Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2023 às 12h44min - Atualizada em 13/03/2023 às 11h52min

Filme ‘Queen & Slim’ retrata a violência policial e o amor entre duas pessoas negras

Apesar de se tratar de uma ficção, o fato é que as maiores vítimas da violência policial são pessoas negras. Além disso, o filme apresenta uma história de amor em meio ao caos, insegurança e medo.

Evelin Oliveira - revisado por Anna Sá
(Foto: Divulgação/Universal)

O filme "Queen & Slim" é uma obra dirigida por Melina Matsoukas, roteirizado por Lena Waithe e James Frey. O longa retrata a relação entre a polícia e os negros nos Estados Unidos de forma intensa, mas vale ressaltar que no Brasil os casos são parecidos.

A história do casal se inicia após um encontro nada romântico que foi interrompido por policiais brancos racistas durante uma abordagem. Em um momento de medo, o personagem Slim lança um tiro fatal contra o policial em legítima defesa. Por conta disso, o casal decide fugir.

Desde que os personagens decidem fugir dos policiais, o filme mostra a luta do casal para sobreviver e encontrar um ambiente seguro em meio à perseguição da polícia e a pressão da mídia e da opinião pública.

Ao longo de toda a fuga, Queen e Slim, personagens interpretados por Daniel Kaluuya e Jodie Turner-Smith, encontram outros personagens negros com experiências parecidas de violência policial e racismo estrutural.

A abordagem policial de forma violenta e injusta contra pessoas de pele preta é uma situação recorrente que fez com que muitas pessoas lutassem contra esse problema através de movimentos ativistas, assim como o “Black Lives Matter” e denúncias.



Em 2020, segundo dados publicados pelo Correio Braziliense, Brasil e Estados Unidos são países que contém a maior quantidade de assassinatos de negros por policiais. Uma das vítimas foi George Floyd, rapaz afro-americano morto após repetir diversas para o policial que não conseguia respirar.
Por ser uma pessoa negra, Garner tinha 2,9 vezes mais chances de ser assassinado por policiais do que uma pessoa de pele branca. Já no Brasil, os riscos são 2,3 maiores para pessoas negras.

Já em 2021, segundo o Portal Geledes, o Brasil bateu o recorde de assassitados de pessoas negras no país com a marca de 78% dos mortos, ou seja, os negros são as maiores vítimas dessa violência.

"Queen & Slim" é um filme necessário que mostra a realidade vivida pelos negros nos Estados Unidos e que de forma geral evidencia a necessidade de mudanças estruturais na sociedade para que a igualdade e a justiça possam ser alcançadas.

O roteiro de "Queen & Slim" também apresenta o amor e a conexão entre duas pessoas negras que encontram apoio um no outro para enfrentar as adversidades em suas vidas. O casal protagonista começa a história como duas pessoas que não se conhecem que foram em um encontro às cegas que não deu certo. Mas, quando são abordados pelo policial racista, o medo e a tensão que o casal sente faz com que conexão improvável e muito forte começa a ser revelada.

Conforme o tempo passa, Queen e Slim percebem que possuem muitas características em comum e isso faz com que eles se sintam seguros para se abrir um para o outro.

O filme exalta a importância do amor entre duas pessoas negras em uma sociedade que por muito tempo tenta negar a humanidade e a dignidade dessas pessoas por causa da cor da pele. A obra apresenta como o amor pode ser um ato de resistência em um mundo tão desigual.

Em resumo, "Queen & Slim" é um filme que tem como objetivo mostrar a luta contra o preconceito racial e a violência dos policiais contra os negros, mas também é uma história de amor e conexão plena entre os protagonistas.

É um lembrete poderoso de que, mesmo em meio ao caos e à violência, o amor pode ser uma força transformadora que nos ajuda a encontrar a esperança para lutar por um mundo mais justo e igualitário.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »