Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2023 às 22h28min - Atualizada em 13/02/2023 às 22h16min

Maior campeão da NBA ganha documentário na Netflix

Dono de 11 anéis, Bill Russell é considerado uma lenda do esporte dos Estados Unidos

Larissa de Angelo - Editado por: Alan Martins
Bill Russell é dono de cinco MVPs de temporada. Foto: Divulgação/Netflix

Um dos maiores atletas de todos os tempos, Bill Russell, ganhou nesta última semana um documentário produzido pela Netflix. A produção “Bill Russell: Lenda da NBA” tem o objetivo de falar sobre a vida e o legado do jogador de basquete. O filme traz entrevistas exclusivas com o atleta além de várias fotos e vídeos inéditos do arquivo pessoal do atleta. 
 

O documentário é dividido em duas partes, totalizando cerca de 3h de conteúdo. Durante as gravações, diversos rostos familiares do mundo do basquete, como Larry Bird e Stephen Curry, deram entrevistas, além de amigos e competidores próximos a Russell. A produção não trata apenas da história dentro de quadra mas também mostra a vida do atleta como ativista pela luta dos negros fora das quadras.

Russell faleceu em 31 de julho de 2022 e, desde então, vem recebendo diversas homenagens, como foi o caso da aposentadoria definitiva da camisa 6, número que ele usava enquanto jogava. O documentário começou a ser produzido logo após sua morte para mostrar um pouco mais da vida pessoal do dono de 11 títulos da maior liga de basquete do mundo.

Dirigido por Sam Pollard, a produção vem recebendo elogios principalmente em relação à maneira que conseguiram passar a importância de Bill Russell para o esporte. O documentário, até o momento, alcançou uma nota de 76 no Metacritic.

 

Confira o trailer do documentário.


Trailer do documentário. Vídeo: Reprodução/Netflix/Youtube

 

Sinopse: O documentário analisa o legado do campeão de basquete Bill Russell, tanto na NBA, quanto na importante luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. O homem que marchou com Martin Luther King Jr. e foi pioneiro nos boicotes à NBA e na pauta antirracista. Através de arquivos de imagem históricos e entrevistas inéditas, sua história é revivida.

CARREIRA

Russell jogava basquete universitário pela Universidade de San Francisco quando foi draftado em 1956. Ele chegou ao Boston Celtics a partir de uma troca com o Atlanta Hawks e essa é considerada uma das maiores negociações da história. 

O atleta jogou como pivô e foi campeão logo em sua primeira temporada, ainda como calouro. Russell foi um dos maiores responsáveis pela “era de ouro” do Boston Celtics nos anos 60 em que o time ganhou 11 títulos em 13 temporadas.

Detentor de muitos recordes, Russell é o “homem com mais anéis de campeão do que dedos nas mãos”, sendo o maior campeão de um esporte. No período que jogou a NBA, Russell teve média de 15,1 pontos e 22,5 rebotes por jogo. Hoje, é o segundo jogador com maior número de rebotes da liga.

Foi o vencedor de cinco prêmios de MVP e doze convocações para o All Star Game, entrou para o time de defensores de todos os tempos e foi nomeado três vezes para o time do ano da NBA. Russell pode ser considerado um dos maiores atletas de todos os tempos.

O legado do atleta é tão importante que o título de MVP das finais tem seu nome, mesmo ele nunca tendo ganhado um. Além disso, a camisa 6 que Russell usou durante toda sua carreira foi aposentada oficialmente da NBA após o falecimento do atleta.


FICHA TÉCNICA

Título: Bill Russell: a lenda da NBA

Título Original: Bill Russell: legend

Produção: Netflix

Direção: Sam Pollard

Elenco: Bill Russell

Duração: 3h20 dividido em dois episódios

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »