Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/04/2023 às 18h29min - Atualizada em 07/04/2023 às 17h59min

Machismo, obsessão e controle: Análise da série “You”

Gisele Veríssimo - Revisado por Flavia Sousa
A série conta a história de Joe Goldberg, personagem principal do livro homônimo de Caroline Kepnes. Foto: Reprodução/QG
Em “Você”, série lançada em 2018 pela Warner Horizon Television em associação com a Alloy Entertainment e a A&E Studios, Penn Badgley interpreta Joe Goldberg, gerente de uma livraria em Nova Iorque. O romance que, na segunda temporada passou a ser da Netflix, é baseado no livro homônimo de Caroline Kepnes, que conta a história do personagem que desenvolve obsessões mortais sempre que se apaixona.
 

Na primeira temporada, Joe conhece Guinevere Beck, estudante e aspirante a escritora. Se apaixona por ela e desenvolve uma paixão avassaladora, que o torna capaz de perseguir e matar todos os que considera “pedras no caminho” dos dois. A partir daí, a série de assassinatos traça os próximos passos de Joe, que na segunda temporada assume o nome de Will Bettelheim a fim de ‘recomeçar a vida’.

As redes sociais em “You”

Joe é contrário às redes sociais, não possuindo contas em nenhuma delas. Porém, para saber mais sobre suas vítimas, vasculha todos os perfis - incluindo de pessoas ligadas ao alvo - para saber detalhes da vida pessoal e do dia a dia. 

Este é um ponto interessante, visto que às vezes pode ser até difícil acompanhar a velocidade do seu raciocínio, mesmo no livro. Nesse sentido, mesmo não sendo o foco da série, o assunto toma forma e à medida que alerta para a exposição excessiva nas redes e suas possíveis consequências.

As redes também têm relação com o ciúme excessivo de Joe, à medida em que ele clona os celulares das pessoas com o objetivo de vigiá-las: Por conta do ciúme, Joe tem problemas com a ex-namorada, Candace, que está misteriosamente desaparecida. Quando desconfia que Beck está tendo um caso com o psicólogo, Joe também invade os aparelhos telefônicos de ambos.

Machismo

Por diversas vezes, Joe Goldberg apresenta pensamentos e atitudes machistas. Na primeira temporada, em vários momentos, o personagem acredita saber o que é melhor para Beck, tentando, por exemplo, controlar com quem ela se relaciona - fazendo assim suas primeiras vítimas. 

Só no episódio dez da 1ª temporada, o personagem principal diz coisas como “sua vida melhorou depois que me conheceu, só não sabia como ou porquê até agora” (nesta cena, Beck está presa na jaula onde Joe mantém seus reféns), ao que ela responde: “Não pedi para me salvar. Eu não precisava de um príncipe em um cavalo branco”, e ele retruca: “Pediu, sua vida era bagunça”. Nesse episódio, Joe também julga uma mãe (Claudia) que sofre violência doméstica e, posteriormente, mata Beck quando ela tenta escapar.

Esses são apenas alguns exemplos da personalidade que Joe Goldberg assume quando se apaixona por alguém: Candace, Beck, Marienne e Love foram vítimas - fatais ou não, de um "amor" possessivo, descontrolado e obsessivo.

Empatia do público?

Classificada como drama criminal, thriller psicológico e suspense, a série aponta possíveis distúrbios psicológicos que fazem parte da personalidade de Joe, como psicopatia, compulsão e narcisismo. Surpreendentemente, usuários das redes sociais, sobretudo no Twitter, demonstraram interesse em relacionar-se com alguém como Joe. Podemos ler, dentre outras, frases como "queria saber quando é que vou parar de me identificar com o Joe Goldberg" e "ter uma leve paixonite por Joe Goldberg da série 'you' na Netflix é um traço de sociopatia?"

Um dos motivos para que isso aconteça pode ser o fato de que, durante a série, os espectadores assistem à cenas da infância de Joe, período em que ele foi maltratado pelo padrasto e pela mãe, que sofria abusos do marido. Colocado para adoção, é alvo de bullying de outras crianças.

Aos 15 anos, Joe foge e é “amparado” pelo Sr. Mooney, dono da livraria onde passa a trabalhar. É nesse momento que ele conhece a caixa no porão da loja, onde Mooney guarda os livros raros. É lá que Joe várias vezes é posto “de castigo”, sob a justificativa de refletir sobre os seus erros e sair com outra atitude.

Outro ponto interessante que pode explicar este fenômeno é que Joe tem algumas atitudes que visam realmente ajudar as pessoas (ainda que fazendo mal a outras) - como o cuidado com Paco, na primeira temporada, e Ellie, na segunda, que sofrem com a violência doméstica e uma tentativa de abuso, respectivamente. Ambos, menores de idade. Joe mata os dois agressores.

Há, ainda, um terceiro motivo: a ideia errônea que a sociedade possui de amor romântico - aquela, na qual a jovem princesa precisa dos cuidados do bravo guerreiro pois, sem ele, ela não é ninguém e que ele faria absolutamente tudo por ela. Em vários momentos, Joe afirma ser "protetor", o que para muitos é uma prova de romantismo.


 

O que vem por aí

A 4ª temporada foi ao ar em março deste ano e dividiu opiniões, à medida que mudou o enredo, principalmente na primeira parte. Morando em Londres, Joe tenta recomeçar a vida como Professor Jonathan Moore. Logo, assassinatos em série começam a acontecer e ele decide descobrir quem é o assassino.

O cerco começa a se fechar e Joe percebe que seu maior inimigo é ele mesmo. Ao reconhecer isso, tenta dar fim à sua vida, mas é resgatado e acolhido pela então namorada, Kate, com quem aparece no último episódio, dizendo que irão tornar um mundo um lugar melhor (mas sabemos que não).

A 5ª e última temporada já foi confirmada pelo canal de streaming em 2024. Retorno de Love, prisão ou assassinato são algumas das teorias dos fãs da série. Fato é que, independente do fim, “You” alerta de forma chocante para os relacionamentos abusivos e para a necessidade do diálogo aberto sobre as doenças mentais.

Leia mais sobre como a masculinidade tóxica afeta a identidade dos homens e a visão sobre o feminino aqui.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »