Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/05/2019 às 19h24min - Atualizada em 07/05/2019 às 19h24min

RJ e SP: Agenda cultural para quem deseja economizar

Eventos gratuitos e de até R$20,00 disponíveis durante o mês de maio

Thalita Hora
Site TNH1
Todo site jornalístico que se preze tem uma agenda cultural, mas no LAB Dicas de Jornalismo a nossa agenda é voltada para quem não quer gastar nada ou muito pouco com cinema, teatro e exposições de arte. Nesse mês de maio, o destaque em São Paulo é a tradicional Virada Cultural, e no Rio de Janeiro quem dá o ar da graça é a 20° edição do Comida Di Buteco, o evento que começou na Cidade Maravilhosa cresceu tanto que agora está em 21 cidades brasileiras.


Comida Di Buteco
Um dos maiores eventos gastronômicos do país comemora a sua 20° edição. O festival acontece em todo país e mais de 500 bares participam do evento, em São Paulo, 68 bares disputam o título da melhor comida de boteco e no Rio de Janeiro são 66 bares.
Data: até o dia 12 de maio
Local: o endereço dos bares está no site do evento
Preço: os petiscos custam R$ 20,00


Virada Cultural em São Paulo.
Em maio acontecerá em São Paulo a 15° Virada Cultural, em várias regiões da cidade. De acordo com o site oficial da festa, que é organizada pela Prefeitura de São Paulo, o evento é o maior festival com 24 horas do mundo.  Nas edições anteriores, o festival contou com os shows de Caetano Veloso, Pitty, Elza Soares e outros nomes de peso da música popular brasileira.
Data: 18 e 19 de maio
Local: em vários lugares de São Paulo, a programação está no site oficial da Virada.
Preço: evento gratuito


Cinema – Rio de Janeiro

18° Mostra do filme Livre
O Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro comemorará a maioridade da mostra que desde 2002 é feita no local e exibirá curtas, médias e longas metragens de todos os estilos e formatos. Além dos filmes, haverá debates sobre a produção audiovisual. Neste ano, o homenageado é o cineasta Sylvio Lanna, que estará na exibição dos filmes para conversar com o público. Geneton Moraes Neto também será homenageado com sessões e um debate.
Data: de 08/05 até 03/06
Local: CCBB Rio de Janeiro, Avenida Primeiro de Março, 66, Centro, CEP: 20010-000. Rio de Janeiro, RJ. Telefone: (21) 3808-2020
Programação no site da Mostra Livre
Preço: evento gratuito


Cinema – São Paulo

Cinema Novo: Nelson e Glauber
Panorama do Cinema Novo através de obras dos cineastas Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha.

Data: até o dia 28/05
Local: Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo, SP  CEP: 03303-000
Programação do Cinema Novo está no site oficial do evento


Mostra Nueva Mirada
Exibição de longas e curtas-metragens de animação e ficção para crianças, adolescentes e jovens. Obras representativas da diversidade cultural, que além de divertir toda a família, motivam a reflexão, a curiosidade e o prazer da descoberta. A Mostra é um recorte do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, da Argentina.
Data: até 02/06
Locais:  Sesc Belenzinho e Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo, SP,  CEP: 04203-000
Preço: evento gratuito.
Programação está no site da mostra

Pintando o Sete: A Comédia de Oscarito
Mostra de filmes protagonizados pelo ator Oscarito, um dos maiores cômicos brasileiros de todos os tempos. As sessões serão seguidas por bate-papo com o crítico Celso Sabbadin.
Datas: 14/05 e 21/05
Local: Sesc  Santana - Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana São Paulo, SP, CEP: 02085-100
Preço: evento gratuito
Programação está no site da mostra


Exposições de arte -  Rio de Janeiro

50 Anos de Realismo – Do Fotorealismo à Realidade Virtual
A mostra apresenta cerca de 100 obras das últimas cinco décadas, entre pinturas, esculturas, vídeos e instalações interativas de 30 artistas brasileiros e internacionais, como John Salt e Ralph Goings, Ben Johnson, Craig Wylie, Javier Banegas, Raphaella Spence, Simon Hennessey, John De Andrea e os brasileiros Hildebrando de Castro, Fábio Magalhães, Rafael Carneiro e Giovanni Caramello.
Data: 22/05 até 29/07
Local: CCBB Rio de Janeiro, Avenida Primeiro de Março, 66, Centro, CEP: 20010-000, Rio de Janeiro, RJ. Telefone: (21) 3808-2020
Preço: evento gratuito mediante agendamento pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
Programação completa está no site da mostra.


Paul Klee – Equilíbrio Instável
Reúne, pela primeira vez na América Latina, mais de 100 obras do suíço Paul Klee (1879-1940). A exposição conta com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista.
Data: 15/05 até 12/08
Local: CCBB Rio de Janeiro
Preço: evento gratuito mediante agendamento pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
Programação completa está no site da mostra

Caminhos de Ogum: estética e identidade no subúrbio carioca
Doze artistas mostram seu olhar sobre São Jorge na exposição “Caminhos de Ogum: estética e identidade no subúrbio carioca”, com obras inspiradas na presença do Orixá e suas relações com arte, fé e estética periférica.
Data: até o dia 16/06
Local: Sesc Madureira – R. Ewbank da Câmara, 90 - Madureira, Rio de Janeiro - RJ, 21310-150
Preço: evento gratuito
Programação completa no site do Sesc RJ


Exposições de arte – São Paulo

A Crucigramista
Por Paula Parisot e Jessica Mitrani
"A Crucigramista" é uma instalação de vídeos criada por Paula Parisot e Jessica Mitrani e dedicada à arte e cultura da América Latina. Os 7 episódios de 7 minutos apresentam um olhar interdisciplinar entre as artes plásticas, a literatura e o cinema por meio do pensamento e da obra de figuras tutelares históricas e contemporâneas, proporcionando assim um panorama intenso e polêmico sobre o passado e o presente da cultura latino-americana. 
Data: até o dia 31/05
Local: Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo, SP, CEP: 04012-000
Preço: evento gratuito
Programação completa no site da exposição


Terra, Propriedade e Sociedade
A construção dos termos terra, propriedade e sociedade, seus significados e intersecções são temas dos trabalhos reunidos no conjunto expositivo.
Data: até o dia 30/06
Local:  Sesc  Santana - Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana São Paulo, SP, CEP: 02085-100
Preço: evento gratuito
Programação completa no site da exposição

Estremecer Auroras – Agustin Rebetez
A exposição traz o universo caótico e fértil do artista, povoado por animais e criaturas que parecem pertencer, ao mesmo tempo, a uma antiga tradição fantástica de lendas e a um contexto contemporâneo de artefatos tecnológicos.
Data:  até o dia 27/07
Local: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP, CEP: 01222-020
Preço: evento gratuito
Programação completa no site da exposição

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »