Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2023 às 18h05min - Atualizada em 10/04/2023 às 16h28min

De forma impactante e provocativa, o filme ‘Bela Vingança’ apresenta o machismo e a cultura do estupro na sociedade

"Bela Vingança", lançado em 2020, traz um roteiro que chama a atenção do espectador juntamente com a interpretação impecável de Carey Mulligan

Evelin Oliveira - Revisado por Anna Sá
(foto: Divulgação)

A história de drama e suspense apresentada no filme “Bela Vingança” gira em torno da personagem Cassie, interpretada por Carey Mulligan, uma jovem que busca vingança por sua amiga de infância chamada Nina. Ao que tudo indica, Nina se suicidou após ser estuprada por um colega da faculdade.

A direção de Emerald Fennell faz com que o espectador mantenha sua atenção durante todo o filme. O roteiro também é bem escrito, com diálogos afiados e momentos emocionantes que fazem o espectador refletir sobre as questões apresentadas.

O destaque do filme, no entanto, é a atuação de Carey Mulligan, que oferece uma performance cativante e complexa como Cassie. Ela consegue transmitir a dor e a raiva de sua personagem de maneira realista e convincente, tornando-a uma das personagens mais memoráveis do cinema recente.

A atuação de Carey foi tão cativante em "Bela Vingança" (título original "Promising Young Woman") que a fez ser indicada ao Oscar como “Melhor Atriz”. Além dessa indicação, a obra também recebeu outras indicações do Oscar em 2021, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.



Ao mostrar a jornada de Cassie, o filme levanta importantes questionamentos sobre o papel da sociedade na prevenção da violência sexual, sobre como as vítimas são tratadas pelas autoridades e sobre a importância da justiça para a superação do trauma.

"Bela Vingança" é uma obra importante que merece ser visto por todos. Ele desafia a cultura do estupro e questiona a falta de responsabilidade e justiça em relação às agressões sexuais. É um filme poderoso que deixará uma impressão duradoura em quem o assiste.

O filme "Bela Vingança" aborda de forma crítica e contundente questões relacionadas ao estupro e ao machismo na sociedade. A história acompanha a protagonista, Cassie, que busca vingança contra homens que cometem crimes sexuais que continuam impunes.

O filme mostra como muitas vezes as vítimas de estupro são desacreditadas e culpabilizadas pela violência sofrida, enquanto os agressores são protegidos e não enfrentam consequências reais pelos seus atos. Além disso, a obra também expõe como o machismo está presente em diferentes aspectos da nossa cultura e como isso afeta as relações interpessoais.


"Bela Vingança" é uma obra importante para a conscientização sobre a violência sexual, além de ser um convite à reflexão sobre como podemos construir uma cultura mais justa e igualitária para todos.

Muitos críticos elogiaram o filme por abordar o tema da cultura do estupro e do abuso sexual de uma maneira original e provocativa. O filme também foi elogiado por seu roteiro bem construído e pela direção segura de Fennell.

Apesar de receber diversos elogios, o filme também recebeu críticas de alguns que argumentam que a mensagem do filme pode ser confusa ou contraditória, e que ele pode ser visto como uma espécie de "vingança feminina" que não lida adequadamente com a complexidade dos problemas que aborda.




Apesar do filme não se tratar de uma história real, a cultura do estupro está presente na sociedade e esse crime ocorre diariamente com diversas meninas e mulheres.

No início do mês de março de 2023, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que no Brasil ocorrem 822 mil casos a cada ano, o equivalente a dois estupros por minuto no país.

De maneira geral, "Bela Vingança" é um filme importante e impactante que levanta questões importantes sobre a violência sexual e o patriarcado, e é uma obra que merece ser vista e discutida.

Assista ao trailer:




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »