Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2023 às 20h42min - Atualizada em 26/02/2023 às 16h39min

Exposições imersivas em cartaz atrai público em São Paulo

Visitantes podem apreciar as amostras de Michelangelo, Frida Kahlo, Monet e Bansky até o dia 30 de abril

Victória Castilho - Revisado por Joyce Oliveira
Exposição biográfica de Frida Kahlo (Foto: Divulgação/CASACOR)
 
Com o retorno presencial do setor cultural após o isolamento social em consequência do coronavírus, São Paulo se torna palco de inúmeras mostras imersivas. 

As exposições imersivas criam experiências intensas em ambientes multissensoriais que trazem músicas, projetores de última geração, realidade aumentada, telas interativas e outros recursos para envolver o visitante. Essa expansão da arte digital contemporânea começou em Paris, quando o Atelier des Lumières apostou na ideia em 2018 e recebeu, no primeiro ano, mais de 1,2 milhão de visitas.

Dito isto, confira quatro exposições em cartaz este mês em Sampa.

Michelangelo: o mestre da Capela Sistina

A exposição do MIS Experience, espaço dedicado à cultura e tecnologia no Museu da Imagem e do Som, recebe ao todo 14 salas que detalham o processo criativo de 4 anos que Michelangelo levou para pintar a Capela Sistina. A visita em um espaço com mais de 1mil metros quadrados se inicia pelo ateliê do artista, que além das salas de imersão com projeções gigantes por todo o espaço, também trazem a arquitetura, história e curiosidades do pintor. O público pode apreciar a experiência ao longo de 23 minutos até o dia 30 de abril, com a opção de deitar no chão para visualizar as pinturas do teto. 

Endereço: Rua Cenno Sbrighi, 250 Barra Funda/SP
Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h, aos sábados das 10h às 19h e domingo das 10h às 18h
Os ingressos custam a partir de R$15 e de terça-feira é gratuito
Site: https://michelangelocapelasistina.com.br/sao-paulo/



Frida Kahlo: Uma biografia Imersiva

A maior exposição imersiva criada sobre a vida e obra da mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida como Frida Kahlo, chegou em São Paulo e vai até o dia 30 de abril. É possível mergulhar nos momentos mais especiais e relevantes da artista através de fotografias históricas, filmes originais, instalações artísticas e ambientes digitais. Em 90 minutos e visita, o público aprecia a holografia de "O Instante", reprodução do acidente de bonde que marcou a vida da artista. Outro destaque é "O Sonho", que reproduz a imaginação de Frida durante sua recuperação, época em que criou a maioria de suas obras.

O principal destaque da exposição fica no salão principal com uma viagem sensorial pelo "Universo de Frida", onde o visitante pode visualizar a mistura de obras em uma grande mistura de cores e movimentos.

Endereço: Shopping Eldorado Av. Rebouças, 3.970  Pinheiros/SP
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 11h às 21h
A classificação é livre para todos os públicos e menores de 12 anos devem estar acompanhados
Site: https://www.fridakahlosaopaulo.com.br/



Monet à Beira D'Água

A viagem sensorial pelas paisagens pintadas por Claude Monet, ícone do Impressionismo, traz um universo de cor, luz, arte e formas com 285 de suas obras e trilha sonoro ao fundo. O roteiro a beira d'água com projeções de suas pinturas em animações digitais 2D e 3D, mostram as margens de rios, mares e lagos. Em 65 minutos de visitação, a sensação que o visitante terá é de estar dentro de suas obras.

Endereço: Ilha Musical do Parque Villa Lobos  Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 Alto de Pinheiros/SP
Horário: Há diversas sessões e dias, entre no site e escolha o melhor para você
Ingressos a partir de R$80
Site: https://monetbeiradagua.com.br/sao-paulo/

 

The Art of Bansky

Com mais de 150 obras de Bansky, artista de rua britânico, The Art of Bansky: Without Limits reúne gravuras, litografias, fotos, esculturas, murais e instalações videomapping, feitas apenas para essa edição no Brasil. O artista preparou obras especiais que utilizam a técnica estêncil, em que é usado um molde vazado ou máscara para aplicar um desenho na superfície. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de abril, e para quem não conhece o artista, um documentário em vídeo oferece informações sobre sua vida e obras.

Endereço: Shopping Eldorado  Av. Rebouças, 3.970 Pinheiros/SP
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 11h às 21h
A classificação é livre para todos os públicos e menores de 12 anos devem estar acompanhados
Site: https://www.artofbanksy.com/saopaulo



Conheça outras exposições aqui: Artes na cidade de São Paulo: Melhores exposições da capital.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »