Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2023 às 18h53min - Atualizada em 18/02/2023 às 10h56min

Corrida ao Oscar: Público nota ausência de filmes de terror

Mesmo após 94 edições, premiação ainda fecha suas portas para produções de horror

Ramon de Paschoa - Revisado por Flavia Sousa
Mia Goth e Keke Palmer em 'Pearl' e 'Não, Não Olhe', respectivamente (Foto: edição/Ramon de Paschoa)

A 95ª cerimônia do Oscar 2023 se aproxima e já foi divulgada a lista dos indicados deste ano, produções como Elvis (2022) e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022) estão presentes, mas alguns internautas sentem falta de outro gênero que é quase sempre esnobado: o terror. 

 

Desde sua criação no final da década de 20, apenas 18 filmes de terror receberam indicações e na maioria dos casos são colocados em categorias técnicas como mixagem de som e efeitos visuais.  Para se ter uma noção, o último filme de terror a receber uma indicação foi Corra! (2017) e apenas seis concorreram na categoria de Melhor Filme, mas só O Silêncio dos Inocentes (1991) ganhou. 

 

Um exemplo recente é ‘Pearl’, dirigido por Ti West, o público notou a ausência da atriz Mia Goth na categoria de Melhor Atriz pela sua performance no longa e em entrevista para o podcast Jake Takes, Goth diz que uma mudança é necessária se querem o engajamento de um público maior, “acho que seria benéfico para a academia, na verdade”, completa. 

“Acho que é muito político e não é totalmente baseado na qualidade de um projeto em si. Há muita coisa acontecendo [nos bastidores], muitos cozinheiros na cozinha quando se trata de indicações e categorias que são reconhecidas”. 

 

Nope (2022), filme dirigido por Jordan Peele, recebeu críticas positivas e sem nenhum sinal de uma estatueta pelo projeto. Mesmo com influência do horror contemporâneo, o diretor foi mais uma vez esquecido na corrida para o Oscar mesmo tendo em seu currículo Nós (2019) e Corra! (2017).

Não existe algum motivo aparente para que estas produções passem despercebidas pela bancada. O Iluminado (1980) é um clássico do cinema e não recebeu nenhuma indicação ao Oscar e muito menos em outras premiações grandes mesmo sendo marcadas por inúmeras cenas que são lembradas após 40 anos, até mesmo O Exorcista (1974) que de dez indicações só levou duas estatuetas em categorias técnicas. 


(Foto: Reprodução/HBO Max)

(Foto: Reprodução/HBO Max)

Cena classica de 'O iluminado'

Até mesmo a lenda da literatura de terror se pronunciou sobre esse descaso, após questionarem que a atriz Florence Pugh não receber uma indicação para Melhor Atriz pelo seu papel em Midsommar (2019), Stephen King fez um tweet dizendo que para o oscar, o terror normalmente é considerado um gênero periférico. Confira o tweet abaixo: 


 


É inegável a revolução que o terror trouxe para o cinema e se comparar com outros gêneros como o drama, dá para ver que a disputa é desigual. Filmes como Não, Não Olhe e Pearl – ambos de 2022, mereciam o reconhecimento da academia, mas foi o que disse Mia Goth, talvez seja questão de tempo para que o Oscar abrace o terror. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »