Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/04/2023 às 19h22min - Atualizada em 26/03/2023 às 18h27min

Atriz malaio chinesa vence Oscar na categoria Melhor Atriz

Michelle Yeoh percorreu um longo caminho até ser reconhecida pela Acadêmia

Letícia Cleto - Revisado por Thainá Souza
Michelle Yeoh é a primeira atriz asiática a vencer o Oscar de Melhor Atriz. (Foto: Reprodução/Proddigital)

Antes de se tornar uma atriz conhecida mundialmente, Michelle Yeoh planejava dar seus primeiros passos no mundo artístico através da dança. A mãe da atriz matriculou a filha, ainda criança, na Royal Academy of Dance de Londres. Porém, uma lesão na espinha dorsal acabou com esse sonho. Em 1983, sem falar com a filha, a mãe de Michelle a inscreveu no Miss Malásia. A vitória no concurso no ano mencionado deu visibilidade a jovem artista. Logo após o triunfo no mundo miss, Michelle começou a ter as primeiras oportunidades no cinema.
"Yes, Madam" foi o filme que apresentou Yeoh aos telespectadores. Interpretando a inspetora NG, a atriz impressionou direção e elenco realizando todas as suas cenas de luta, característica essa que foi bastante explorada nos diversos filmes de artes marciais que contaram com a atuação da artista. E não foram poucos filmes. Ao todo Michelle conta com mais de 30 obras no seu extenso currículo construído ao longo dos 40 anos de carreira. No entanto, só agora, em 2023, a atriz teve seu árduo trabalho reconhecido pela academia, mesmo atuando em filmes que fizeram barulho e tendo sua performance bastante elogiada, como na comédia "Podres de Ricos" de 2018.
Para chegar até esse momento da carreira, muitas mudanças precisaram ocorrer em Hollywood para que asiáticos tomassem de volta seu protagonismo.

(Foto: Reprodução/ Kung-Fu Kingdom)

(Foto: Reprodução/ Kung-Fu Kingdom)

Michelle Yeoh em 1985 atuando no seu primeiro filme 'Yes,Madam'.

Yellowface em Hollywood

O yellowface é uma representação estereotipada feita por atores brancos para representar as etnias asiáticas. Vale ressaltar que papéis para asiáticos estão se tornando mais frequentes há pouco tempo. Em Hollywood essa era uma prática muito utilizada já que produtores relutavam em contratar atores de minorias. Em vez disso a "solução" encontrada foi colocar atores brancos para interpretar esses personagens. Atores esses que atuavam de forma bastante caricata.

Hoje em dia essas problemáticas ocorrem ocasionalmente mas ainda assim acontecem. Um exemplo recente é do filme de 2012 "A viagem", das irmãs Wachowski. A película foi bastante criticada por não contratar atores asiáticos para personagens designados a eles, preferindo recorrer a esta conduta racista caracterizando atores brancos numa parte da narrativa.

O filme faz uma viagem ao longo do tempo através de cinco séculos e uma dessas viagens passa por uma Coréia no ano de 2144 e traz várias atores com próteses que os tornam "mais asiáticos". Além disso, o personagem principal desse arco, apesar de ser coreano, é interpretado pelo inglês Jim Sturgess.

Uma vitória de um continente

Logo que "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" estreou, que aliás venceu a categoria de Melhor Filme no Oscar deste ano, era difícil dizer que a estatueta de Melhor Atriz não seria de Michelle. Com uma atuação impecável passando pelo drama familiar, os confrontos para salvar todo o multiverso extremamente bem executados e um toque de humor na medida certa, a atriz provou seu talento e fincou seu nome como uma das grandes atrizes de sua geração.

O filme conta a história de Evelyn Wang, dona de uma lavanderia que acaba se tornando uma heroína improvável, devido a todos os estereótipos destinados a estes personagens que estamos acostumados a ver nos filmes. Na narrativa a personagem principal não tenta somente salvar todos os múltiplos universos idealizados pelos diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert, mas também a relação que tem com sua família, principalmente com a filha. A recepção do público foi estrondosa, assim como a dos críticos, que elegeram Yeoh como melhor atriz em diversos prêmios destinados a atuação, entre eles o Globo de Ouro, que a artista dedicou a todos os atores asiáticos em Hollywood.

(Foto: Reprodução/ Glamour)

(Foto: Reprodução/ Glamour)

Michelle Yeoh posa após ganhar seu primeiro Globo de Ouro.

A grande vitória de Michelle representa a luta de asiáticos, negros, indígenas e tantos outros que sonham algum dia poder ter seu talento reconhecido em Hollywood. Porém ainda temos que percorrer um longo caminho, pois em 94 anos de história apenas Halle Berry, do filme "A Última Ceia" e Michelle Yeoh foram contempladas com a honraria de levarem o prêmio de Melhor Atriz no Oscar, que vem ignorando grandes talentos a décadas por conta de sua etnia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »