Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/01/2023 às 17h02min - Atualizada em 27/01/2023 às 15h05min

Podcast ‘O Ateliê’ conta a denúncia de violência sofrida por ex-alunos de uma escola de arte

Programa narra a história de alunos que sofreram abusos psicológicos, físicos e exploração financeira

Karina Cassimiro - Revisado por Flavia Sousa
Capa do podcast “O Ateliê” (Foto:Reprodução/Spotify).

Lançado em 04 de Janeiro, O Ateliêé um podcast de investigação independente que acompanha a denúncia de ex-alunos do Atelier do Centro, uma escola de artes com sede na rua Epitácio Pessoa no centro de São Paulo. A escola de artes existe há mais de 20 anos e ex-alunos relatam que na verdade a escola seria uma seita onde sofreram agressões físicas, psicológicas e exploração financeira cometidos pelo fundador do Atelier, Rubens Espírito Santo.

 

A investigação durou mais de sete meses e envolveu uma equipe de seis pessoas, com entrevistas em cinco cidades diferentes. O podcast narra como a pintora Mirela Cabral, ex- aluna do Atelier do Centro, encontra o jornalista Chico Felitti e conta todos os abusos que sofreu durante os três anos que frequentava a escola de artes. Ela também se encontra com advogadas e procura outros alunos para fazer a denúncia contando o que viveu e presenciou para que outras pessoas não sofram o que ela sofreu.

 

Após a publicação do primeiro episódio, Rubens Espírito Santo publicou por meio do Instagram Conglomerado Atelier do Centro uma carta aberta em que nega a acusação de que a escola seria uma seita, já sobre as acusações de agressões, Rubens não nega, mas diz que foi consentido.

“O material produzido por ele traz relatos de ex-alunos que me acusam de agressões físicas e psicológicas, sobre as quais eu vou falar ao longo deste texto.

Para estes alunos, eu peço minhas sinceras desculpas pelos eventuais excessos, mesmo que consentidos, que tenham ocorrido em nossa relação, que em grande parte foi marcada por afeto, cumplicidade, aprendizado mútuo e por longos períodos de convivência”, diz a carta.

“No Atelier do Centro nós adotamos, de fato, um método bastante rigoroso. Nós trabalhamos com pequenos grupos de artistas, arquitetos, cineastas e outros profissionais de áreas criativas que têm interesse em experiências radicais no campo das artes.

Neste contexto de trabalho, é natural e proposital que surjam atritos e situações de confronto, como elementos provocadores. A convivência intensa e radical que propomos pode resultar em excessos, que reconheço, podem ter sido cometidos nas relações com ex-alunos, a quem mais uma vez peço desculpas, caso tenham se sentido negativamente afetados. Respeito as críticas e a dor de cada um “, completa Rubens. 

A carta pode ser lida na íntegra no site do Atelier do Centro ou ser conferida abaixo na postagem:

Publicação da carta aberta. (Reprodução: @conglomeradoatelierdocentro - Instagram).


 

Na terceira semana de lançamento, 'O Ateliê' alcançou o topo das paradas entre os podcasts mais escutados no Brasil na plataforma do Spotify. No YouTube o primeiro episódio intitulado - Uma pintura vista de longe, conta com 21 mil visualizações ganhando cada vez mais ouvintes.

 

O documentário terá 10 episódios e os novos episódios são lançados gratuitamente toda quarta-feira nas plataformas de áudios.  O podcast é produzido pela Pachorra Felitti Áudios, Livros e Filmes, apresentado por Beatriz Trevisan e pelo jornalista Chico Felitti, conhecido pelo podcast "A mulher da casa abandonada" que ganhou repercussão nas redes sociais no ano passado. 

 

É possível apoiar o podcast a partir de R$9,90 mensais através da plataforma  https://orelo.cc/chico/apoios e ouvir os quatros episódios do mês antes da publicação geral. Entre os benefícios para os assinantes são o acesso aos episódios extras com o desdobramento do caso; um grupo para trocar ideias; duas lives por mês com a equipe que participou do podcast e um fórum para tirar dúvidas.


Chico Felitti


É jornalista e autor de reportagens e podcasts. Em 2017 Chico publicou uma reportagem sobre o “Fofão da Augusta”, apelido de um artista de rua no centro de São Paulo conhecido por sua aparência que lembra o personagem da televisão nos anos 80  Fofão.

Capa do livro Ricardo e Vânia.

Capa do livro Ricardo e Vânia.

(Foto:Reprodução/Amazon).

A reportagem fez sucesso e se tornou livro chamado: Ricardo e Vânia – O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor (2019). Também publicou os livros A Casa: a história da seita de João de Deus (2020), Elke: Mulher Maravilha (2021) e Rainhas da Noite: as travestis que tinham São Paulo a seus pés (2022). No ano passado, escreveu e narrou o podcast investigativo A mulher da casa abandonada, com o jornal Folha de S.Paulo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »