Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/08/2022 às 23h35min - Atualizada em 15/08/2022 às 23h07min

Música: A arte que não sai de moda

Do Piseiro à Bossa-Nova a música se reinventa o tempo inteiro!

Fabielly Medina - editado por David Cardoso
#Música #História #Arte #Saúde #Hits
“Make Music” pintura de Debra Hurd. (Foto: Reprodução/Google Imagens)

Quem nunca ouviu um som que marcou? Viu um instrumento que achou legal? Ou teve uma banda ou um cantor favorito? Pois é, tudo isso se resume em uma só palavra: MÚSICA!

Conhecida como uma das “sete belas artes” sua origem é grega, e seu significado, “arte das musas”. É considerada como uma das maiores marcas da cultura mundial e está presente o tempo inteiro em nossas vidas. Há sinais de que na pré- história já se produzia melodias, através da observação dos sons da natureza. A flauta surgiu Por volta do ano 60.000 a.C. e é conhecida como o primeiro instrumento musical da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Vale lembrar que na Grécia Antiga apenas a música e a poesia eram consideradas manifestações artísticas e que além de atribuir nome à expressão artística, a sociedade grega tem outro papel importante na história da música, pois é lá que são criadas as conexões com a matemática. Esse feito é atribuído ao filósofo Pitágoras, que desenvolveu o sistema de notas e os intervalos musicais. 

Principais tipos de instrumentos musicais
Para compor a lista, vamos considerar a classificação oficial da orquestra sinfônica, que os separa por cordas, sopro e percussão.
Cordas: Violão, Baixo, Bandolim, Ukulele, Cavaquinho, Guitarra, Berimbau, Piano (Corda percutida).
Sopro: Clarinete, Escaleta, Fagote, Flauta, Flautim, Gaita, Saxofone, Trombeta, Trombone, Trompete, Tuba.
Percussão: Bateria, Tambor, Castanhola, Triângulo, Tamborim, Pandeiro, Carron.

Gêneros musicais
Embora no Brasil o sertanejo seja o ritmo mais tocado nas rádios, no Mundo existem mais de 70 estilos populares dentre eles Samba, MPB, rock, reggae, Tango. Cada um deles é um gênero musical diferente. Portanto, os gêneros são o que conhecemos popularmente como tipos de músicas. Essas categorias levam em conta vários elementos como ritmos, estilos e instrumentos usados. Todos eles marcam as músicas, as fazendo ter algo em comum, que pode ser identificado por quem ouve. Mas, também vale dizer que os tipos de músicas podem ser misturados. Inclusive, é assim que novos gêneros nasceram e continuam nascendo, pois a música se reinventa o tempo inteiro.  



Hits
São dos instrumentos, estilos e ritmos que nascem os Hits (Gíria de origem inglesa que é usada como sinônimo de fazer sucesso). Existem os atemporais como “Anunciação”, os inesquecíveis como “Como é grande o meu amor por você” e os chicletes como “Desenrola, bate e joga de ladinho”. Não importa se é da época dos discos, fitas, CDs ou da era Spotify, se uma música cai no gosto do povo ela rapidamente começa a “hitar” e despertar a curiosidade do público pela vida do artista que a interpreta.
 
Benefícios para a saúde
Você sabia que ouvir música, especialmente a clássica pode trazer vários benefícios à saúde? Além de melhorar o humor ela é capaz de favorecer o desempenho durante atividades físicas, reduzir a ansiedade, aliviar a dor, combater a insônia, ajudar no desenvolvimento cognitivo e baixar a pressão arterial. E tudo isso foi comprovado pela ciência!


E aí, o que você está esperando para ligar o som e ouvir a sua música preferida?

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »