Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/11/2022 às 00h20min - Atualizada em 27/11/2022 às 21h36min

Croácia goleia o Canadá e lidera o grupo F da Copa do Mundo

Equipe sofreu o gol mais rápido da edição até o momento, mas aproveitou as brechas do esquema de John Herdman para chegar à vitória

Tiago Silva - labdicasjornalismo.com
Jogadores croatas comemoram um dos gols marcados contra o Canadá. Fonte: Adrian Dennins/AFP/Superesportes.
A Croácia superou o susto no início do jogo e venceu o Canadá, de virada, por 4 a 1, neste domingo (27), em partida válida pela segunda rodada do grupo F da Copa do Mundo do Catar. Os gols dos Xadrezes foram de Kramarić (2), Livaja, e Majer.  Já Alphonso Davies fez o primeiro gol dos Vermelhos na história dos Mundiais e o mais rápido do torneio deste ano até agora. Com o resultado, a Croácia e Marrocos lideram o grupo F com quatro pontos. A Bélgica, está em terceiro com  três. Assim, croatas precisam do empate com os belgas para passar de fase. Enquanto isso, Seleção Canadense, com zero ponto, está eliminada.

Em campo, os canadenses tiveram uma postura inicial diferente em comparação ao jogo passado. A ofensividade gerou o primeiro gol do país em Copas com pouco mais de um minuto, mas a comodidade com o resultado fez o time recuar muito cedo. Dessa forma, os croatas partiram pra cima e conseguiram a virada ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o nervosismo dos Vermelhos deu as brechas necessárias para os Xadrezes ampliarem o placar, fator importante para terminarem a rodada na liderança do grupo.


A partida ficou marcada por conta das provocações que o técnico da Seleção Canadense, o inglês John Herdman, fez após a derrota para a Bélgica, na primeira rodada. Herdman afirmou que a seleção iria "f... a Croácia". Em resposta, o croata Zlatko Dalić pediu respeito e, após a partida, afirmou que o rival "vai levar um tempo para aprender algumas coisas".

PRIMEIRO TEMPO

O Canadá precisou de apenas um minuto e seis segundos para abrir o placar no Khalifa: Tajon Buchanan, pela direita, cruzou para Alphonso Davies, de cabeça, fazer história por sua seleção. O gol  histórico foi do jogador de maior referência do elenco.

A Croácia não se intimidou e começou a atacar. Aos seis minutos, Kramarić driblou Laryea pela direita e forçou o chute. A bola esbarrou no camisa 22 canadense e quase enganou o goleiro Borjan.

Uma nova chance de perigo só voltou a aparecer no jogo aos 21 minutos, quando Kovačić acionou Livaja, que chutou fraco para a defesa segura do goleiro canadense.

O empate croata quase veio aos 25 minutos, quando Livaja tocou para Kramarić. O camisa nove se livrou de dois marcadores antes de chutar no canto oposto de Borjan, porém o bandeira marcou o impedimento do camisa 14 durante um passe de Modrić.

Dez minutos depois, o primeiro gol croata de fato saiu: Perišić, pela esquerda, encontrou Kramarić na grande área, e o camisa nove não deu chances para Borjan. A virada veio aos 44 minutos, com a tabela entre Juranović e Livaja. O camisa 14, de primeira, acertou o canto direito do goleiro canadense.

SEGUNDO TEMPO

O Canadá retomou sua postura ofensiva e teve mais  posse de bola na segunda etapa (59%). Porém, isso não foi suficiente para chegar ao gol do empate e, consequentemente, gerou brechas que levaram a Croácia a amplicar o resultado na segunda metade.

Com três minutos de jogo, Jonathan Osorio, que entrou no intervalo, fez uma jogada individual e, de fora da área, finalizou muito perto do gol croata. A bola foi para fora.

Os Xadrezes voltaram a trazer perigo aos oito minutos, quando Modrić, pela direita do campo, acionou Kramarić. O camisa nove chutou de primeira e Borjan espalmou para escanteio.

Os Vermelhos responderam dois minutos depois, com o passe de Buchanan para Jonathan David. O camisa 20 chutou de primeira e forçou Livaković a espalmar.

A Croácia chegou ao terceiro gol a partir da jogada de Perisić pela direita. O atacante driblou Junior Hoilett e cruzou para Kramarić, que ajeitou a bola e chutou rasteiro no canto direito de Borjan, sem chances de defesa. A bola passou por baixo das pernas do meia Hutchinson antes de entrar na meta canadense.

E Perisić foi novamente o iniciador de uma jogada perigosa: aos 33 minutos e novamente pela esquerda, ele enfrentou a marcação de Johnston. Seu cruzamento desviou na marcação e sobrou para Kovačić, que ajeitou para Brozović finalizar. Borjan defendeu com a perna.

O quarto gol croata saiu no terceiro de seis minutos de acréscimo: Kamal Miller falhou ao tentar dominar a bola no meio campo, e Oršić armou o contra-ataque croata. No um contra um, ele preferiu dar a assistência para Majer, que o acompanhou pela direita.

PRÓXIMOS JOGOS

Ambas as seleções jogarão a terceira rodada em primeiro de dezembro, às 12h (horário de Brasília). A Croácia, com chances de classificação, terá um duelo contra a Bélgica, no estádio Ahmed bin Ali. Já o eliminado Canadá cumprirá tabela contra Marrocos no estádio Al Thumama.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »