelas suas bonecas .

 

Apesar disso, durante tantos anos não houve mudanças significativas na estética da boneca mais famosa do mundo e ela continuou tendo a mesma aparência. 

 

Empoderamento?

 

Desde sua origem, a Barbie teve inúmeras profissões, e seu lema sempre foi “você pode ser o que quiser”. Por esse motivo, ela se tornou um símbolo de empoderamento feminino, pois mostrava as meninas que o lugar delas poderia ser onde quisessem. Mas com a falta de representatividade essa mensagem não chegava a todas as crianças da mesma forma. Já que todas as profissões eram retratadas pela boneca loira e magra. 

 

Por isso isso, muitas vezes quando lembramos da boneca rapidamente associamos apenas ao mundo “cor de rosa”, onde ela se transforma em sereia, fada e princesa. 

 

Mudanças

 

Em 2015, ocorreu uma das grandes mudanças no universo Barbie, com a linha chamada “Barbie Fashionistas”, que lançou bonecas totalmente diversas. Possuindo 4 tipos de corpo, sendo eles: curvilíneo, alto, baixo e o original. Além de 7 novas tonalidades de pele. E não só a Barbie, mas o famoso Ken também foi modificado e seguiu a mesma tendência da sua parceira. 

 

Devido ao sucesso, novas coleções seguem sendo lançadas. Até este ano, já existem mais de 200 bonecas, 9 tipos de corpos, 35 tons de pele, 95 tipos de penteados de cabelo. E entre as inúmeras bonecas a linha possui: a inclusão de Barbies portadora de deficiências físicas, como amputadas e cadeirantes, com vitiligo, albinas e carecas. Dentre as coloração, existem diferentes tonalidades, como negras e pardas. Um dos novos lançamentos foi a Barbie com aparelho auditivo.

Além das mudanças estéticas, as roupas da linha Fashionistas, possuem um estilo mais urbano ao contrário dos habituais vestidos cor de rosa.

 

A questão de representatividade e diversidade é cada vez mais discutida na sociedade. E uma das bonecas mais famosas do mundo passar por essa mudança é de fato significativo, pois as meninas da nova geração já podem se ver representadas pela tão famosa Barbie.

 

A linha da Barbie Profissões também passou por alterações, sendo agora representadas pelas bonecas de diversas características físicas. 

 

 

Contudo, as Barbie Fashionistas são vendidas por preços bem mais elevados que linhas mais comuns. Sendo encontradas a partir de  R$ 100,00. Enquanto a linha Barbie Fashion e Princesa Básica custam em torno de R$ 30,00 a 50,00.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »