Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/06/2023 às 20h10min - Atualizada em 16/06/2023 às 17h56min

Crítica / Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é uma das melhores animações já produzidas

Filme estreou nos cinemas no dia primeiro de junho

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
Crítica | Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Crítica | Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Fonte: Estação Nerd / Reprodução: Google

A aguardada continuação da história de Miles Morales, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso estreou esse mês. O filme chegou aos cinemas 5 anos após o bem sucedido e vencedor do Oscar, Homem Aranha no Aranhaverso, e tem como narrativa principal a introdução de Miles Morales dentro do multiverso e entendendo como lidar com suas variantes, sendo desafiado durante toda a jornada. 

O filme vem com a difícil missão de manter o alto nível do primeiro, e as primeiras impressões dos críticos ao filme já haviam sido extremamente positivas, ressaltando como a animação foi melhorada e como o emocinal é parte importante do longa. De fato, apesar do sucesso do primeiro filme, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é um salto grandioso em relação à seu antecessor.

A animação é rica em detalhes, a mistura de estilos de traço para cada personagem e universo é elevado a um novo patamar. O filme sabe brincar com toda a estética colorida e abusa dos mais variados tipos de animação em cenas onde, apesar do caótico senso de informações durante todo o filme, ainda assim, o filme consegue ser harmonioso e se torna uma obra realmente original e revolucionária. A experiência visual do filme é um espetáculo e vai além da estética, faz com que a história seja refletida na parte visual, os traços simulam muito bem os sentimentos dos personagem e revoluciona por saber combinar a ação junto à animação, com as cores, disigners e trilha sonora.

O filme é recheado de debates e o principal discurso do filme é sobre não seguir tradicionalidades, sobre não seguir o cânon, e esse debate é traduzido na figura de Miles, o Homem-Aranha que quer ser diferente. O filme mostra pelo personagem que nem sempre o passado precisa ser repetido, sobre não ser necessário seguir o mesmo caminho dos seus antepassados. Que o passado pode ser respeitado e admirado, mas que não precisa ser replicado. Miles faz a função de indagador, aquele que quer buscar a própria história, sem ser necessário passar por algo colocado na sua trajetória pelo destino.

Um acontecimento específico ser algo que todo Homem-Aranha necessita passar é algo que une todos eles em um objetivo. O filme retrata bem a ansiedade da adolescência, entre ser aquilo que os outros esperam de você e adotar a sua própria visão de mundo. O Homem-Aranha é o personagem perfeito pra esse discurso, vai além de seguir um caminho obrigatório, é entender o que realmente significa ser um herói e lutar para fazer aquilo que acha certo. 

No meio de toda a animação excentrica e debates importantes, o filme ainda tem espaço pra diversas surpresas e referências incríveis do universo do amigão da vizinhança e da própria Marvel. O filme apresenta diversas versões do Aranha, com foco principalmente na Gwen, que faz um papel de co-protagonista junto com Miles e no Miguel O´Hara, o Homem-Aranha 2099, líder da Socieadade Aranha do multiverso.

O filme termina com pontas soltas, já que esse filme serve como o desenvolvimento da trilogia, e o próximo como o fechamento dessa história. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é tudo aquilo que os fãs do teioso queriam. A Sony se superou e entregou um filme ainda mais aprofundado na história de seus protagonistas, além de ousar na animação e no roteiro. O resultado final é um dos melhores filmes de animação já feitos e que prepara o terreno pra uma conclusão marcante na história das animações no cinema.



REFERÊNCIAS

LINDSAY, André; Homem-Aranha Através do Aranhaverso estreia na liderança das bilheterias brasileiras; mundoconectado.com.br; 2023; Disponível em:https://mundoconectado.com.br/noticias/v/34999/homem-aranha-atraves-do-aranhaverso-estreia-na-lideranca-das-bilheterias-brasileiras; Acesso em 16 de junho de 2023. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »