Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2023 às 22h05min - Atualizada em 19/06/2023 às 21h59min

Surto de febre maculosa causa medo nos brasileiros

Nos últimos dias quatro pessoas morreram em Campinas após contraírem a doença

João Victor Rodrigues - Editada por Nick Santos
Reprodução Getty imagens

A febre maculosa é uma doença transmitida ao ser humano através da picada do carrapato estrela. Ela não é transmissível de uma pessoa para outra, mas causa sérios riscos a saúde e pode levar a morte. Neste mês de junho, quatro pessoas morreram em Campinas após contraírem a doença. A febre maculosa existe no Brasil há 94 anos, começou com os primeiros casos em São Paulo e tem alta taxa de mortalidade. 

A enfermidade é mais comum em pessoas que moram e frequentam áreas rurais ou tem algum tipo de contato com cavalos, capivaras, vacas ou cachorros com carrapato. Se for diagnosticada rapidamente a doença pode ser tratada através de antibióticos. Em entrevista ao SBT Brasil, a pesquisadora Elba Lemos, que estuda a febre maculosa há anos, declarou que “depois dos mosquitos, os carrapatos são os principais transmissores de doenças".

 

SINTOMAS

Os sintomas da doença são semelhantes ao da dengue, chikungunya e leptospirose. O indivíduo pode ter febre, sentir dor de cabeça, dores musculares, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.

 

DIAGNÓSTICO 

O diagnóstico é realizado através do teste sorológico que permite detectar anticorpos anti-rickettsia no sangue.

 

TRATAMENTO

O tratamento é realizado através de antibióticos específicos. Em casos mais graves é necessário a internação do paciente. Também é de suma importa que o tratamento seja realizado o mais breve possível para não causar danos maiores que podem levar a morte.

 

PREVENÇÃO

Se possível evite lugares de mata. Sempre que permanecer nesses ambientes é aconselhável usar botas além de roupas claras e longas. Esteja atento para garantir que não há carrapatos grudados ao corpo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »