Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2022 às 09h53min - Atualizada em 11/02/2022 às 12h03min

Produtividade na era digital: como diminuir a procrastinação usando o celular?

Com o auxílio da tecnologia, aumentar a produtividade pode ser mais simples. Entenda como aplicativos mobile de gestão de tarefas podem ajudar a manter uma rotina proveitosa.

Laura Paulino - Editado por Manoel Paulo
Foto: Freepik

A procrastinação é um comportamento muito comum e significa adiar alguma atividade, deixar para fazer algo de última hora e, consequentemente, ter problemas para cumprir prazos.

 

Para mudar essa situação, é importante gerenciar o tempo com responsabilidade, organizando o dia de acordo com a prioridade de cada tarefa. Para isso, o celular pode ser um aliado, já que existem aplicativos específicos para ajudar quem precisa adotar novos hábitos de vida.

 

Há opções adequadas às necessidades de cada usuário seja para quem quer focar mais nos estudos, trabalho ou apenas controlar melhor seus horários. Inúmeros sistemas de listas, cartões, lembretes, etc. possuem a finalidade de facilitar o planejamento dos afazeres diários e estão disponíveis gratuitamente para smartphone.

 

Se você pretende usar a tecnologia como solução para ser mais produtivo, confira a seguir algumas alternativas de aplicativos ideais para essa função.

 

1. Evernote
 

O Evernote é uma ferramenta multifuncional. Nele é possível adicionar anotações, lembretes, checklists, além de guardar arquivos e imagens. Quem é iniciante na plataforma pode começar usando a funcionalidade “Cadernos”, em que dá para registrar e organizar notas em diversos formatos como fotos, vídeos, documentos, entre outros.

 

Disponível para Android e iOS, o aplicativo possui templates de notas que combinam com assuntos diversos como viagens, reuniões e aulas, por exemplo. Assim, você consegue escolher o que mais se encaixa com a sua demanda. O Evernote também permite registrar datas, prazos, além de categorizar seus cadernos com etiquetas para deixar tudo mais fácil de ser encontrado. 

 

2. Google Keep
 

O aplicativo Google Keep também pode ser usado para guardar notas e lembretes, separando por cores e marcadores. Esse serviço permite que você grave áudios, desenhe na tela e até mesmo transcreva textos de uma imagem. Na função “Microfone” é possível gravar áudio e texto, por meio do reconhecimento de voz.

 

Para quem gosta de listas, o Keep tem a funcionalidade de criar checklists e marcar os tópicos que não precisam ser mais feitos. O app tanto para Android quanto iOS também permite compartilhar suas anotações e adicionar colaboradores para ajudar na edição.

 

3. Microsoft To Do
 

O Microsoft To Do é outra opção para gerenciar tarefas por meio de listas. No menu principal da ferramenta existe a função “Meu Dia”, perfeito para adicionar as atividades diárias. O diferencial dessa funcionalidade é que o recurso sugere tarefas baseadas na rotina do usuário.

 

Outras funções como “Importante” e “Planejado” auxiliam na definição de prioridade de cada tarefa e notificam prazos que estão se esgotando. Também é possível organizar suas anotações por cores, categorias e assuntos. O app pode ser baixado em celulares Android e iOS.

 

4. Notion
 

O Notion é um aplicativo bastante versátil e ideal para criar ambientes customizáveis e com diversas funções que ajudam a te manter mais produtivo. É possível criar notas, listas, quadros, tabelas etc ou seja, a plataforma é completa e ajuda quem precisa gerenciar tarefas importantes ou só quer registrar informações para visualizar no futuro.

 

O app pode ser baixado para Android e iOs, e o seu diferencial é que dá para adicionar conteúdos de outras plataformas, como o Evernote, Google, além de documentos do Word e Excel. Essa funcionalidade é útil para quem já usava outro aplicativo e deseja migrar para o Notion sem perder as informações anteriores. São mais de 200 softwares disponíveis para essa função.

 

5. Trello
 

O Trello é outro app muito completo para organizar suas atividades, criar listas, cartões, além de adicionar pessoas que podem comentar e anexar arquivos nos seus projetos. Assim como o Notion, é possível customizar a área de trabalho e deixar mais adequado ao que você precisa.

 

A ferramenta — para Android e iOS — é uma ótima para quem possui uma empresa e precisa gerenciar as atividades da equipe e compartilhar informações sem precisar enviar e-mails ou realizar reuniões. Nos estudos, o Trello pode auxiliar no planejamento de tarefas, registro de conteúdos, prazos etc.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »