Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2023 às 10h57min - Atualizada em 26/02/2023 às 21h15min

O carnaval no Rio de Janeiro e sua influência no turismo da cidade

Praias, verão e desfiles das escolas de samba. O que o Rio de Janeiro tem de tão especial para ser um dos principais destinos no carnaval?

Myllena Vicente - Revisado por André Pontes
Sambódromo durante o desfile das escolas de samba. (Foto: Reprodução/ RioTur).

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente por suas celebrações durante o período de carnaval, sendo esta uma festividade importante para a identidade cultural da cidade, que se estende para além da festa em si, e está profundamente enraizada na história, na vida social e cultural da cidade.

 

Como ocorreu o surgimento do carnaval no Rio de Janeiro

Originalmente iniciado pela miscigenação da cultura europeia e africana, a festividade teve como maior influência os costumes das culturas africanas e periféricas. Com o passar do tempo, por diversas modificações sociais e territoriais, o carnaval, antes visto com um olhar de julgamento, passa a mudar sua perspectiva e ganha uma nova roupagem que atrai inúmeros turistas de todo o mundo.

 

Previamente, a festa era comemorada com desfiles de máscaras e carros alegóricos, pelas ruas da cidade. Com o tempo, a festa foi se transformando e se consolidando com a criação das escolas de samba e dos desfiles na Marquês de Sapucaí, que se tornaram a principal atração da festa. A influência da cultura afro-brasileira também é uma importante característica do carnaval no Rio, sendo representado por elementos como a música, a dança e os trajes africanos.



 

O diferencial do “jeitinho carioca” no período carnavalesco
  

O Carnaval é uma celebração que acontece em todo o Brasil, mas cada região tem sua própria maneira de se comemorar. Caracterizado pelos desfiles das escolas de samba, blocos de rua, festas em clubes, bailes de máscaras e outras atividades festivas que se estendem por todo o período carnavalesco. Sendo um importante evento turístico, com pessoas de todo o mundo vindo para o Rio para participar da festa, a cidade se prepara durante todo o ano para receber os turistas, com investimentos em infraestrutura, segurança e serviços para acomodar os visitantes.

 

A alta procura turística pela cidade durante o carnaval se dá pela combinação única de elementos culturais, artísticos e turísticos da cidade no período festivo. A localidade oferece uma ampla variedade de atividades para todos os gostos e idades, desde os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, até os blocos de rua, que são gratuitos e abertos ao público em geral.

 

O Sambódromo é um importante espaço para a realização do carnaval do Rio de Janeiro, onde as escolas de samba desfilam e disputam o título de campeã. O local foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1984, com capacidade para acomodar até 90 mil espectadores. O sambódromo, além de ser um ícone na arquitetura brasileira, é fundamental para a economia da cidade, gerando empregos e movimentando o turismo.


O impacto econômico e social do turismo durante o carnaval na cidade do Rio

Os blocos de rua envolvem uma grande quantidade de indivíduos, impactando positivamente a economia formal ao aumentar a circulação de pessoas em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e lojas próximas, além de impulsionar o setor de transporte. Além disso, o caráter informal do evento permite que ambulantes vendam bebidas como cerveja e refrigerante, gerando mais oportunidade de negócios.


Além disso, durante todo o ano as escolas de samba se preparam para os desfiles, gerando muitos empregos como ferreiros, costureiras, artistas plásticos, profissionais de limpeza, seguranças, carnavalescos, cantores, entre outros, contribuindo para a movimentação econômica. Vale lembrar que existem outras formas também de gerar lucros diretos como hospedagem, alimentação, bebidas, transporte local, passeios e compras, além dos lucros secundários por terceirizados como a indústria fornecedora de insumos, treinamentos, imóveis, hospitais, entretenimento e logística, que impactam diretamente a economia.

 

De acordo com dados divulgados pelo RioTur em 2019, a taxa de ocupação hoteleira na cidade do Rio de Janeiro atingiu 90%.  Em 2020, mesmo em meio à crise sanitária global, essa taxa se manteve elevada, atingindo 93%. Contudo, devido à suspensão do carnaval em 2021, houve uma queda para 83% em 2022, em decorrência do retorno gradativo, com base nos dados do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio). Entretanto, em 2023, de acordo com fontes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), a taxa voltou a subir, atingindo 96%, conforme o gráfico abaixo.


Com base nos dados, é perceptível que o retorno do carnaval após a vacinação contra a COVID-19 fez com que houvesse uma melhoria na concentração hoteleira e um aumento da busca de turistas pela cidade durante o período festivo, o que reafirma a importancia do carnaval para a economia da cidade. Nota-se que o aumento de empregos gerado pela alta demanda populacional na localidade durante o carnaval, movimenta não somente economicamente o munícipio, mas também reafirma a identidade cultural do Rio de Janeiro.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »