Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2022 às 15h10min - Atualizada em 05/12/2022 às 14h49min

F.EST.A - Festival Estudantil de Audiovisual incentiva estudantes na produção audiovisual

Os três dias de festival contaram com sessões de curtas-metragens produzidos por estudantes do estado da Bahia

Karina Cassimiro - Revisado por Jonathan Rosa
Logo do evento. (Foto: Reprodução/Festival Estudantil de Audiovisual)

O IV Festival Estudantil de Audiovisual (F.EST.A) ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro, no Colégio Estadual Dr Antônio Ricaldi, em Porto Seguro. O evento é promovido pelo Imaginá! Circuito Permanente de Audiovisual, programa de extensão do Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB. Durante o festival foram exibidos 22 filmes produzidos por estudantes de diferentes cidades e universidades do estado da Bahia. 

Uma dessas estudantes é Carol Freire, 20 anos, do curso de Som, Imagem e Movimento (UFSB), que foi roteirista de três filmes ( Poda.; O Mensageiro e Disappointed) transmitidos durante o festival. Carol conta que já acompanhava o festival antes de entrar na universidade e acha importante valorizar os vídeos e trabalhos que faz dentro dos componentes curriculares e a relevância cultural que o evento traz.

"É legal estar aqui participando presencialmente vendo os filmes. É importante o pessoal, principalmente do SIM, do BI que estão produzindo participar pra gente valorizar o trabalho e conseguir produzir cada vez mais", relata a estudante na apresentação do filme "Poda".

Carol Freire ao microfone

Carol Freire ao microfone

(Foto: Reprodução/ Karina Cassimiro)

As sessões de curtas-metragens foram gratuitas e abertas à comunidade, nos dois últimos dias houve lotação da sala com sucesso de participação do público. Nas exibições dos filmes o público estava concentrado, interagiam rindo ou dando aplausos.

O festival foi concluído com a projeção de filmes mudos com improvisação de trilha sonora ao vivo, através do subprojeto Imagina! Reverbera, voltado às experimentações de formatos de exibição e fruição das obras, buscando reverberações entre o audiovisual e outras artes, particularmente as artes sonoras, que conta com a participação de estudantes da UFSB e da professora Ariane Stolfi, coordenadora do projeto.

 

Além das sessões de curtas-metragens, a programação do festival contou com oficinas de audiovisual, rodas de conversa, exibição de filmes mudos e pré-lançamento do livro Imagina! Cinema, território, educação.

O livro possui relatos, artigos e resenhas críticas de estudantes e docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia sobre vivências e reflexões a partir de quatro anos de experiências desenvolvidas no âmbito do programa de extensão
Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual em relação ao cinema, educação e o território sul baiano.


Para seleção dos filmes foram utilizados os critérios de originalidade e a relevância dos temas explorados; a criatividade em relação às formas de abordagem e ao manejo dos recursos expressivos (imagéticos e sonoros); a execução técnica.

Poderiam participar gratuitamente estudantes de ensino médio, técnico, de graduação ou pós-graduação mediante período de inscrição. Os filmes deveriam ter duração de até 20min encaixando em umas das categorias: Ficção; Documentário; Experimental e Animação.


Sobre o festival

Em atividade desde 2018, o F.EST.A é um subprojeto de caráter não-competitivo e não possui fins lucrativos realizado todo ano que tem como objetivo incentivar a produção audiovisual de jovens realizadores, proporcionando espaços de circulação de produções de caráter estudantil de todo o estado da Bahia procurando estabelecer diálogo com a educação básica. O local do evento a cada ano se alterna em uma escola pública de ensino médio.

O objetivo do festival é atuar de forma perene e qualificada dentro da UFSB, tornando-se uma referência para os estudantes e futuros/as profissionais do audiovisual, contribuindo para o fortalecimento dos cursos de Artes da universidade (em todos os níveis de formação), além de beneficiar de forma mais ampla a toda a comunidade ao fomentar uma vida cultural e artística mais rica e plural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »