Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/06/2022 às 04h01min - Atualizada em 01/06/2022 às 03h45min

Após 22 anos, dois cadernos de Charles Darwin foram devolvidos à biblioteca de Cambridge

Itens foram encontrados em um pequeno embrulho com a mensagem “feliz páscoa, bibliotecária"

Carlos Germano - Editado por Manoel Paulo
Cadernos roubados há 20 anos foram devolvidos anonimamente a Jessica Gardner, bibliotecária da Universidade de Cambridge (Imagem: Stuart Roberts/Cambridge University Library)

Após um “sumiço” de 22 anos, dois blocos de anotações de Charles Darwin (1809-1882) reapareceram misteriosamente na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A responsável por encontrar os dois volumes foi Jessica Gardner, uma bibliotecária da universidade, que encontrou eles dentro de um pequeno embrulho com a mensagem “feliz páscoa, bibliotecária”.

 

A devolução foi feita em uma área pública do quarto andar da biblioteca, em 9 de março, em uma área não coberta pelo circuito interno de segurança. Quem os deixou e onde eles estavam permanece um mistério.

 

Os cadernos possuem alguns dos rascunhos de sua teoria da evolução, incluindo o importante esboço de sua Árvore da Vida.  Eles foram escritos em 1837, quando o naturalista tinha 28 anos de idade, logo após o retorno da viagem de cinco anos a bordo do navio HMS Beagle.

 

“Meu sentimento de alívio pelo retorno seguro dos cadernos é profundo e quase impossível de expressar adequadamente”, disse Gardner. 

 

Em setembro de 2000, os cadernos sumiram da biblioteca após serem retirados do arquivo para uma sessão de fotografia. Contudo, apenas em janeiro de 2001, perceberam o sumiço dos dois volumes.

 

A equipe da biblioteca acreditava que eles haviam sido guardados em outro setor. Na época, buscas sem sucesso foram feitas no acervo que reúne mais de 10 milhões de livros, documentos e manuscritos. Como resultado, a polícia local foi notificada, e os cadernos foram incluídos no banco de dados da Interpol de obras de arte roubadas.

 

Agora, com a devolução, os blocos de anotações estão guardados em um cofre seguro na biblioteca, mas serão exibidos ao público em julho, como parte de uma exposição gratuita intitulada Darwin in Conversation.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »