Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/09/2022 às 14h46min - Atualizada em 03/09/2022 às 13h06min

A Iniciativa da Educação Antirracista é lançada com o Projeto Seta

Belém é uma das seis Capitais brasileiras a receber as projeções desenvolvidas para o evento de estreia

Rafaela Moreira - Editado por: Gabriela Gouveia
Projeto Seta com aliança entre a Actionaid, Campanha pelo Direito a educação, Instituto da mulher negra, Diretora do programa Seta Actionaind Ana Paula Brandão
SAE Digital
O Projeto Seta é uma iniciativa em prol da educação antirracista no Brasil. É fruto de uma aliança entre a Campanha Nacional pelo direito a educação, juntamente com o Instituto da Mulher Negra, Actionaid. Entre suas ações a iniciativa pretente desenvolver uma base de evidências multimídias das experiências vividas do racismo na educação e na sociedade brasileira, facilitando os diálogos em escolas e instituições, mobilizando campanhas antirracistas em quatro áreas da educação: currículo, formação de professores, cultura escolar e financiamento.

No lançamento do Projeto foram feitas projeções em seis capitais brasileiras (Belém, Brasilia, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre), com mensagens, dados e reflexões da importância de combater o racismo nas escolas, enfrentar as desigualdades sofridas por pessoas negras e promover a equidade racial.

 

A diretora do Projeto Seta e do programa Actionaid Brasil, Ana Paula Brandão afirma: O Projeto Seta nasce com uma capilaridade  nacional e internacional e acúmulo de organizações que já atuam com a transformação social no país com diferentes iniciativas. A ideia é que as projeções chamem a atenção da população nesse primeiro momento, com mensagens e imagens que explicitem a intenção dessa aliança para a educação antirracista. Entendemos a necessidade da escola ser o espaço de combate ao racismo, de oferecer o mesmo tratamento para crianças e adolescentes que vêm de lugares diferentes e histórias diferentes" - pontua.

Além disso, ela também conclui "Tem muita coisa que precisa ser reformulada na educação. A educação popular, a tradição oral, os valores civilizatórios africanos devem ser inseridos nas práticas pedagógicas, pois fazem parte da nossa construção social".

Um dos pontos importantes do projeto estão em fazer uma educação antirracista fazendo valer a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) alteradas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, pois apesar das Leis existirem na prática não é aplicada.

Com base em dados coletados pela Campanha Nacional pelo direito a educação, ainda há uma imensa resistência na sociedade e nos sistemas de ensino à implementação dessas conquistas legais e as mudanças almejadas exigem construir um processo de tranformação global que aborde as diferentes dimensões das escolas e das políticas educacionais.

O projeto seta pretende contribuir para essa transformação, com base nas lutas dos movimentos negros do país, garantindo os direitos e rompendo as imagens negativas no espaço escolar, A superação do racismo é central para a democracia e para a sociedade. 


 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »