23/11/2022 às 22h56min - Atualizada em 23/11/2022 às 22h37min

Seleção Brasileira começa a caminhada em busca do sexto título de Copa do Mundo

Tite deve ir a campo com o que tem de melhor para este duelo; Sérvia busca avançar para as oitavas de final pela primeira vez em sua história

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Comemoração do gol de Thiago Silva contra a Sérvia em 2018 (Foto: Grigory Dukor/Reuters)
A ansiedade para o torcedor brasileiro está chegando ao fim. Após quatro anos e meio de espera, o Brasil estreia na Copa do Mundo contra à Sérvia, nesta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), no estádio Lusail. O jogo é valido pelo grupo G, que é completado por Suíça e Camarões.
Em território nacional, a partida terá transmissão da Rede Globo pela TV aberta, e do Sportv, fechada, além do aplicativo do Globo Play. Outra opção pela internet é o Capa do Cazé, disponível no Youtube e na Twich.
Brasil e Sérvia também se enfrentaram na fase de grupos da Copa do Mundo de 2018. Naquela ocasião, o time canarinho venceu por 2x0.


 BRASIL
A Seleção Brasileira vai a campo com força máxima para o duelo, já que não possui desfalques. A única dúvida em relação ao time titular era entre o meia Fred e o atacante Vinícius Júnior. Caso o jogador do Manchester United conseguisse a vaga, o meia Lucas Paquetá iria se deslocar para a ponta esquerda. Entretanto, o escolhido foi o atleta do Real Madrid. Com isso, Paquetá joga ao lado do volante Casemiro. Dessa forma, Neymar joga centralizado.
Uma das dúvidas era quem seria o capitão do time. Mas durante a semana, foi revelado que o zagueiro Thiago Silva usará a braçadeira durante a competição, assim como em 2014.
Ao todo, são nove jogadores remanescentes da Copa de 2018 no elenco. São eles: os goleiros Alisson e Éderson, os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, o lateral Danilo, os volantes Casemiro e Fred, além dos atacantes Neymar e Gabriel Jesus.
O Brasil vai em busca do hexacampeonato da Copa do Mundo. Em 22 edições, participou de todas. No entanto, após conquistar o último título em 2002, não conseguiu mais chegar a uma final. A melhor colocação foi jogando em casa, quando ficou em quarto lugar, no ano de 2014. Nas edições de 2006, 2010 e 2018 foi eliminado nas quartas de final.
Provável escalação do Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar, Richarlison e Vinícius Júnior (Fred). Técnico: Tite

SÉRVIA
Já a Sérvia tinha como dúvida o atacante Mitrovic. O atleta sofreu uma lesão no pé no dia 29 de outubro e não havia se recuperado. Devido ao problema, o centroavante ficou ausente do amistoso contra o Bahrein, último da preparação para a Copa do Mundo. No entanto, ele está 100% recuperado e deve entrar como titular.
Mitrovic é uma das referências do time da Sérvia para esta edição. O atacante de 28 anos possui 12 jogos na atual temporada e nove gols marcados. Na temporada passada, disputou 46 partidas e 43 gols, além de sete assistências.
Em contrapartida, o técnico Stojkovic não sabe se contará com o meia Filipe Kostic, jogador da Juventus, que está se recuperando de lesão. O atleta foi a campo em 21 jogos na atual temporada. Ele tem um gol e duas assistências. Seria titular se estivesse 100%, mas deve buscar se recuperaração para as outras duas rodadas da fase de grupos. Outro destaque é o atacante Vlahovic. Também jogando pela Velha Senhora, fez 15 jogos e sete gols na atual temporada.
A Sérvia tem pouca tradição na Copa do Mundo. Esta é apenas a terceira participação. As outras duas ocorreram em 2010 e 2018. Em ambas foi eliminada na fase de grupos. Todavia, vale destacar que, por conta de conflitos geopolíticos, os sérvios são considerados uma seleção jovem e, inclusive, participaram do mundial de 2006 como Sérvia e Montenegro.
Provável escalação da Sérvia: Savic; Milenkovic, Veljkovic, Pavlovic; Zivkovic, Guedelj, Savic, Mladenovic e Tadic; Mitrovic e Vlahovic. Técnico: Dragan Stojkovic


Retrospecto do confronto
Brasil e Sérvia se enfrentaram duas vezes na história do futebol. Em ambos os confrontos, o time canarinho levou a melhor. Venceu por 1x0 em um amistoso realizado em 2014 e 2x0 na copa da Rússia em 2018.
 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »