Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/12/2022 às 03h41min - Atualizada em 22/12/2022 às 03h41min

Palmeiras vence Paulista feminino e fecha ano especial

Palestrinas batem o Santos e conquistam o título diante do melhor público no Allianz em jogos da categoria

Paulo Octávio
Festa em casa: Bia Zaneratto celebra a conquista do Paulistão, que quebrou jejum de 21 anos do Palmeiras. Foto: Ettore Chiereguini/Agência Estadão
O Palmeiras é campeão Paulista feminino de 2022. Triunfo acaba com jejum de 21 anos sem o título estadual. Nesse meio tempo, equipe feminina foi desativada e voltou as atividades em 2019. Conquista foi confirmada com a vitória sobre o Santos por 2 a 1, nesta quarta (21), no Allianz Parque, após triunfo de 1 a 0 no jogo de ida. Bia Zaneratto e Ary Borges marcaram, e Ketlen descontou para as sereias. Equipe paulistana ganha premiação de um millhão de reais, o vice fica com 500 mil. É o maior valor destino em um campeonato feminino na história do país. Título encerra uma temporada mágica para as Palestrinas. Equipe venceu a Libertadores da categoria, em outubro, de forma invicta em sua primeira participação.  

A vitória também consagra Bia Zaneratto. A jogadora conquistou a Copa América e é um dos pilares da Seleção feminina, que disputará a Copa do Mundo no próximo ano.  Imperatriz, como é chamada, ainda negocia com a diretoria sua renovação de contrato. 

Título foi visto pelo melhor público no Allianz em jogos do Palmeiras feminino. Foram 20.071 pessoas, montante maior do que os 11.450 que viram a partida contra o Corinthians, em setembro. E esse foi o 15º torneio conquistado do Alviverde em 21 campeonatos em 2022 na soma de todas as categorias. Foi a 14ª conquista em 14 finais. A derrota para o Chelsea no Mundial de Clubes é válida pelo ano de 2021 e não entra nesta conta.

Já o Santos mantêm o jejum de conquistas. Desde 2018 não vence um campeonato pela categoria e viveu um ano regular. Foi eliminado na primeira fase do Brasileirão no primeiro semestre e conseguiu reagir no segundo ao ficar com o vice estadual.  

1º TEMPO

Palmeiras começou avassalador. No primeiro lance, Bia cruzou para Bianchi, que abriu o placar, mas a bandeira deu posição irregular da Zaneratto. Aos três, Bianca Brasil ficou cara a cara e parou na goleira. Depois, aos 10, a Imperatriz  driblou a marcação e bateu para fora com perigo. Na sequência, Verdão não conseguiu mais ficar no seu campo e tomou sufoco das santistas que trabalharam da intermediária para frente. 

Aos 13, Gi Fernandes bateu da entrada da área para boa defesa de Amanda. Depois, houve dois gols impedidos das visitantes. No primeiro, Cristiane, em posição irregular, desviou a falta no travessão e não valeu a conclusão. Depois, a mesma Cristiane recebeu de Thaisinha e finalizou na saída da goleira. Mas quando dominou estava a frente. 

Palestrinas só saíram de trás aos 34 quando Bianca invadiu a grande área e foi desarmada, no rebote, Bia fez a goleira Camila trabalhar. Sereias seguiram com vontade. Na sequência, Day Silva falhou e Fernanda cruzou para Cristiane, que errou a cabeçada.

Assim, primeira etapa terminou com mais volume das visitantes que precisavam de um gol para levar aos pênaltis e dois, no tempo normal.

2º TEMPO

Bola parada do Santos continuou em bom funcionamento. Logo no primeiro minuto, Gi Oliveira subiu mais que a zaga e errou o alvo. O panorama da etapa inicial seguiu o mesmo, com as sereias em dificuldade para conseguir o arremate decisivo. E o Palmeiras conseguiu identificar uma falha na zaga adversária: com a defesa da rival adiantada, em caso de  uma falha, a atacante iria sozinha para cara do gol. E, em duas vezes, esse lance foi fatal. Aos 21, Byanca Brasil do campo de defesa acionou Bia Zaneratto, que deu uma caneta na Tayla e bateu na saída da goleira. Um golaço que abriu o placar e aumentou a vantagem no agregado.

Dez minutos depois, foi a vez de  Bruna Calderan lançar Ary Borges. Ela ficou cara a cara com a goleira que defendeu para frente, a bola bateu na zagueira e sobrou para Ary em cima da linha. 2 a 0 e a taça ficou na mão das mandantes.

Em desvantagem, Santos tentou responder. Aos 37, Ketlen toca de cabeça no cantinho para descontar. Logo no lance seguinte, Palestrinas quase ampliaram com Duda, que acertou a trave. Foi último lance de perigo antes do final.

PRÓXIMOS JOGOS

Equipes entram em férias e voltam a campo em 2023. Palmeiras deve retornar aos gramados para disputa da Supercopa feminina em 5 de fevereiro. E o Santos, em 26 de fevereiro, para a disputa do Brasileirão feminino. Mas as tabelas dois dos campeonatos ainda será divulgada pela CBF.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »