Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2022 às 14h50min - Atualizada em 05/12/2022 às 14h06min

Resenha | Uma garota de muita sorte

Filme conta a história de uma mulher que aparenta ter uma vida perfeita, mas que é atormentada pelos abusos e uma tragédia ocorrida no passado.

Giuliane Fagundes - Revisado por Flavia Sousa
Apesar das aparências, Ani não tem uma vida perfeita. (Foto: Reprodução/Divulgação/Netflix)

 O filme ‘Uma garota de muita sorte’, lançado em outubro pela Netflix, chamou a atenção do público ao se inspirar em uma história real de uma mulher que tentava lidar com as consequências dos abusos sofridos na adolescência. Apesar de aparentar no nome e nas primeiras cenas uma roupagem de uma comédia romântica aos telespectadores, a história surpreende ao tomar um caminho diferente do esperado, retratando uma história de luta pela sobrevivência.

 

Ani FaNelli (Mila Kunis), trabalha em uma das revistas mais renomadas de Nova York e está prestes a se casar com Luke Harrison (Finn Wittrock), ex-atleta da faculdade, no entanto, apesar de acreditar estar construindo a vida dos seus sonhos, a felicidade é nublada pelas lembranças e as marcas que o passado deixou em si. A protagonista é a única sobrevivente ilesa de um tiroteio ocorrido na escola em que estudava na adolescência, em 1999, no entanto, ela nunca foi considerada uma vítima pela sociedade, já que, Dean Barton (Alex Barone), um dos sobreviventes que ficou paraplégico, acusou Ani em ser conivente com os atiradores. Apesar da tragédia ocorrida, ela acreditou que havia seguido em frente e nunca expôs a sua versão dos fatos, porém quando um jornalista a convida a participar de um documentário sobre o tiroteio, os traumas e as lembranças adormecidas voltam a atormentá-la. 


Retorno ao passado
 

O único lado da história conhecido por todos é o de Dean e desde o atentado, ele havia se tornado um exemplo de sobrevivência e combate à mudança na posse de armas, realizando discursos no congresso e entrevistas na televisão, portanto, na tentativa de mostrar a sua perspectiva do ocorrido, Ani decide participar do documentário em seus termos e condições. Evitando encontrá-lo, ela decide ser sincera sobre o seu passado aterrorizante, contando ao diretor que fora estuprada por Dean na adolescência, pouco antes do massacre ocorrer e que na época, ninguém além de seu professor e amigos, Arthur (Thomas Barbusca) e Ben (David Webster), acreditaram em si.  
 

Trailer oficial do filme 'Uma garota de muita sorte'. (Reprodução: YouTube/Netflix)

 

Ani estava no refeitório quando a explosão ocorreu e após alguns instantes inconsciente, uma colega a arrastou para os corredores em direção as escadas, mas um dos atiradores, Ben, os encontrou, porém, deixou o restante dos colegas para trás, dando oportunidade para que Ani deixasse a sala e retornasse para o refeitório. Ela encontrou Arthur, seu amigo e segundo atirador que dá a arma em sua mão para que ela mate Dean, no entanto, tentando acabar com o tiroteio, Ani esfaqueou o amigo. Apesar de nunca ter sido acusada pela polícia, por ser amiga dos garotos que assassinaram diversos jovens naquele dia, ela se tornou cúmplice aos olhos da sociedade, principalmente após as acusações de Dean, já que segundo Ani, ninguém deixaria de acreditar em um garoto que estava paraplégico. 

 

Enquanto era entrevistada pelo diretor do documentário, Dean aparece a fazendo deixar o local e encerrar a entrevista. Disposta a expor a sua história de abuso, Ani vai ao encontro do abusador e grava a sua confissão, expondo ele em um texto publicado no The New York Times.

 

Uma vida de aparências 

 

Após a publicação do texto, ela é confrontada pelo noivo, que não sabia da situação, a culpando por revisitar um assunto que acontecera há anos e por ela não ser a mesma mulher de alguns meses atrás. Na discussão, Ani percebe que a mulher divertida, carismática e empoderada que fora um dia não passava de uma personagem criada por ela para se proteger e se encaixar na sociedade, que aparentava ser forte e ter deixado o passado para trás. Sem saber, a escritora espelhou os seus traumas em seu modo de agir e em seus relacionamentos, criando uma versão de si repleta de fingimentos e agora que encarava os abusos e a tragédia sofrida anos, não sabia quem era, do que gostava e desejava, já que havia construído uma vida em busca da própria sobrevivência. 

 

Ela decide embarcar em uma jornada em busca de descobrir quem realmente é, desta vez, sem nuances ou aparências e para isso, termina com o noivo e muda seu estilo de vida. 

 

Na obra, Ani carrega as marcas do passado em si, vendo o seu abusador tornar-se um herói para a sociedade e ela a vilã de uma história em que sempre foi vítima. ‘Uma garota de muita sorte’ é inspirado no livro de mesmo nome de Jessica Knoll, em que a história é fictícia, no entanto, o estupro vivido pela personagem também aconteceu da mesma forma na vida da autora. O abuso sexual deixa marcas que serão levadas para sempre, ele destrói vidas e as vítimas muitas vezes são questionadas e culpabilizadas, enquanto o abusador vive tranquilamente a sua vida. 

 

O filme é um dos mais importantes lançamentos da Netflix neste ano, em que o telespectador é impactado através da abordagem de assuntos delicados, em que Mila Kunis se destaca através de uma atuação impecável e capta todas as nuances da personagem.

 

Leia mais em: Adaptações de livros que virão em 2023


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »