Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/04/2023 às 16h40min - Atualizada em 01/05/2023 às 11h19min

Após determinação da Justiça Federal, Telegram têm suas atividades suspensas no Brasil

O bloqueio do aplicativo alcançou a marca de 95% de seus usuários

Francinaldo Junior - Edição por Bianca Lourenço
REPRODUÇÃO/PIXABAY
Na última quarta-feira (26), a Justiça Federal do Espírito Santo solicitou a suspensão do aplicativo de mensagens Telegram em todo o território brasileiro. A ação foi feita após a plataforma não colaborar com a Polícia Federal, deixando de lhes entregar dados solicitados para uma investigação sobre grupos neonazistas no app.

Agentes da polícia encontraram mensagens em dois desses grupos no celular do adolescente que matou quatro pessoas em uma escola em Aracruz, no Espírito Santo, em 2022.

Em declaração à Polícia Federal, a plataforma afirmou que os dois grupos já haviam sido deletados e, para a recuperação dos dados, é necessário o número de celular do usuário.

Não é a primeira vez que o Telegram nega informações para o andamento de investigações. Em 20 de abril, o ministro da justiça, Flávio Dino, anunciou a abertura de um processo administrativo contra o aplicativo. Segundo Dino, a rede não cumpriu com o prazo estipulado para que as redes sociais informassem ao governo os mecanismos adotados para identificar e moderar a circulação de conteúdos ilegais, como ameaças de atentados e discursos de ódio.

O cofundador da rede, Pavel Durov, informou que os dados pedidos são tecnologicamente impossíveis de serem obtidos, no entanto, nos documentos enviados à Justiça Federal, a PF tem como argumento que, um dos grupos investigados ainda estava ativo no último dia 20 de abril, ou seja, seis dias após o primeiro pedido judicial. E somente após a data o grupo foi deletado.

De acordo com a delegada do Serviço de Repressão a Crimes de Ódio da Polícia Federal, Larissa Brenda da Silva de Miranda, é importante que as plataformas tenham consciência da função social que elas exercem na sociedade. Também ressaltou que, é preciso se comunicar com responsabilidades, cientes que as suas atitudes podem vir a ter uma repercussão criminal se ultrapassar uma determinada fronteira.
 
Usuários atingidos pela suspensão

O bloqueio do aplicativo alcançou a marca de 95% de seus usuários, segundo a Polícia Federal. Além de responder judicialmente, o app terá de pagar multa diária no valor de 1 milhão de reais, até que entregue os dados à justiça.

As empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi, além das lojas de aplicativos App Store (Iphone) e PlayStore (Android), receberam ofício sobre a suspensão do telegram e, por volta das 21 horas da noite da última quarta-feira, o acesso ao aplicativo foi suspenso.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »