Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/12/2022 às 11h56min - Atualizada em 05/12/2022 às 19h26min

Tradições natalinas e suas diferenças culturais pelo mundo

Conheça algumas dos mais diferentes costumes natalinos e como elas se caracterizam em cada região

Vitória Barbara - editado por Larissa Nunes
As mais diversas tradições natalinas ao redor do mundo. (Foto: Reprodução / Vitória Barbara)

Dezembro chegou e, logo, as expectativas sobre as festas do fim de ano estão se tornando cada vez mais aparentes. Várias pessoas ao redor do mundo já estão se preparando para comemorar, mais uma vez, uma dos eventos mais aguardados do ano: o Natal. Basta andar pelas ruas que você já vai se deparar com as decorações natalinas mais deslumbrantes. 

Mas você sabe como se iniciou as festividades natalinas?

Do latim natalis, a palavra Natal tem origem muito anterior ao nascimento de Jesus. Atualmente ele é comemorado no dia 25 de dezembro em vários países, mas nem sempre o Natal foi comemorado nesta data. A data oficial foi estabelecida a partir do século IV, e acredita-se que a data nasceu para celebrar o início do inverno romano que é celebrado neste dia.

Podemos dizer que o Brasil importou o Natal dos Estados Unidos e, deixando de lado o consumismo excessivo também herdado de lá, não vale a pena ir contra a algo que já virou parte da nossa tradição. Enquanto aqui no país a data é comemorada em meio as altas temperaturas do verão, a neve está presente em grande parte das festas no hemisfério norte. 

Não devemos esquecer que os grandes centros comerciais globais e agências de turismo já estão se preparando para proporcionar as melhores experiencias àqueles que amam se aventurar nessa época com as pessoas que ama. 

Sabemos que o Natal é uma das datas mais comemoradas do mundo todo, e apesar de haver diversos símbolos em comuns, como a árvore de Natal, existem também muitas tradições variadas, que refletem, justamente, as particularidades da cultura local de cada região do mundo. Não há nada que seja mais natalino do que as diversas tradições natalinas. 

Confira a lista de algumas das tradições de Natal mais diferentes e interessantes e, as particularidades de cada uma:


Natal brasileiro


Amigo secreto natalino.

Amigo secreto natalino.

(Foto: Reprodução / Cpaps)


Uma das tradições mais comuns das festas de fim de ano, especificamente o Natal, é o amigo secreto. O ato de presentear alguém durante a festividade natalina se tornou um costume marcante no Brasil. Essa tradição tem origem religiosa e se refere aos presentes que os três Reis Magos deram quando Jesus nasceu. 

O amigo secreto se fixou como tradição por volta de 1929, ano este, que aconteceu a grande depressão – período que afetou financeiramente a população. A vontade de se presentear era tanta que, um grupo de amigos decidiu fazer a brincadeira, e passou a ser chamada de “Secret Santa”. No Brasil, a tradição ficou conhecida como “amigo secreto”.


Natal italiano


Feirinha de Natal da Itália.

Feirinha de Natal da Itália.

(Foto: Reprodução / UOL)

O Natal da Itália é basicamente um evento que acontece mais fora de casa e é repleto de tradições e experiências. Um exemplo, são as feirinhas que estão presentes em todo país, iniciada na última semana de novembro e finalizada na primeira semana de janeiro.

A Feirinha de Natal de Vipiteno é uma das mais conhecidas. Vipiteno é uma cidadezinha medieval que está localizada no norte da Itália, que possui uma decoração deslumbrante e chamativa, além da culinária, que fazem com que a região seja muito cobiçada pelo turismo.


Natal sueco


Natal da Suécia.

Natal da Suécia.

(Fonte: Reprodução / Dorio Pra Cá)


Nos países escandinavos, o Natal se inicia no dia 13 de dezembro, data esta, que se comemora o dia da Santa Luzia. A Suécia possui uma das tradições natalinas mais peculiares do mundo. É realizado uma procissão em que as pessoas carregam tochas acesas. Depois disso, a festividade natalina é comemorada da mesma forma que os restantes dos países ocidentais.


Natal mexicano

 

Natal mexicano e suas tradições.

Natal mexicano e suas tradições.

(Fonte: Reprodução / Fluency Corp)


Falando sobre o natal mexicano não há como se decepcionar quando o quesito é singularidade. Os eventos natalinos já são iniciados a partir do dia 12 de dezembro com a festa da Nossa Senhora de Guadalupe e segue até fevereiro. 

No dia 16 de dezembro, é comemorado um dos eventos mais relevantes do México: as Posadas. O evento só é finalizado na véspera de Natal. No geral são 9 noites de puras festas, com direito a ponche quente e buñuelos – uma massa frita doce. No final, é claro, as famosas piñatas.

Natal estadunidense

Natal nos Estados Unidos.

Natal nos Estados Unidos.

(Fonte: Reprodução / Viagem Acessivel)


Apesar de que algumas tradições natalinas dos EUA se assemelham com as nossas tradições brasileiras, há alguns costumes específicos que caracterizam as festas de Natal por lá. Como mostrado nos filmes de Hollywood, o país possui um hábito de decorar o lado externo das casas com muita dedicação, o que faz com que há uma certa competição entre os vizinhos para saber qual é a casa mais “natalina”.

Outro costume, bastante comum entre as crianças, é o ato de deixar um prato de cookies com um copo de leite ao lado da lareira para receber o Papai Noel. 

Natal japonês

Natal japonês.

Natal japonês.

(Fonte: Reprodução / Coisas do Japão)


Por incrível que pareça, no Japão, a tradição de comer frango do KFC no Natal existe. O costume surgiu a partir de uma campanha de marketing de 1974 e até hoje, a empresa KFC registra sempre um maior número de vendas durante a véspera natalina.

De acordo com a população, comer frango frito enquanto celebra o natal com alguém, principalmente se forem crianças, o evento se torna ainda mais divertido e especial, o que transforma o dia.

Natal britânico

Natal na Inglaterra.

Natal na Inglaterra.

(Fonte: Reprodução / Un Caffe Perdue)


Não importa o quanto que as tecnologias tenham avançado, apesar das facilidades proporcionadas pelas redes sociais, os britânicos ainda possuem a tradição de enviar cartões postais para seus entes queridos e amigos durante as festas de fim de ano.

Outra tradição muito legal são os Mercados de Natal. Nestes mercados que ocupam as ruas de uma grande parte da Inglaterra, é possível encontrar presentes feitos à mão, comidas típicas, bebidas e, é claro, também podem achar os cartões postais.

Estes foram algumas das mais diversas tradições natalinas que existem ao redor do mundo. Cada tradição possui sua própria singularidade e é isso que torna o Natal um dos eventos mais versáteis. Como você irá comemorar o seu?

Leia mais sobre os filmes natalinos para já entrar no clima de Natal clicando aqui.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »