Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/10/2022 às 18h42min - Atualizada em 14/10/2022 às 18h25min

História da Democracia

Filmes, séries e livros para se aprofundar no assunto!

Fabielly Medina - editado por David Cardoso
#História #Democracia #Conhecimento #Cultura
Algumas produções sobre o tema. (Foto/Montagem: Fabielly Medina.)
Diariamente somos convidados a tomar decisões e fazer algumas escolhas. E esses “convites” aumentam quando o assunto é ano eleitoral. Pensando nisso, resolvi trazer as origens, a história e algumas sugestões para “entrar de cabeça” e entender a história da Democracia.  
 
Democracia: O que é? Qual sua origem? E qual a sua importância para a sociedade?
De acordo com o dicionário Aurélio, Democracia é: “Governo em que o poder é exercido pelo povo. As suas origens estão a 510 a.C, na Grécia Antiga, porém se consolidou numa fase política forte da cidade de Atenas quando os homens iam às praças e discutiam os assuntos da cidade e depois, votavam na solução que parecesse melhor. Alguns historiadores acreditam que ela vem do termo dēmokratiā, derivado de duas palavras gregas: dēmos, que significa “pessoas comuns” e kratos, que significa “poder”. Portanto, democracia significaria “o poder do povo comum”.
Atualmente, existem basicamente dois tipos de democracia: Direta, onde as decisões políticas são tomadas diretamente pelo cidadão que expressa sua opinião sem intermediários. E indireta ou participativa que é um sistema democrático em que as decisões políticas não são tomadas diretamente pelas pessoas. Cabe ao individuo escolher representantes que deverão zelar pelos seus interesses através do voto. Esse é o caso da democracia exercida no Brasil. 
Urna Eletrônica, um exemplo da Democracia indireta. (Foto/Reprodução: G. Imagens)

Sua importância se firma no fato de que com ela, a liberdade de escolha é garantida aos cidadãos porque a mesma trás uma idéia de participação (uma vez que todo voto importa), de ter voz ativa, debater e poder decidir qual o melhor representante para suas idéias.
 


Filmes, livros e séries sobre o assunto!
 
Em 2006, Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que na época, cerca de 26% dos brasileiros não sabiam do que se tratava a democracia. Em 2019, outro estudo mais recente realizado pela Latinobarómetro, mostra que, entre todos os países da América Latina, o Brasil é o que menos confia no sistema democrático. Por isso, com tantos novos eleitores surgindo a cada momento, os filmes, livros e séries são ótimas opções para aprender sobre esse conteúdo que trata do sistema de governo mais aplicado no mundo atual. Confira!
 
Democracia em Vertigem (2019) é um documentário brasileiro que conta os bastidores do impeachment da presidente do Brasil Dilma Rousseff, o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva e a votação que elegeu a presidência, o candidato Jair Messias Bolsonaro em 2018.
 
 Além da Democracia é um livro escrito por Frank Karsten e Karel Beckman. No exemplar, eles mostram por meio de 13 mitos o que há de errado com o sistema democrático.
 
O mecanismo (2018) é uma série brasileira estrelada por Selton Mello e baseada nas investigações da Operação Lava-Jato (Uma das maiores iniciativas de combate à corrupção da história recente do Brasil).      
 
A dama de ferro (2011) é um filme britânico, baseado na vida de Margaret Thatcher (1925-2013) a primeira-ministra britânica na época em que a Inglaterra declarou guerra a Argentina.  
 
 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »