Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/06/2023 às 12h24min - Atualizada em 11/06/2023 às 01h02min

Jurassic Park completa 30 anos com grande legado

Bem vindos ao Jurassic Park; saiba mais sobre sua história e comemorações que acontecem neste mês

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra


O clássico filme jurássico de Steven Spielberg completa 30 anos neste mês e como forma de celebração, a Universal Studios está promovendo experiências especiais em seus parques temáticos. Além disso, um conteúdo exclusivo com comentários de atores que fizeram parte dessa história foi divulgado.

 

E para celebrar, deixamos aqui nossa homenagem a esse icônico filme que conquistou milhares de fãs deixando um grande legado. Mas voltando um pouco, de onde surgiu a ideia para o filme? 

 

Bom, o longa Jurassic Park é baseado no romance de mesmo nome do autor Michael Crichton. Segundo informações do Entertainment Weekly, tudo começou em 1989, quando Crichton, que estava trabalhando na produção de um longa-metragem com Steven Spielberg contou ao colega que estava escrevendo um romance sobre dinossauros que seriam trazidos de volta à vida através de experimentos com amostras antigas de seu DNA.  Spielberg, um apaixonado por dinossauros desde a infância ficou encantado com a ideia e em 1990 a Universal comprou os direitos da obra para a produção de um filme. 
 

“Achei o T. Rex um dos dinossauros mais impressionantes do registro fóssil! Mas nunca soube como transformar todo o meu amor pela paleontologia em uma história até que Michael Crichton apareceu e escreveu seu livro”, contou ao EW.



Spielberg começou a desenvolver o storyboard - sequência das principais cenas de um vídeo que são desenhadas quadro a quadro e a montar a equipe de efeitos especiais antes mesmo que o roteiro do filme estivesse pronto. Foi aí que entrou Stan Winston que criou modelos de dinossauros de grandes formatos, entre eles um Tiranossauro Rex de quase 20 pés de altura e  Phil Tippett, um artista de stop-motion, que animaria a miniatura baseadas nos modelos de Winston nas sequência de animação mais elaboradas. 

 

“Mudou os efeitos especiais para sempre. E, para o bem ou para o mal, realmente introduziu a era digital”, disse Spielberg.

 

Jurassic Park estreou nos cinemas norte-americano em 11 de junho de 1993, já no Brasil chegou dois dias depois, em 13 de junho. Considerado uma aventura emocionante e com uma conquista tecnológica inovadora, o longa teve uma das maiores bilheterias de todos os tempos, o filme nos apresentou também o icônico trio de personagens formado pelo paleontólogo Allan Grant, a paleobotânica Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm.

 

A atriz Laura Dern, que interpreta Ellie Sattler, disse ao Entertainment Weekly como ficou impressionada com as criações em tamanho real. 

 

“Quando vi o Tricerátopo, não pude acreditar. Nem Sam Neill - nós dois estávamos enlouquecendo. E como Sam faz no filme, nós nos deitamos sobre a barriga e sentimos a barriga se movendo para dentro e para fora. Eu forcei minha entrada e (os marionetistas) me deixaram entrar na barriga do dinossauro e vê-los trabalhar”, conta ela. 

 


Legado 

 

Jurassic Park conquistou desde seu lançamento milhares de fãs e apaixonados por dinossauros, além de ter revolucionado o mundo cinematográfico com seu trabalho de efeitos visuais, animatrônicos e uso tecnológico do CGI. O filme que permaneceu atemporal nos últimos anos, principalmente após o avivamento da franquia em 2015, incentivou diversas pessoas a estudar Paleontologia - especialidade da biologia que estuda seres vivos que já habitaram a Terra.

 

Segundo a revista Galileu, desde a sua estreia em 1993, Jurassic Park ajudou a desenvolver a ciência e a tecnologia por trás da pesquisa de DNA antigo. Entretanto, a busca por DNA em insetos e ideias inovadoras que já aconteciam por volta de 1980, foram o que inspiraram a história, porém, o que eles não previam era o impacto que as pesquisas teriam e ainda tem com o lançamento do filme. Inclusive, cientistas com interesse em paleontologia e biologia molecular se questionavam se era possível ressuscitar um dinossauro. Além disso, Jurassic Park conseguiu obter dinheiro para pesquisas e criou ainda uma nova geração de cientistas.
 

Ao todo, a franquia de Jurassic Park conta com cinco sequências, diversos jogos e ainda uma animação, alcançando assim um grande e variado público. Sam Neill, que deu vida a Alan Grant, contou ao Entertainment Weekly que o filme fez com que ficasse conhecido em todo o mundo. 

 

“Sou parado por diferentes motivos na rua, mas Jurassic Park seria o mais universal deles. Se eu vou para as Filipinas ou Ruanda ou algo assim, as pessoas me conhecem em todo o mundo. E eles vão rugir como dinossauros”, disse o ator.


Vídeo especial de comemoração divulgado pela Universal Studios:
 

 

Comemorações 

 

Como forma de celebração, a Universal Studios está promovendo exibições de Jurassic Park no Universal Cinemark no CityWalk nos dias 9, 10 e 11 de junho. Se adequando a data de lançamento do filme. 

 

A Universal Orlando, está oferecendo experiências imersivas no parque. Lá os fãs poderão passar pelos famosos portões do Jurassic Park na Terra da Aventura do estúdio, onde os passeios imersivos começam com ‘Jurassic Park River Adventure’ e ‘Jurassic World VelociCoaster’Para quem gosta de compras, tem a Jurassic Park Tribute Store, que foi inaugurada no último mês de maio e conta com diversas roupas, chaveiros, pelúcias e colecionáveis.Além disso, há também oportunidades de fotos para fãs recriarem cenas icônicas do primeiro filme.

 

Já a Universal Hollywood, está comemorando com roupas exclusivas e outros acessórios em suas lojas. Incluindo ainda alimentos especiais com o tema do filme que contam até com pão de queijo brasileiro.  Além disso, a Universal Pictures está lançando também uma edição comemorativa do clássico, que contará com um Blu-ray em 4K, livros com ilustrações e curiosidades dos bastidores, artes conceituais, entre outros. 

 

Brasil
 

No Brasil, o Shopping Iguatemi, localizado na cidade de Campinas, está promovendo uma experiência inédita, com uma exposição que acontece de 7 de junho a 7 de julho. O evento tem entrada gratuita e logo no início da mostra os fãs podem conhecer cenários do filme.

 

O local conta com a sala ‘Sr. DNA’, onde é possível participar de experiências como a caça de dinossauros através de filtros de realidade aumentada e uma imersão na piscina de bolinhas para a caça de DNA e a sala InGen, onde o público poderá obter informações e curiosidades sobre dinossauros, além do cenário Photo OP, que possui um ovo de dinossauro para que as pessoas possam tirar fotos.


Para o final da atividade, há o Espaço da Paleontologia, que possui um tanque de areia que pode ser escavado pelos visitantes. O espaço inclui ainda um ambiente com produtos exclusivos e licenciados. 

Onde assistir?
 

  •  Jurassic Park - Star+, Prime Video, Netflix, Globoplay/Telecine e para aluguel YouTube, Google Play Filmes e Apple TV;

  • O Mundo Perdido: Jurassic Park - Star+, Prime Video, Netflix, Globoplay/Telecine e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV;

  • Jurassic Park 3 - Star+, Prime Video, Netflix, Globoplay/Telecine e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV;

  • Jurassic World - Star+, Prime Video, Netflix, Globoplay/Telecine e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV;

  • Jurassic World: Reino Ameaçado - Para aluguel no PrimeVideo, YouTube, Google Play Filmes e Apple TV;

  • Jurassic World: Domínio - Globoplay/Telecine e para aluguel no PrimeVideo, YouTube, Google Play Filmes e Apple TV;

  • Jurassic World: Acampamento Jurássico - Netflix

 


REFERÊNCIAS:

 

 

ROMANCHICK, Shane. “‘Jurassic Park’ Gets Expansive 30th Anniversary Celebration at Universal Theme Parks”. Collider, 2023. Disponível em <https://collider.com/jurassic-park-30th-anniversary-screenings-merch/>. Acesso em 10 de junho de 2023.

 

JONES, Elizabeth. ‘’Como Jurassic Park e a ficção científica impulsionaram pesquisas’’. Revista Galileu, 2015. Disponível em <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/06/como-jurassic-park-e-ficcao-cientifica-impulsionaram-pesquisas.html>. Acesso em 10 de junho de 2023.

 

 STACK, Tim. STASKIEWICZ, Keith. ‘’Welcome to Jurassic Park: An oral history’’. Entertainment Weekly, 2013. Disponível em <https://ew.com/movies/2013/04/04/jurassic-park-oral-history/>. Acesso em 10 de junho de 2023.


''Jurassic Park 30º aniversário''. Shopping Iguatemi, 2023. Disponível em <https://iguatemi.com.br/campinas/eventos/jurassic-park-30o-aniversario>. Acesso em 12 de junho de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »