Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/03/2023 às 16h45min - Atualizada em 22/03/2023 às 16h34min

Acontece em Brasília a 5°edição do festival de teatro popular de bonecos

'Bonecos de todo mundo' 5° edição reunirá espetáculos, oficinas, rodas de conversa e shows musicais

Maria Eduarda Alves Maia - Revisado por Carolina Nunes
5° edição do festival Bonecos de Todo mundo. (Reprodução/ Agência Brasília)

Em Brasília acontece pela 5° edição, o festival internacional de teatro "Bonecos de todo mundo", na qual reúne diversas atrações para curtir com as crianças e toda a família, entre elas: apresentação de espetáculos, oficinas, rodas de conversas e shows musicais. O evento teve início no dia 13 de março e  estará disponível para visita até o dia 26 de março, de forma gratuita, no Centro Cultural Sesi de Taguatinga e no Taguaparque.

A programação fica responsável o 10 grupos locais, cinco grupos nacionais (Ceará, São Paulo, Roraima, Rio Grande do Sul e Goiás) e cinco atrações internacionais (Índia, Argentina, Pure, Burquina, Faso e Itália).

Pela primeira vez o evento irá passar por escolas públicas da região, com o principal intuito de promover ações de educação patrimonial exclusivas para a comunidade escolar, em espetáculos e oficinas.

Chico Simões, criador do Mamulengo e idealizador do festival relatou que o evento preza por intercambiar culturas. “Brasília é uma cidade cosmopolita. Se por um lado não tem raízes, tem muitas antenas. Nós, brasilienses, somos antenados. Os diversos tipos de teatros de bonecos do Brasil, principalmente do nordeste, se reúnem em Brasília desde a sua fundação. É importante dizer que essa cidade também é patrimônio universal por receber as embaixadas e abrigar muitas culturas", diz. 

Chico Simões pontua que o diferencial do festival é Brasília.

Ator e membro do grupo, Walter cedro, relata a dificuldade em realizar o teatro. “Sempre seremos o primo pobre do teatro. Não há edital específico para a categoria”, diz.

O evento também conta com a importante ação com rodas de conversas, no teatro Yara Amaral do Sesi. O tema principal da conversa "modos de produção e gestão no teatro de bonecos", buscando diálogo sobre o ofício e as formas de expressão tradicional. 

A visitante Brendha Maia conta que é uma oportunidade incrível para diversão e distração. "Eu acho que é algo muito bom para sair da rotina e estar em família. Não tem nem desculpa para dizer que não pode ir. É um evento super agradável e com entrada gratuita para todos que tem a curiosidade", diz. 

A oportunidade também é para todos, sendo totalmente acessível, para além do transporte, os espetáculos vão ser todos apresentados em libras e audiodescrição. Os dias 18 e 25 não tiveram a disponibilização deste serviço, mas a programação será totalmente inclusiva para pessoas com deficiência. 

Quando: de 13 a 26 de março de 2023
Onde: Centro Cultural Sesi Taguatinga, Taguaparque e escolas públicas
Entrada: Franca

Para saber mais informações do evento, acesse a página oficial — https://www.instagram.com/bonecosdetodomundo/ 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »