Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2020 às 02h21min - Atualizada em 29/01/2020 às 02h21min

Molho vira tradição no interior de São Paulo

Molho verde ganha espaço na mesa e no coração dos Prudentinos

Camila Araujo - Edição: Michelle Ariany
Estabelecimentos aderem o uso de bisnagas de molho para atenderem demanda de consumo dos clientes. - Foto: Camila Araujo
Quando se vai em um restaurante ou lanchonete, não é difícil achar diversas opções de molhos para acompanhar os pratos, um desses molhos é o verde, muito tradicional nas lanchonetes do Oeste Paulista. A fama do molho verde na região, pode ser notada pelo comportamento de consumo da população de Presidente Prudente, a principal cidade do Oeste Paulista. Dificilmente encontrasse alguém que não goste do acompanhamento, que pode ser consumido com os mais diversos tipos de pratos, do churrasco à salada.
 
David Jean Castro é gerente administrativo da lanchonete Marrocos em Presidente Prudente, segundo ele, a saída do molho é tanta que se tornou um “carro chefe”, mesmo que seja apenas um complemento. “Ele é tão solicitado pelos clientes que chegamos a ter uma produção média de 50 a 60 litros semanais”, completa David.
Entretanto, se engana quem pensa que a comercialização do produto não segue regras, é necessário tomar alguns cuidados. o gerente conta que no início era usado o ovo cru na receita, porém a vigilância sanitária proibiu o uso do ingrediente pelo risco de Salmonella, um tipo de bactéria presente em cerca de 1% dos ovos e que causa infecção alimentar.
"Pela vigilância sanitária é proibido utilizar o ovo tradicional, então nós tivemos que adaptar, portanto tentamos com o ovo em pó até chegar na nossa configuração atual, que é com o ovo pasteurizado, ele não dá diferença de sabor quanto ao ovo liquido, mas já é um ovo processado e sem risco algum”, diz David sobre o preparo do produto.
 
Esse cuidado na produção é importante, pois em algumas cidades, molhos caseiros não podem ser comercializados, apenas condimentos industrializados e servidos em saches unitários. Assim como está escrito na orientação XIX da norma técnica relativa ao comércio ambulante de gêneros alimentícios, do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo. Luana Fernanda do Nascimento da Silva é mídia performance em um aplicativo de entrega de comida e uma das pessoas que consomem o molho verde, atualmente ela mora em Maringá e diz sentir muita falta do molho. “Aqui eles chamam de maionese temperada, mas não é tão gostoso quanto o de Prudente. As vezes só tem o corante verde e não são os mesmos ingredientes”, relata a cliente. Para Luana o acompanhamento é uma marca registrada na cidade. “Quando eu volto para Presidente Prudente, eu peço para eles trocarem todos os outros molhos pelo verde. Eu realmente amo”, completa ela. 
 
São justamente a qualidade e o sabor os fatores que fazem do molho verde tão consumido na região. A popularidade é tanta que pode determinar na escolha do estabelecimento, ao menos é o que diz o estudante Felipe Rodrigues Carnavele. Ele conta que faz muita diferença na escolha da lanchonete que ele pretende comer. “Na maioria das vezes eu vou em alguns lugares justamente pelo molho deles”, completa Felipe que também acrescenta, que usa o molho com vários pratos, mas que só não consome mais porque não o sabe fazer.
 
O molho verde, além de versátil, é fácil de produzir, então vamos te ensinar algumas receitas para você fazer em casa.

Molho Verde (feito com leite)

200ml de Leite gelado
1 xícara (de chá) de Cheiro verde
1 Pitada de sal
Suco de 2 limões
Pimenta (a gosto)
Óleo até engrossar ou atingir a textura que você preferir

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo. Comece a bater em velocidade média e acrescente óleo aos poucos até atingir a consistência de maionese.

Molho verde vegano

1 pimentão grande (sem sementes)
1 cenoura grande
½ Cebola grande
4 Ramos de cheiro verde
Sal (a gosto)
Azeite

Modo de preparo:
Pique todos os ingredientes em tamanho médio. Coloque tudo no liquidificador com um pouco de azeite e vá acrescentando mais, para dar ‘liga’, à medida que os ingredientes vão batendo. Finalize o preparo quando atingir o ponto de um molho levemente espesso.
 
Molho verde para salada

1/3 de xícara (de chá) de azeite
2 colheres (de sopa) de água
Suco de 1/2 limão
1 xícara (de chá) de folhas e talo de coentro
1 dente de alho
1/4 de colher (de chá) de sal
1 colher (de chá) de mel
2 colheres (de sopa) de vinagre de vinho tinto.

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador até triturar todo o alho e os ingredientes se misturarem, guarde na geladeira e utilize em suas saladas.
Antes de usar, agite o molho para os ingredientes se misturarem novamente.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »