Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/11/2021 às 13h30min - Atualizada em 16/11/2021 às 13h30min

Instituições de ensino começam retorno as aulas presenciais

UFMG
Devido a pandemia, instaurada em março de 2020, universidades e escolas precisaram fechar suas portas e adaptar o seu sistema de ensino para as plataformas online. Essa mudança brusca e repentina, propiciou a queda da qualidade do aprendizado de diversos alunos e escancarou ainda mais as desigualdades em nosso país. Entretanto, após quase 2 anos sem aulas presenciais, diversos estados têm se preparado para os retornos híbridos e/ou presenciais, entre eles Minas Gerais.
 
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a maior do estado, iniciou em setembro de 2021, o retorno gradual das aulas em formato semipresencial. As aulas práticas e/ou de laboratórios foram retomadas presencialmente, porém utilizando apenas 40% da capacidade total de ocupação. Para garantir o retorno de seus alunos de maneira segura, a Universidade disponibilizou em seu site o plano para retorno das aulas presenciais, neste plano definiu-se: (Inserir Imagem Tabela UFMG)
 
Enquanto a UFMG iniciou seu retorno híbrido em setembro de 2021, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), vai iniciar seu Período Híbrido de Transição no dia 22 de novembro. O cronograma da UFV para o retorno às aulas presenciais ficou estabelecido da seguinte maneira:
 
Data Situação
22/11/2021 á 22/12/2021 Todas as aulas ocorrerão em formato remoto
24/01/2022 a 02/04/2022 As aulas ocorrerão integralmente em formato presencial, de forma prioritária. Salvo exceções, que justificadas, poderão ocorrer de maneiras semi presenciais ou remotas
 
A Universidade Federal de Juiz de Fora, também aprovou em outubro de 2020, o retorno das atividades em formato híbrido. Sendo que os cursos híbridos que optaram por aulas práticas e estágio obrigatórios na modalidade presencial, tiveram seu início no dia 03 de novembro. Já a Universidade Federal de Ouro Preto, ainda se encontra em debate sobre como irá ocorrer o retorno das atividades presenciais.
 
Com o anúncio do retorno às aulas, a expectativa gerada sobre os alunos é imensa uma vez, que o ensino remoto obrigatório, trouxe a frente problemáticas e dificuldades para grande parte do corpo docente. Ao conversar com os alunos algumas das dificuldades mais relatadas foram:
 
  • Dificuldade de concentração e de acompanhar as aulas de forma online;
  • As metodologias que não foram adaptadas para o EAD, dificultando a compreensão das matérias
  • Problemas de conexão com a internet
  • Pouco acesso às tecnologias
 
Entre as expectativas para o próximo semestre letivo destaca-se o anseio por maior qualidade no aprendizado e melhoria na produtividade.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »