Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/03/2023 às 21h32min - Atualizada em 20/03/2023 às 21h24min

Competidores de “eSports” também precisam de preparação física

Por Laira Souza - Editada por Uilson Campos
istockphoto.com

 

O termo “gamer” deixou de ser apenas sinônimo de um hobby ou passatempo para se transformar em categoria profissional. Eles são jogadores em eventos de eSports ou outros tipos de competições. Recentemente, a ministra dos Esportes Ana Moser causou polêmica ao afirmar em uma entrevista que a modalidade no Brasil não é reconhecida como esporte, embora o Comitê Olímpico Internacional, o COI, tenha emitido resoluções que elevam o eSport à categoria de modalidade esportiva. Ainda segundo a ministra, o esporte se caracteriza pelo movimento, por isso os jogos virtuais não se enquadrariam nessa categoria. 

Os eSports são uma forma de competição de videogames que envolve jogadores profissionais e equipes competindo em eventos organizados, muitas vezes em frente a grandes plateias e transmitidos online para um público global. Os jogos mais comuns em eSports incluem títulos como League of Legends, Fortnite, entre outros. Os eSports tiveram popularidade nos últimos anos, com milhões de fãs assistindo as competições online e presenciais em todo o mundo, enchendo estádios e gerando um mercado bilionário em termos de receitas e patrocínios.

Os jogadores profissionais geralmente são patrocinados por organizações de eSports, que fornecem treinamento e recursos para ajudá-los a competir no nível mais alto. Os eventos de eSports podem ser organizados tanto online quanto presencialmente, com prêmios em dinheiro substanciais oferecidos para os vencedores.

Gustavo Vilas Boas Martins tem 18 anos e já foi integrante de uma equipe profissional de eSports. Ele conta que a rotina de treinamentos começava bem cedo, após o café da manhã, e ia até a noite, com pausa apenas para o almoço. As competições aconteciam aos finais de semana, por isso, aos sábados eles também treinavam até o horário do almoço. Gustavo diz que durante o treinamento não havia nenhum tipo de preparação física para os Gamers e que isso não é muito comum entre as equipes. Ele relata ainda, que entre uma partida e outra, se levantava para se “espreguiçar” e mudar de posição, porque a cadeira era desconfortável e as dores na coluna eram frequentes.

Sendo considerados atletas ou não, o fato é que os jogadores treinam por horas, ficam longe da família na maior parte do tempo, porque as equipes costumam morar juntas em casas alugadas para serem o centro de treinamento e ainda sofrem as pressões psicológicas típicas de todo competidor. Para potencializar o desempenho dos Gamers e ainda prevenir lesões futuras, uma preparação física adequada pode fazer a diferença na rotina desses competidores. 

Érica Perdigão, profissional de educação física, especialista em treinamento personalizado explica que a preparação física é extremamente importante para a saúde e a integridade física, contribuindo para a melhora da capacidade motora e resolvendo alguma função musculoesquelética que esteja desajustada. Além disso, amplia o desempenho do atleta e previne dores e lesões. Ela conta que muitas lesões em atletas acontecem por sobrecarga e esforços repetitivos, situação comum aos gamers, que ficam horas sentados na mesma posição fazendo movimentos repetitivos. Érica Perdigão também acrescenta que uma alimentação adequada, sono regular e acompanhamento psicológico devem fazer parte da preparação de um atleta de eSports.

“Dentro da preparação física específica para os gamers, precisa-se fortalecer o tronco, através de exercícios para abdome, glúteos e músculos lombares, já que é necessário ter um bom sustento para não prejudicar sua postura. Como há uma alta demanda de braços, punhos e dedos, é importante mobilizar, fortalecer e alongar essas regiões. A parte aeróbica também deve ser trabalhada, com exercícios que aumentem a frequência cardíaca, preparando-os para as competições.” orienta a profissional de educação física.

Com toda a profissionalização que envolve os gamers de jogos eletrônicos, a preparação física pode ser anexada à rotina de treinos, melhorando a capacidade física desses atletas e reforçando a seriedade com que as equipes lidam com a preparação para as competições.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »