Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/05/2022 às 12h13min - Atualizada em 20/05/2022 às 12h02min

O Eclipse Lunar pôde ser visto em todo o Brasil; Confira os próximos eventos astronômicos que estão por vir

Reunindo diversos espectadores, o Eclipse Lunar aumentou as expectativas sobre os acontecimentos que ainda vão acontecer

Felipe Nunes - Editado por Manoel Paulo
Canaltech, Fundação Cecierj, NASA e In the Sky
Foto: Freepik

Na noite de domingo (15) e na madrugada de segunda-feira (16), o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua proporcionou o acontecimento de um dos eventos astronômicos mais esperados do ano: o Eclipse Lunar Total. O fenômeno foi visto não apenas no Brasil, mas em diversos outros países também e fez com que os apreciadores ficassem acordados até altas horas para acompanharem o ápice da tonalidade avermelhada presente na Lua.

 

Popularmente conhecido como “Lua de Sangue”, o acontecimento pôde ser visto sem o uso de equipamentos ópticos profissionais, ocasionando um número maior de observadores. Isso porque, quando os eventos demandam de aparelhagens técnicas, o público de espectadores se restringe aos profissionais do ramo, como astronautas, engenheiros aeroespaciais e astrônomos.

 

Por esse motivo, diversas pessoas se reuniram em bosques, praças e demais locais a céu aberto para assistirem o Eclipse com maior clareza. E nas redes sociais, o episódio foi alvo de diversas publicações, fotos e vídeos. Além disso, a expectativa com os próximos eventos cresceu entre os internautas e especialistas da área.

 

Confira abaixo os outros eventos que ainda acontecerão em 2022:

 

Conjunção de Júpiter e Marte
 

De acordo com a Fundação Cecierj, no dia 29 de maio, Marte e Júpiter entram em conjunção e o fenômeno poderá ser acompanhado sem equipamentos técnicos, como aconteceu com o Eclipse Lunar total.

 

Superlua
 

No mês de junho, especificamente no dia 14, a Lua ganha destaque novamente, dessa vez transmitindo a impressão de brilho e tamanho elevado, graças à sua aproximação com o planeta Terra. O acontecimento será visível a olho nu e também se repetirá no dia 13 de julho. Portanto, o ano de 2022 contará com duas Superluas. 

 

Chuva de Meteoros Perseidas
 

Segundo o site “Canaltech”, entre os dias 11 e 12 de agosto acontecerá uma chuva de meteoros Perseidas em velocidades que podem chegar até 60 km/s. No entanto, os rastros deixados permanecem visíveis apenas por alguns segundos.

 

Meteoros Oriônidas
 

Assim como a chuva Perseidas,  os meteoros Oriônidas irão aparecer no céu. Todavia, de uma forma diferente: com velocidades e rastros elevados. O evento acontecerá no dia 21 de outubro.

 

Chuva Gemínidas
 

Antecedendo às festividades natalinas, o último fenômeno astronômico do ano, a chuva Gemínidas, acontece no dia 14/12.  Esse acontecimento é ocasionado pelo célebre asteroide 3200 Faetonte. 

 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »